Seminário


SEMINÁRIO AVANÇADO EM INOVAÇÃO E PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Tecnologia e Aprendizagem no Século XXI: Pensando Além das Escolas.

 

Data: 11 de Maio de 2011.
Local: Instituto de Educação – Universidade do Minho.
Duração: 4 horas.
Público-alvo: Professores e Coordenadores PTE, Formadores de Professores e Investigadores, Responsáveis por Projectos de Inovação Educacional em Instituições Públicas ou Privadas e Autores de Iniciativas de Inovação Educacional.

 

Resumo:

Em todos os lugares a procura é para articular estratégias pragmáticas capazes de orientar a implementação de políticas tecnológicas e investimentos para a educação. A hipótese a ser discutida neste seminário é que duas mudanças fundamentais estão a alterar o quê, o onde e o como a aprendizagem se realiza no século XXI.

 

  • A primeira mudança está nos atributos de espaço, mistura e criação do conhecimento organizacional;
  • A segunda é uma mudança na forma como o futuro é usado para fazer escolhas.

Os participantes no seminário irão explorar os atributos de mudança da criação de conhecimento e da tomada de decisão. Os trabalhos do seminário serão desenvolvidos segundo uma metodologia de exposição e aprender a fazer que permita o envolvimento dos participantes na reflexão sobre o futuro e discussão dos seus pressupostos de antecipação.

Condições: A inscrição neste seminário tem o valor de 240€, incluindo a entrada na VII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação – Challenges 2011.

 

Biografia de Riel Miller

Riel Miller é um especialista internacional na concepção e implementação de projectos de prospectiva estratégica. Por três décadas o seu trabalho esteve concentrado sobre como avaliar e direccionar o potencial da transformação socioeconómica nos sectores privados e públicos. Os seus clientes vão desde a Cisco Systems e a Promethean até ao Governo da Irlanda, Noruega, Singapura, o Governo do Canadá e a Comissão Europeia. Riel tem amplas publicações sobre temas que vão desde o futuro do sector financeiro e da Internet até ao futuro do ensino e da equidade social. Ele ensina em todo o mundo e é actualmente membro do corpo docente do Mestrado em Relações Públicas, no Instituto de Ciências Políticas, em Paris, França. Riel é, também, actualmente membro da direcção da Association of Professional Futurist, membro da World Future Studies Federation, membro do conselho da Strax, a unidade de investigação em inteligência estratégica e exploração do futuro, na Universidade de Tecnologia de Helsínquia; membro da Royal Society of Arts, Manufactures and Commerce, no Reino Unido; membro da American Economics Association; e, da European Economics Association. Ver: www.rielmiller.com

 

AS INSCRIÇÕES ESTÃO LIMITADAS A 20 PARTICIPANTES.

Descarregar versão em PDF: [PT] [EN]