Challenges 2013 em streaming

Procurando chegar a um público mais alargado, as sessões plenárias da Challenges 2013 serão transmitidas em streaming.

Aceda aos trabalhos em direto através do endereço: http://www.scom.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=204&lang=pt-PT

Veja com Windows Media Player no URL  mms://streaming.uminho.pt/challenges

Veja com VLC no URL mms://streaming.uminho.pt/challenges

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Challenges 2013: Papers aceites

Trabalhos aceites no formato Comunicação Livre

(Os trabalhos aceites no formato de Comunicação Livre serão apresentados oralmente em sessões concorrentes nos dias 15 e 16 de julho, conforme distribuição a publicar em breve)

ID 10: OBJETOS DE APRENDIZAGEM: TIC UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS

ID 11: MULTIMÉDIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA BIOLOGIA

ID 12: A INFLUÊNCIA DOS MEDIA NA DEFINIÇÃO DO PERFIL TECNOLÓGICO DOS RECLUSOS E RESIDENTES EM MEIO RURAL: BREVE REFLEXÃO TEÓRICA

ID 14: FC SEGURA UMA APLICAÇÃO CRIADA COM OS ALUNOS

ID 15: UNA INVESTIGACIÓN SOBRE LA DOCENCIA VIRTUAL EN LA UNIVERSIDAD DE LEÓN: MÁS ALLÁ DEL DETERMINISMO TECNOLÓGICO

ID 16: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APOIADA POR TECNOLOGIA DIGITAL NO BRASIL

ID 18: HANDS-ON-TEC: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS MÓVEIS

ID 19: AMBIENTES DIGITAIS E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DE USO DO MOODLE

ID 20: TOP QX – TODOS PODEM APRENDER A QUALQUER HORA EM QUALQUER LUGAR

ID 22: UMA WIKI NA DISCIPLINA DE TIC: UM ESTUDO NO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE

ID 23: COMPETÊNCIA DIGITAL: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO AUTÔNOMA PARA PROFESSORES DO BRASIL E PORTUGAL

ID 24: SÃO OS NOSSOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TÃO AUTÓNOMOS COMO O B-LEARNING EXIGE?

ID 25: PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO NO BRASIL

ID 26: PROPOSTA DE MODELO DE REFERÊNCIA PARA APLICAÇÃO DE GAMIFICATION EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM SOCIAL

ID 29: O QUE DIZEM OS ALUNOS/PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS DE UM CURSO ON LINE

ID 30: DIÁLOGOS ENTRE ARTE E DESIGN: AVALIAÇÃO E RE-DESIGN DE GAME ARTÍSTICO-EDUCATIVO

ID 31: A INFLUÊNCIA DAS APRESENTAÇÕES MULTIMÍDIA NA RETENÇÃO DO CONTEÚDO E SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES EM SALA: UM EXPERIMENTO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO SUL DO BRASIL

ID 32: AMBIENTES PERSONALIZADOS DE APRENDIZAGEM PARA ADULTOS IDOSOS: A POTENCIAL RELEVÂNCIA DAS TIC

ID 33: O CENÁRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ID 34: CONSTRUIR E CONTRIBUIR: A METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – O ENFOQUE EMPÍRICO

ID 36: A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM O FOCO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

ID 37: AVALIAÇÃO DESCRITIVA DE UM RECURSO EDUCATIVO DIGITAL ATRAVÉS DE MEBA

ID 38: MOBILE LEARNING: PERSPECTIVANDO O POTENCIAL DOS CÓDIGOS QR NA EDUCAÇÃO

ID 40: UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE 1.º CEB COMO VEÍCULO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM TIC

ID 41: CONSISTÊNCIA INTERNA DA VERSÃO PORTUGUESA REDUZIDA DO WEB BASED LEARNING ENVIRONMENT INVENTORY

ID 42: APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM BIOLOGIA NUMA WIKI DO PBWORKS®

ID 54: AVALIAÇÃO DE CURSO EM B-LEARNING: UMA PROPOSTA

ID 55: AUTONOMIA E TECNOLOGIAS – DUAS FACES DA MESMA MOEDA À LUZ DE BOLONHA

ID 58: ANÁLISE CLASSIFICATIVA DE PODCASTS EDUCATIVOS

ID 59: GUANACAST: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA PELO USO DO PODCAST EM EAD

ID 63: MODERNIZATION OF UNIVERSITY LIBRARY SYSTEM USING KOHA OSS: FINDINGS, LESSONS LEARNT AND RECOMMENDATIONS

ID 64: CONHECIMENTO E USO DAS TIC POR ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM FARMÁCIA – ESTUDO EXPLORATÓRIO

ID 68: DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE IDEB SIM : FERRAMENTA DE CÁLCULO PARA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ID 75: CONTRIBUIÇÕES DO USO DO BLOG E AS PRÁTICAS COLABORATIVAS

ID 76: TIC E EDUCAÇÃO DO CORPO: PROFESSORES E SUAS APROPRIAÇÕES

ID 77: ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM PESSOAL COM TELEMÓVEIS, CALCULADORAS E COMPUTADORES

ID 80: AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E DA ACESSIBILIDADE DO PROTÓTIPO MULTIMÉDIA F.R.E.E.: TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO

ID 81: INTEGRAÇÃO DIDÁTICA DOS PORTÁTEIS MAGALHÃES NUMA SALA DE 1.º CEB: UM ESTUDO DE CASO

ID 82: TECNOLOGIAS E CURRÍCULO NUM CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

ID 84: A CHAVE DO SUCESSO DO PROGRAMA DE EAD DO CENTRO PAULA SOUZA E UNIVESP: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES

ID 88: O DESENHO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE UM PROTÓTIPO EDUCATIVO MULTIMÉDIA PARA A DISCIPLINA DE PORTUGUÊS

ID 90: ANÁLISE DE INTERAÇÕES ONLINE: UM CONTRIBUTO PARA O ESTADO DA ARTE

ID 91: PROGRAMAR PARA PREVENIR: O USO DO SCRATCH NA SEGURANÇA NA INTERNET

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Inscrição na conferência

Atualização de datas

Até 07 de junho de 2013: período normal de inscrição (obrigatório para autores)
De 08 de junho de 2013 a 12 de julho de 2013: período extraordinário de inscrição

Acesso à plataforma de inscrição: http://www2.nonio.uminho.pt/challenges2013/

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Acreditação da Challenges 2013 para docentes Portugueses

A VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2013 foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na modalidade de Curso de Formação, relevando para efeitos de progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, conforme o art.º 5.º e o n.º 3 do art.º 14.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

Para beneficiarem da atribuição do número de créditos (o,6), considerado para efeitos de cumprimento do ECD, os docentes dos níveis de ensino abrangidos devem inscrever-se e cumprir algumas condições especiais que se encontram pormenorizadamente indicadas na plataforma de inscrição na Challenges 2013.

Condições de frequência da ação (documento em PDF)

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Challenges 2013

Português  |  English  |  Español

Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar é um desiderato essencial de qualquer sociedade moderna e assume-se como tema integrador da VIII Conferência Internacional de TIC na educação – Challenges 2013, prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e aprendizagem com as TIC que tem orientado as edições das “Challenges”. Numa sociedade em que a aprendizagem e o conhecimento se configuram cada vez mais como realidades em permanente desenvolvimento e mutação, Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar / Learning anytime, anywhere configura-se como um novo paradigma educacional fortemente ancorado nas tecnologias digitais e em rede que progressivamente integram os ecossistemas de aprendizagem. É neste contexto que vos convidamos a estar connosco nesta oitava edição das conferências “Challenges” a ter lugar em 15 e 16 de julho de 2013 na Universidade do Minho, refletindo, partilhando e discutindo os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.

Numa organização do Centro de Competência em TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a conferência desenvolver-se-á abarcando uma pluralidade de temáticas, organizadas em torno de três eixos principais:

  • Ambientes emergentes
  • O digital e o currículo
  • Avaliação digital

No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

Com o eixo “O digital e o currículo” pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos e cursos em ambientes digitais e online.

Contamos com a participação de todos os interessados nas problemáticas educacionais para se juntarem a nós neste evento!

English  |  Português  |  Español

Learning anytime anywhere is an essential characteristic of any modern society an is assumed as the core theme of the VIII International Conference on ICT in education – Challenges 2013, continuing the main goals of prior “Challenges” editions of promotion, reflection and dissemination of practices of innovation and leaning with ICT. In a society where learning and knowledge are realities in permanent development and change, Learning anytime, anywhere emerges as a new educational paradigm, strongly anchored in digital and networked technology, which progressively integrates learning ecosystems. In this context we invite you to be with us in this eighth “Challenges” edition, which will be held on the 15th and 16th of July 2013 at the University of Minho, reflecting, sharing and discussing research results on ICT in education, pursuing new research, intervention and knowledge consolidation agendas.

Organised by the ICT in Education Competence Centre of the University of Minho Institute of Education, the conference will cover a plural range issues, structured in three main topics:

  • Emerging environments
  • Digital and curriculum
  • Digital evaluation

In the topic “Emerging environments” are included the contributions aiming to discuss the more recent technological innovations, searching for lines of future development in the dimensions related to education and training.

With the topic “Digital and curriculum” it is intended to articulate the contributions around issues of curriculum and pedagogical innovation with ICT, not only considering the formal, school and academic curricular contexts, but also the non formal and informal learning contexts.

The topic “Digital evaluation” relates to different dimensions of evaluation in the field of ICT in education bearing in mind issues, practices and models of evaluation of software, services, interfaces, applications and courses in digital and online environments.

We count with the participation of all those interested and concerned with educational issues to join us in this event!

Español  |  Português  |  English

Aprender a cualquier hora y en cualquier lugar es un deseo esencial de cualquier sociedad moderna y se asume como el tema principal de la VIII Conferencia Internacional de Tecnologías de la Información y la Comunicación en Educación Challenges 2013, prosiguiendo con las línea de promoción, reflexión y divulgación de las prácticas de innovación y aprendizaje con las TIC que ha orientado las ediciones anteriores del “Challenges”. En una sociedad en la que el aprendizaje y el conocimiento se configuran cada vez más como realidades en permanente desarrollo y cambio, Aprendizaje a cualquier hora y en cualquier lugar se configura como un nuevo paradigma educativo fuertemente apoyado en las tecnologías digitales y en red que progresivamente integran los ecosistemas de aprendizaje. En ese contexto les invitamos a estar con nosotros en esta octava edición de las conferencias “Challenges”, que van a tener lugar el 15 y 16 de julio en la Universidade do Minho, reflexionando, participando y discutiendo los resultados de la investigación en TIC en educación, para promover nuevas agendas de investigación, de intervención y de consolidación del conocimiento.

Organizado por el Centro de Competencia en TIC en Educación del Instituto de Educación de la Universidade do Minho, el congreso se desarrollará abarcando una gran pluralidad de temáticas, organizadas en torno a tres ejes principales:

  • Ambientes emergentes
  • Lo digital y el curriculum
  • Evaluación digital

En el eje “Ambientes emergentes” se incluyen las contribuciones que discuten las innovaciones tecnológicas más recientes,  promoviendo líneas de desarrollo futuro en sus dimensiones relacionadas con la educación y la formación.

En el eje “Lo digital y el curriculum” se pretende recoger las contribuciones en torno a la problemática de la innovación curricular y pedagógica con las TIC, considerando no sólo los contextos curriculares formales, escolares y académicos, sino también los contextos no formales e informales de aprendizaje.

En el eje “Evaluación digital” se recogen las diferentes dimensiones de evaluación en el ámbito de las TIC en la educación, siendo aquí consideradas las problemáticas, prácticas y modelos de evaluación de software, servicios, interfaces, dispositivos y cursos en ambientes digitales y online.

¡Contamos con la participación de todas las personas interesadas en las problemáticas educativas para que nos acompañen en este evento!

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