Ação de Formação Contínua acreditada pelo CCPFC

A Challenges 2019 é um evento acreditado para efeitos de formação contínua de professores do ensino não superior do sistema de ensino Português.

À semelhança de edições anteriores, a conferência Challenges 2019 proporciona um curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CPFC) que releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores).

Informação sobre o curso:

  • Duração: 18 horas.
  • Frequência: O curso realiza-se presencialmente nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2019, correspondendo às atividades da conferência Challenges 2019.
  • N.º de registo de acreditação: CCPFC/ACC-103160/19

Quem pode inscrever-se?

  • Todos os docentes abrangidos pelo Estatuto da Carreira Docente (ECD): Educadores de Infância e Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de qualquer área disciplinar, dos ensinos público e privado.
  • O curso de formação só está disponível para participantes inscritos na conferência Challenges 2019.

Inscrição no curso de formação acreditado

Os participantes da conferência Challenges 2019 que pretendam frequentar o Curso de Formação devem preencher o formulário disponível, após efetuarem a inscrição na conferência.

Tarefas do curso de formação acreditado

Tarefas obrigatórias a realizar para a concretização do curso de formação:

  1. Preencher a ficha de Inscrição no Curso de Formação.
  2. Consultar as informações disponibilizadas nesta página, nomeadamente, informações sobre a avaliação dos formandos, procedimentos para a entrega do Relatório Individual de Reflexão Crítica, etc..
  3. Cumprir, como assiduidade, um mínimo de dois terços (12 horas) do número total de horas de formação (18 horas).
  4. Assinar a folha de presenças que estará disponível no Secretariado durante os dias da conferência (dias 13, 14 e 15 de maio).
  5. Redigir o Relatório Individual de Reflexão Crítica, utilizando o modelo disponibilizado – transfira uma versão DOCX.
  6. Enviar, por correio eletrónico, o Relatório Individual de Reflexão Crítica, até 30 de junho de 2019, para centrodecompetencia @ ie.uminho.pt.
  7. Responder até ao dia 28 de junho de 2019 ao questionário de Avaliação do Curso de Formação (a disponibilizar oportunamente).

Assiduidade

O Curso de Formação compreende 18 horas de formação presenciais correspondentes às sessões do programa da conferência Challenges 2019.

  • Todos os formandos terão de registar a sua presença, em folhas próprias, que estarão disponíveis no Secretariado, durante os dias da conferência (dias 13, 14 e 15 de maio).
  • As folhas de presença devem ser assinadas no início e no final dos trabalhos em cada dia da conferência. Cabe ao formando a responsabilidade de assinar e confirmar as assinaturas nas respetivas folhas.
  • Para a certificação, os formandos terão de cumprir, como assiduidade, um mínimo de dois terços (12 horas) do número total de horas de formação (18 horas).

Avaliação dos Formandos

A avaliação é individual e traduz-se numa classificação final quantitativa na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previsto no n.º 2 do artigo 46.º do ECD aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de acordo com as seguintes ponderações:

Trabalho individual (Reflexão Crítica) – 80%

Cumprimento de prazos – 20%;

A avaliação contempla:

  1. A realização de um trabalho escrito de reflexão crítica individual (relatório) com base nas sessões em que participou durante a conferência Challenges 2019.
  2. Cumprimento dos prazos estipulados.

Relatório de reflexão crítica individual

Para a realização do Relatório Individual de Reflexão Crítica, deverá utilizar o modelo disponibilizado pela Comissão Organizadora da Challenges 2019.

O documento deverá ter a seguinte formatação:

  • Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 3 cm
    Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento 1,15
  • Número mínimo de páginas: 1
  • Número máximo de páginas: 4
  • Limite máximo de 1500 palavras

O relatório apresenta a seguinte estrutura:

  1. Resumo/síntese do tema e dos objetivos da conferência, e das principais atividades desenvolvidas durante o(s) dia(s) de trabalho;
  2. Síntese crítica sobre uma das sessões com a identificação das respetivas ideias-chave;
  3. Conclusão/reflexão final realçando o contributo da conferência na perspetiva da autoformação de docentes e da partilha de saberes.

Indicadores de avaliação

Indicadores Valores
Relatório reflexão crítica individualFormatação e número de páginas definidas
Resumo/síntese
Síntese crítica sobre uma das sessões
Conclusão/reflexão final
1
2
3
2
Cumprimento dos prazosEnvio do relatório até 30 de junho de 2019
Rsposta ao questionário de avaliação do curso de formação até 30 de junho de 2019
2

Certificados do curso de formação

Aos formandos que cumpram todas as formalidades da formação acreditada, frequentem, pelo menos, dois terços do número de horas da ação e sejam aprovados, será emitido um Certificado de Formação do Curso de Formação.

Os Certificados serão enviados por correio eletrónico a todos os participantes.