Textos finais para Comunicações

Os textos finais, correspondentes às submissões aprovadas para apresentação oral na Challenges (Comunicações), devem ser reformulados de acordo com as indicações dos revisores, sem esquecer a inclusão dos nomes dos autores, afiliação institucional e contacto de correio eletrónico, um por linha imediatamente após o título do trabalho, de acordo com o modelo: nome do autor, afiliação, email (exemplo ficcional: Matilde Aleluia, Universidade da Lua Nova, matilde@luanova.uv).

Todos os autores podem aceder aos comentários e recomendações produzidas pelos revisores, acedendo à plataforma CMT utilizada para envio dos textos e consultando a consola de submissões.

A submissão da versão final dos textos (camera-ready) será feita através da mesma plataforma (consultar imagem seguinte), até ao dia 20 de abril de 2017.

Consola de autor (submissões). Texto final (camera-ready) em falta.
Consola de autor. Ficheiro final carregado.

Normas gerais de formatação

Aplicam-se as normas adotadas para a submissão de propostas (http://www.nonio.uminho.pt/challenges/submissoes/estilos-e-templates/), com reforço dos seguintes aspetos:

Tipo de documento a submeter: DOC; DOCX ou RTF

Tamanho da página: A4 (210x297mm)

Margens: Esquerda e direita: 3 cm; Superior e inferior: 2,5 cm

Título: Não são aceitáveis carateres distintos dos alfabéticos, com exceção do hífen e sinais de pontuação.

Citações e Referências: aplicação criteriosa das normas APA (http://www.apastyle.org/). A este propósito será aberto um grupo de apoio à citação e referenciação de fontes.

Notas: Não são aceites notas de rodapé, apenas se admitem notas de fim.

A modalidade de comunicações prevê a sua apresentação virtual no espaço designado por “Challenges Virtual“.

Textos Finais para Posters

Os textos finais, correspondentes às submissões aprovadas para apresentação gráfica na Challenges (Posters), devem ser reformulados de acordo com as indicações dos revisores, sem esquecer a inclusão dos nomes dos autores, afiliação institucional e contacto de correio eletrónico, um por linha imediatamente após o título do trabalho, de acordo com o modelo: nome do autor, afiliação, email (exemplo ficcional: Matilde Aleluia, Universidade da Lua Nova, matilde@luanova.uv).

Os textos respeitantes a Posters seguem as mesmas normas de redação e formatação daqueles que respeitam a Comunicações (ver acima).

As diferenças mais significativas entre Comunicações e Posters incidem na extensão do texto e na forma de apresentação pública: As Comunicações são apresentadas oralmente em sessões específicas, em sala, com moderação, ao passo que os Posters são apresentados graficamente (em cartazes) num espaço coletivo aberto, sem moderação. Num e noutro caso, cabe aos autores preparar e fazer a apresentação dos trabalhos. Aos autores de comunicações será dado conhecimento atempado da data, hora, tempo e local para apresentação. Aos autores de Posters serão dadas indicações sobre formato do Cartaz, local, hora e tempo para afixação e apresentação.

Tanto os textos das Comunicações como dos Posters efetivamente apresentados publicamente serão publicados nas Atas Challenges.

Video de ajuda nas FAQ