Trabalhos Aceites

Após a revisão dos trabalhos submetidos à Challenges 2011, disponibilizamos a lista completa dos trabalhos aceites pela Comissão Científica, a serem apresentados nas sessões concorrentes e apresentação de posters.

 

COMUNICAÇÕES

[5] Podcasts na promoção e divulgação de políticas sociais.
[6] Discussão de conceitos contábeis por meio de travessias temáticas no fórum online.
[8] Os exergames e a educação física escolar na cultura digital.
[11] TVCOMmunity.
[12] Currículo «Geronto-Digital» os idosos e a Sociedade da Informação e do Conhecimento.
[14] A recolha de verbalizações na análise dos processos cognitivos desenvolvidos durante a resolução de problemas.
[16] A aprendizagem da Matemática e o projecto Matemática Ensino – um estudo de caso no ensino superior.
[21] e-Portefólios e a sua importância para a avaliação das aprendizagens e inserção no mercado de trabalho (caso prático de um curso profissional de Multimédia).
[23] Interacções em fóruns de discussão com alunos do ensino secundário: uma análise sociométrica.
[24] O software Geogebra, suas ferramentas, suas possibilidades pedagógicas e a formação de professores.
[25] Formando professores para a educação inclusiva: a experiência de criação do site “IHA INFORMA” a partir das demandas e práticas docentes.
[26] Descrição do perfil tecnológico dos maiores de 23: o que os distingue dos alunos do regime geral?
[27] Os motores de busca como extensão da memória humana: um estudo de caso com alunos do ensino secundário.
[33] Dinâmicas e contextos de utilização de um portal educacional: três estudos com o portal das webquests em língua portuguesa.
[34] Formação continuada de docentes da Educação Básica para o uso de tecnologias na prática pedagógica.
[39] Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia da UFMA.
[42] Usos do computador Magalhães entre a Escola e a Família: notas de uma pesquisa sociológica.
[45] Metacognição em ambientes online: perspectivas de “quem aprende” e “quem ensina” numa comunidade de b-learning.
[46] Perspectivas do Ensino de Geografia para a Educação Fundamental Contemporânea com o uso das TIC.
[48] Robótica na Educação e a sua produção académica no Brasil: perspectivas e possibilidades no currículo.
[50] Literacia virtual e ambientes e-learning.
[52] Redes sociais como espaços informais de partilha de informação: análise de um fórum na PROEDI.
[61] Information and Communication Technology in the rehabilitation of the elderly: the perception of physiotherapy.
[63] Digital literacy in the curriculum of education professionals. Innovating the initial training.
[65] O uso de tecnologias na prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.
[66] As TIC no Ensino Artístico da Música: um estudo sobre o desenvolvimento e a utilização de uma ferramenta multimédia.
[70] Docência para a aprendizagem colaborativa: estratégias pedagógicas para os fóruns no e-learning.
[72] EUREKA: comunicação e colaboração on line durante a formação stricto sensu de professores.
[73] A Web 2.0 no ensino da Língua Materna: novos desafios, novas aprendizagens.
[74] Análise de dados qualitativos suportados pelo software WebQDA.
[75] O ensino da História com lições e testes Moodle no 3.º ciclo do Ensino Básico.
[76] Promoção da expressão oral e escrita em Língua Inglesa com ferramentas gratuitas online.
[77] Connecting classrooms: coordenação intermédia de um projecto online.
[82] Integration of technologies in language teaching and learning: a pratical approach.
[84] SLOODLE – ambiente de aprendizagem Moodle no mundo virtual SECOND LIFE®
[87] Contributos para (re)pensar a integração curricular das TIC como área de formação transdisciplinar no Ensino Básico.
[88] Uma experiência sobre utilização segura da Internet com alunos de 1.º ciclo de Ensino Básico.
[89] Um olhar sobre o modo como os Educadores de Infância portugueses tiram partido da Web 2.0 nas suas práticas profissionais.
[90] Actividades de crianças do Pré-escolar e Educadores de Infância com o computador, em Portugal.
[92] Autoria e voz na Web: estudo de caso sobre a Rádio Jacaré FM.
[93] De prisões e aprendizagens em rede: AVA e o conceito H.
[94] A utilização das TIC por professores de Educação Visual: um estudo em escolas do 3.º ciclo de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
[95] Os motores de busca e a inteligência colectiva: um estudo exploratório com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
[97] Um portal de jogos educativos desenvolvido no contexto do ensino de graduação.
[99] WebRadio Vale do Tamel: balanço de dois anos de actividade de um projecto de inovação curricular num Agrupamento de Escolas.
[101] Aprendizagem mediada por tecnologias móveis: novos desafios para as práticas pedagógicas.
[104] A construção de cenários prospectivos como meio de comunicação integrada na avaliação de implementação curricular.
[105] Programa de formação: as TIC na Educação e Formação de Adultos.
[107] A perspectiva formativa dos guias didácticos no contexto de conteúdos digitais multimédia.
[109] Colaboração Online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores.
[110] Melhoria de processos de software: uma experiência com o desenvolvimento de software educativo.
[114] Efeitos da formação no sentido de eficácia e na utilização educativa das TIC: estudo com um grupo de professores do Ensino Básico e Secundário.
[116] Jogos e aplicações multimédia em Educação Musical.
[118] A gestão de um PLE na perspectiva dos estudantes.
[120] Papa-Letras: um jogo de auxílio à alfabetização infantil.
[121] Avaliação participativa em b-learning no Ensino Superior.
[129] A proposta da educação inclusiva e o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem: desafios na formação continuada de professores.
[131] Using wikis for promoting collaborative writing among pre-intermediate ESL learners in Hong Kong.
[132] Projecto Agentes Digitais – caminhos de aprendizagem EAD.
[133] O twitter como ferramenta de apoio à Educação.
[134] O retrato da integração das TIC no 1.º ciclo: que perspectivas?
[135] Criação de podcasts no Jardim-de-Infância e 1.º ciclo do Ensino Básico.
[136] Contributos para o conhecimento da expressão do Moodle em escolas do 3.º ciclo e Secundário em Portugal. Estudo exploratório.
[139] A utilização das TIC no 1.º ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório num Agrupamento TEIP do Porto.
[143] A influência da intervenção do e-tutor no desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes no e-fórum: níveis de associação.
[150] O uso de tecnologias da comunicação pelos alunos do Ensino Superior Público Português – um projecto em curso.
[153] Projeto educacional como uso do blogue: transformando o conhecimento produzido na escola em instrumentalidade para a vida prática dos alunos da Educação Básica.
[154] O processo de formação de professores para o uso de computadores portáteis no sistema 1:1 como fundamento de práticas pedagógicas inovadoras na Escola Pública Brasileira.
[155] Web 2.0 e a aprendizagem estatística: um estudo de caso no 7.º ano de escolaridade.
[162] Novas tecnologias e aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino – aprendizagem de língua inglesa no Ensino Superior.
[163] Inovação e a sua relevância na gestão de sistemas de educação a distância.
[164] Uma abordagem teórica à análise da adequação pedagógica de websites referenciados em manuais escolares.
[166] Las TIC en el currículum del grado de matemáticas (USC): perspectiva del alumnado.
[171] Construção do currículo no mundo digital.
[172] Planejamento, desenvolvimento e aplicação de objetos de aprendizagem em cursos de Engenharia.
[173] Aproximación pedagógica de las plataformas open source en las universidades españolas.
[176] Videoconferência: promover a comunicação nos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
[177] Usability inspection through heuristic evaluation in e-learning environments: the LAMS case.
[178] Redes sociais na sala de aula.
[179] Educação e Formação de Adultos: um estudo quantitativo sobre destrezas tecnológicas.
[180] O software educativo multimédia “Os miúdos e a história de Portugal”: análise e avaliação da usabilidade .
[185] O e-Learning no Ensino Superior – As práticas e as representações dos docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
[186] As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de Educadores de Infância: estudo comparativo entre Portugal e Espanha.
[189] A dinamização do Learning Management System na escola: o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva.
[190] Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online.
[192] Máster TIC en Educación.
[194] Porquê integrar o lápis no currículo do Ensino Básico? Reflexão sobre a problemática das TIC na Educação.
[195] Does teacher’s experience matters? Social network analysis applied to learning forums.
[198] E-Learning no Ensino Superior: benefícios e limites na perspectiva dos estudantes.
[204] A avaliação da satisfação em ambientes de aprendizagem online. O caso do curso “Gestão de Conflitos na Escola”.
[207] Estudo sobre a receptividade ao m-Learning no Ensino Básico.
[209] Online Learning Environments surveys for Higher Education. Comparative analysis and future research.
[210] A formação como inovação: uma experiência de preparação de professores ingressantes na Escola Pública de São Paulo.
[212] Bits tangíveis: a construção de narrativas tangíveis.
[214] Realidade aumentada em sala de aula: MiRA – Microscópio Simulado em Realidade Aumentada.
[215] A contribuição do dicionário digital online: “www.myowndicionary.eu/” (O meu dicionário) para a aprendizagem da Língua Portuguesa – estudo de caso.
[216] RoboWiki: um recurso para a Robótica Educativa em Língua Portuguesa.
[221] Cinco anos de eTwinning: o estado da arte da investigação.
[222] Visualização de interacções em fóruns online.
[224] Actividades desenvolvidas nas redes sociais por estudantes do Ensino Superior.
[225] A multimodalidade em um ambiente virtual de aprendizagem.
[227] Uma perspectiva de integração curricular do Skype nas aulas de Inglês.
[231] Rede social e ferramentas Web 2.0 numa comunidade educativa - desenvolvimento e fundamentação na implementação de uma rede social privada.
[233] A sala de aula virtual e a organização do trabalho pedagógico.
[234] Gestão de eduredes e conhecimento: caso REDDOLAC.
[235] A coordenação de um curso online: para além da presença social.
[237] Umniversity virtual world platform for massive open online courses.
[238] Análise aos efeitos da formação a curto e a médio prazo sobre o sentido de eficácia e sobre os índices de utilização das tecnologias.
[244] O uso de tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa e de Matemática em Escolas Públicas Portuguesas: as TDIC a serviço de avanços significativos na aprendizagem dos alunos.
[246] Realização e produção de vídeo no Ensino Básico: um estudo com alunos do 6.º ano.
[249] O computador portátil e uma abordagem investigativa.
[252] Práticas com e-portefólios na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo Dr. Francisco Sanches.
[253] As plataformas de aprendizagem nos congressos Challenges.
[254] TV e jovens: perspectivas sobre a programação televisiva na perspectiva educativa.
[255] Os serviços de podcasting na otimização da aprendizagem e da avaliação de Língua Estrangeira em contexto online.
[256] Uma análise da investigação realizada em Portugal sobre Quadros Interactivos Multimédia.
[264] Recursos na Web baseados na aprendizagem por problemas: o Wiki “APPEMCIENCIAS”.
[266] Obstáculos encontrados no apoio a docentes do Ensino Superior para integração de abordagens de e-learning e b-learning nas práticas pedagógicas.
[269] Implementação de ambiente virtual de aprendizagem: o caso do IPL.
[270] Serviços e ferramentas Web 2.0 ao serviço da Universidade Eduardo Mondlane – um projecto de disseminação.
[271] Aplicação do podcast no 1.º ciclo do Ensino Básico.
[273] Autobiografia em vídeo: um estudo de caso com alunos do 6.º ano de escolaridade.
[278] Práticas com a Moodle em Portugal.
[283] Os impactos iniciais na formação de professores e gestores da Escola Pública Brasileira para o uso do laptop educacional no Estado do Tocantins.
[285] TIC, Educação, Promessa e Frustração: problematizando a relação entre o Digital e o Currículo.
[286] Reconstrução de um modelo analógico do olho humano 3D em aplicativo multimídia.
[288] O Youtube e o pensamento de ordem superior em Inglês – Língua Estrangeira.
[290] O Robot ajuda!
[295] SimSafety – simulador de navegação para a segurança na Internet: analisando a implementação de um projecto europeu em quatro escolas do Norte de Portugal.

 

SIMPÓSIOS

[217] b-Learning – Práticas de ensino semi-presencial em mestrados universitários.
- Concepção de um programa de mestrado a distância.
- Pós-graduação em Tecnologias da Comunicação em regime b-learning.
- b-learning na Universidade do Minho

 

[272] Comunidades de Prática Online: Investigação, Consolidação e Resultados Preliminares.
- O EVTDIGITAL como ponte para a construção de uma comunidade de prática de professores.
- Participação numa comunidade virtual de aprendizagem: resultados iniciais.
- Concepção e implementação de uma comunidade de prática online: definição de algumas linhas orientadoras.

 

POSTERS RELATIVOS A PROJECTOS EM FASE INICIAL DE DESENVOLVIMENTO

[13] Promoção do trabalho colaborativo através de fóruns na formação de professores.
[17] Observatório de b-learning: uma comunidade de prática.
[38] Competências na utilização das ferramentas/serviços Web 2.0 no contexto do desenvolvimento profissional de professores.
[49] Aprendizagem baseada em problemas com Tecnologias de Informação e Comunicação.
[60] e-Comunicação em espaço virtual.
[79] A configuração de comunidades de aprendizagem em Blended Learning no Ensino Superior.
[91] Um jogo como instrumento de reflexão sobre a ação do Homem no Meio Ambiente.
[106] A educação para os media – um projecto a replicar…
[113] Gestão em educação a distância virtual no Brasil e em Portugal: em busca de modelos consolidados.
[117] Implementação de metodologias blended-learning no ensino da farmacoterapia baseado em simulações.
[122] Educação a distância e mobilidade (m-learning): maximinivídeos como materiais didáticos.
[137] SCIMADE – Science Museum Animated Digital Experience.
[149] “(Pré)Ferência” – Potencial de aprendizagem das videoconferências na Educação Pré-Escolar.
[152] Potencialidades do Facebook na promoção da aprendizagem colaborativa – um estudo na biologia do 12.º ano.
[158] Programa um computador por aluno no Brasil.
[167] Configuración de objetos de aprendizage en entornos virtuales 3D.
[168] Avaliação da presença docente numa unidade curricular online do Ensino Superior: um estudo exploratório.
[174] As novas tecnologias ao serviço da complexidade no ensino de História.
[187] Contributo do e-learning para a transformação das Instituições de Ensino Superior Privado. As perspectivas institucional, docente e discente.
[188] Educação para o desenvolvimento sustentável – EDS 2.0: redes sociais virtuais na mudança de práticas educativas no Ensino Básico.
[191] Utilização de ambientes pessoais de aprendizagem adaptados para a melhoria das aprendizagens escolares e do comportamento adaptativo em indivíduos portadores de trissomia 21.
[199] Comunidade virtual de prática para o sector bancário e financeiro português.
[201] Formação dos estudantes na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior.
[205] Avaliação de expectativas no ensino a distância. Uma relação estreita com a avaliação dos impactes da formação!
[206] The ECVET Financial Services AGORÀ – a virtual community of practice to help implementing the ECVET System.
[229] Segurança na Internet.
[232] Ferramenta de robótica educacional para o 1.º ciclo do Ensino Básico.
[236] EVTux.
[245] Amo a escola, odeio estudar: desvendando gritos nas comunidades do Orkut.
[259] Learning objects for secondary education: students needs and preferences.
[263] Ambiente virtual de aprendizagem e formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado.
[265] Concepção de objectos de aprendizagem – laboratórios virtuais em Ciências.
[287] Manual Digital II – conteúdos pedagógicos multimédia.
[289] A informação e a comunicação na escola: tecnologias, redes e fluxos.
[292] O Squeak no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura – Estudo de Caso.
[293] Violência online em idade escolar – realidades, problemas e soluções: uma proposta de investigação.
[297] Comunidade virtual de educação especial.
[298] A formação de e-formadores: estudo de caso no Solar – ambiente de aprendizagem online do Curso de Letras do Instituto Virtual da Universidade Federal do Ceará.

 

POSTERS RELATIVOS A PROJECTOS E EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DAS TIC EM CONTEXTO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL (POSTERS DE ESCOLA)

[7] Recursos digitais para o ensino da Química no 10.º ano – hipertextos e outros recursos no tema “Espectros e modelo quântico do átomo”.
[35] eTICtar.
[36] Aprendizagem mediada por tecnologias: jogos virtuais e applets para o ensino de conceitos básicos de matemática nos primeiros anos escolares.
[53] Ambiente virtual de aprendizagem em Educação Física.
[56] A plataforma Camões no 1.º ciclo do Ensino Básico.
[68] Projeto arte cibernética: emoções em movimento.
[78] O Connecting Classrooms a partir da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
[83] Connecting Classrooms via EB 2,3 de Paranhos.
[102] Connecting Classrooms na ESCA.
[108] Troc@as – Plataforma multimédia para o desenvolvimento da competência comunicativa em crianças com perturbações do espectro do autismo.
[123] PLE’s para uma aprendizagem colaboativa on-line.
[127] Robotlink.
[130] Connecting Classrooms Project in E. B. 2, 3 Mosteiro e Cávado.
[138] O “Connecting Classrooms” na E.B. 2, 3 de Matosinhos.
[140] Aprender e inovar com TIC em Portugal: propostas e desafios.
[156] Projecto “Viagens Literárias”: dos percursos geo-referenciados no estudo da Língua Portuguesa aos recursos educativos digitais com o Google Earth, a história de uma ideia.
[160] Metas TIC e recursos interactivos nas áreas estruturantes de LP e Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico.
[175] Robótica educacional com sucata: um relato de experiência.
[182] Virando o jogo: a produção de um vídeo por jovens estudantes brasileiros.
[193] Ensino da nanotecnologia utilizando a Web 2.0.
[203] Aventuras na Web, com vista à defesa, promoção e divulgação da Lusofonia.
[208] OpenLab ESEV: um caso de software livre na Educação.
[223] As TIC na horta escolar dos alunos com NEE.
[241] A utilização do Squeak na educação de crianças com dificuldades de aprendizagem específicas.
[247] Projecto Pigafetta
[248] Projecto Interpontos
[251] Um rodinhas autónomo!
[257] O Teleduc como LMS numa unidade curricular no Ensino Superior: o mural e o fórum, problemas e soluções.
[268] O projecto e-portefólios: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches.
[276] Crio & aprendo com os meus recursos digitais.
[294] As tecnologias da informação e comunicação no projecto Comenius: os ritmos de vida e a relação com o clima e suas alterações.
[296] Colégio Teresiano TV (CTTV).
[299] Educação para o património – Agrupamento de Escolas de Loureiro.

 

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