No âmbito das actividades desenvolvidas em torno da promoção da inovação educacional com as Tecnologias de Informação e Comunicação e da sua integração nas propostas curriculares dos Ensinos Básico e Secundário e na sequência do êxito das iniciativas anteriores (Challenges 1999, 2001, 2003 e 2005), o Centro de Competência da Universidade do Minho, com a colaboração da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, realizará a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, nos dias 17 e 18 de Maio de 2007.

A conferência permitirá a reunião de especialistas e investigadores de diferentes áreas da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a dinamização dos processos de divulgação, debate e reflexão sobre as problemáticas envolvidas na concepção e desenvolvimento da inovação educacional com as novas tecnologias digitais. Na edição de 2007, as actividades decorrerão em torno de três eixos fundamentais:

  • Ambientes emergentes: como natural consequência do desenvolvimento tecnológico, emergem constantemente novas modalidades de suporte ao processo de aprendizagem; nesta dimensão procura-se divulgar, debater e analisar tais ambientes emergentes para a educação e a formação.
  • O Digital e o Currículo: a relação entre digital e currículo é ecológica e não de simples complementaridade. Como a interacção das crianças e dos jovens, verdadeiros nativos digitais, com os diversos recursos tecnológicos se reflecte no modo como pensam e aprendem, esta secção procura perspectivar a integração desses recursos à luz dos actuais paradigmas de aprendizagem.
  • Avaliação on line: a identificação dos critérios de qualidade dos recursos digitais disponíveis é determinante para a concretização do seu potencial educativo; neste eixo de análise dos desafios colocados pelas TIC debatem-se os vários tipos, ferramentas, métodos, e modelos de avaliação.

challenges2007@nonio.uminho.pt