Curso de Formação Creditado

À semelhança de edições anteriores, a conferência Challenges 2017 proporciona um curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CPFC) que releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (n º1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores).

Informações sobre o curso de formação integrado na X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017:

  • O curso de formação, de registo nº CCPFC/ACC-91462/17, tem a duração de 16 horas, correspondendo a 0,6 créditos para efeitos de progressão na carreira docente.
  • Podem inscrever-se neste curso de formação, todos os docentes abrangidos pelo Estatuto da Carreira Docente (ECD): Educadores de Infância e Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de qualquer área disciplinar, dos ensinos público e privado.
  • O curso de formação realiza-se presencialmente nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga.
  • O curso de formação só está disponível para participantes inscritos na conferência Challenges 2017.

INSCRIÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO CREDITADO

Os participantes da conferência Challenges 2017 que pretendam frequentar o curso de formação de 16 horas devem preencher o formulário disponível, após efetuarem a inscrição na conferência.

O curso de formação só está disponível para participantes inscritos na conferência Challenges 2017.

CRONOGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO CREDITADO

O curso de formação integrado na X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017 compreende 16 horas de formação presenciais distribuídas por várias sessões do programa da conferência Challenges 2017.

  • Todos os formandos terão de registar a sua presença, em folhas próprias, que estarão disponíveis no SECRETARIADO, durante os dias da conferência (dias 8, 9 e 10 de maio).
  • As folhas de presença devem ser assinadas no início e no final dos trabalhos em cada dia da conferência. Cabe ao formando a responsabilidade de assinar e confirmar as assinaturas nas respetivas folhas.
  • Para a certificação, os formandos terão de cumprir, como assiduidade, um mínimo de dois terços (11 horas) do número total de horas de formação (16 horas).

As sessões que constituem a ação de formação integrada na Challenges 2017 estão indicadas na tabela seguinte:

N.ºConteúdosTipoDuração
8 de maio
1Sessão de abertura da conferência Challenges 2017Sessão de abertura15 min
2Conferência: “Dez edições das conferências Challenges – desafios atuais”Conferência45 min
3Painel I - Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagemPainel1h 30 min
4Comunicações livres – sessão 1Comunicações1h 30 min
9 de maio
5Comunicações livres – sessão 2Comunicações1h 15 min
6Comunicações livres – sessão 3Comunicações1h 15 min
7Conferência: "What we’re learning about teaching computing"Conferência1h 30 min
8Painel II - Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitaisPainel1h 30 min
9Apresentação de livros e Sessão de PostersSessão de Posters30 min
10 de maio
10Comunicações livres – sessão 4Comunicações1h 15 min
11Painel III – Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitaisPainel1h 30 min
12Apresentação/Mostra de Projetos Inovadores com TIC (Escolas)Mostra3h 00 min
13Conferência: "Aprender nos novos ambientes educativos"Conferência30 min
14Sessão de encerramento da conferência Challenges 2017Sessão de encerramento15 min

TAREFAS DO CURSO DE FORMAÇÃO CREDITADO

Tarefas obrigatórias a realizar para a concretização do curso de formação:

  1. Preencher a ficha de Inscrição no Curso de Formação.
  2. Consultar as informações disponibilizadas nesta página, nomeadamente, informações sobre a avaliação dos formandos, procedimentos para a entrega do Relatório Individual de Reflexão Crítica, etc.
  3. Cumprir, como assiduidade, um mínimo de dois terços (11 horas) do número total de horas de formação (16 horas) indicadas no cronograma do curso de formação.
  4. Assinar a folha de presenças todos os dias da conferência (dia 8, 9 e 10 de maio). A folha de registo de presenças apenas pode ser assinada nos locais apropriados para o efeito, devidamente identificados, cabendo ao formando a responsabilidade de assinar e confirmar a respetiva folha.
  5. Enviar, por correio eletrónico, o Relatório Individual de Reflexão Crítica, até 31 de maio de 2017, para centrodecompetencia@ie.uminho.pt
  6. Para a realização do Relatório Individual de Reflexão Crítica, deverá utilizar o documento disponibilizado pela Comissão Organizadora da Challenges 2017.
  7. Responder, até ao dia 31 de maio de 2017, ao questionário de Avaliação do Curso de Formação (a disponibilizar brevemente).

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Os formandos serão avaliados com base no estipulado nos nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2.ª Série, Nº 87, de 6 de Maio.

Nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4º do mesmo Despacho, a avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções:

Excelente — de 9 a 10 valores;

Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;

Bom — de 6,5 a 7,9 valores;

Regular — de 5 a 6,4 valores;

Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.

A avaliação contempla:

  1. A realização de um trabalho escrito de reflexão crítica individual (relatório) com base nas sessões em que participou ao longo dos três dias da conferência Challenges 2017.
  2. Cumprimento dos prazos estipulados.

Relatório de reflexão crítica individual

Para a realização do Relatório Individual de Reflexão Crítica, deverá utilizar o documento disponibilizado pela Comissão Organizadora da Challenges2017 (a disponibilizar brevemente).

O documento deverá ter a seguinte formatação:

Número mínimo de páginas: 1
Número máximo de páginas: 4

(Limite máximo de 1500 palavras)
Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 3 cm
Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento 1,15

O relatório apresenta a seguinte estrutura:

  1. Resumo/síntese do tema e dos objetivos da conferência, e das principais atividades desenvolvidas durante o(s) dia(s) de trabalho;
  2. Síntese crítica sobre uma das sessões com a identificação das respetivas ideias-chave;
  3. Conclusão/reflexão final realçando o contributo da conferência na perspetiva da autoformação de docentes e da partilha de saberes.

Prazos estipulados

  • Enviar, por correio eletrónico, o Relatório Individual de Reflexão Crítica, até 31 de maio (25 de junho) de 2017, para centrodecompetencia@ie.uminho.pt
  • Responder, até ao dia 31 de maio de 2017, ao questionário de Avaliação do Curso de Formação (a disponibilizar brevemente)O questionário de Avaliação do Curso de Formação será enviado por correio eletrónico a todos os participantes do curso, com data de preenchimento até 25 de junho (inclusive).

Indicadores de avaliação

Indicadores Valores
Relatório reflexão crítica individualFormatação e número de páginas definidas
Resumo/síntese
Síntese crítica sobre uma das sessões
Conclusão/reflexão final
1
2
4
2
Cumprimento dos prazosEnvio do relatório até 31 de maio de 2017
Resposta ao questionário de avaliação do curso de formação até 31 de maio de 2017
1
Total
10

Assiduidade

  • Os formandos terão de cumprir, como assiduidade, um mínimo de dois terços (11 horas) do número total de horas de formação (16 horas).
  • A assiduidade é comprovada através da assinatura de folha de registo de presenças. Os formandos que não participem em pelo menos dois terços do número total de horas de formação não poderão obter aprovação.
  • As presenças serão registadas em folhas próprias, que estarão disponíveis no SECRETARIADO durante os dias da conferência.
  • A contabilização da assiduidade é feita por sessão.
  • As folhas apenas podem ser assinadas no início e no final dos trabalhos em cada dia da conferência. Cabe ao formando a responsabilidade de assinar e confirmar as assinaturas nas respetivas folhas.

CERTIFICADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO

Para os formandos que cumpram todas as formalidades da formação acreditada, frequentem, pelo menos, dois terços do número de horas da ação e sejam aprovados, será emitido um Certificado de Formação.

Para os participantes que não cumpram todas as formalidades da formação acreditada será emitido um Certificado de Participação.

Os Certificados de Formação serão enviados por correio eletrónico a todos os participantes.