Oradores


Prof. Dr. António Dias de FigueiredoProf. Dr. António Dias de Figueiredo

António Dias de Figueiredo é professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra em “Sistemas de Informação nas Organizações”, “TIC na Educação”, “Estratégia e Qualidade na Educação Superior” e “Métodos de Investigação”. Atua também como consultor independente nessas áreas. Foi vice-presidente do Programa Intergovernamental da UNESCO e membro do NATO Special Program Panel on Advanced Educational Technology. Integrou o Grupo de Responsáveis Nacionais para as TIC na Educação da Comissão Europeia. Participou em vários projectos europeus como parceiro e consultor científico e atuou em várias ocasiões como consultor da Comissão Europeia para questões de estratégia no uso das TIC na educação. Foi Presidente do programa Europeu “PROMETEUS – PROmoting Multimedia access to Education and Training in the EUropean Society” e do “Special Interest Group in Context & Learning” do projecto europeu Kaleidoscope. Foi proponente e coordenador, em 1985/1988, do Projecto MINERVA. Foi agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Aberta e o Sigillum Magnum pela Universidade de Bolonha. É autor e co-autor de mais de três centenas de artigos e capítulos de livros publicados no País e no estrangeiro.


ajoAntónio José Osório

António José Meneses Osório é Professor Auxiliar, com agregação, da Universidade do Minho e membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação. Investigador do Centro de Investigação em Educação.

Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. É diretor de cursos de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento.


ateixeiraAntónio Teixeira

(António Moreira Teixeira, Universidade Aberta (PT) & European Distance and E-learning Network (UK))
É Professor Auxiliar na Universidade Aberta e Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Atualmente, é Presidente da European Distance and E-learning Network e também Diretor no International Board of Standards for Training, Performance and Instruction.

Entre 2006 e 2009, foi Pró-reitor para a Inovação em Ensino a Distância na Universidade Aberta, tendo concebido e coordenado a estratégia de transformação da instituição numa universidade totalmente online. Mais tarde, em 2012, foi também co-autor do primeiro modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online conhecido no mundo (iMOOC) e liderou o seu desenvolvimento e implementação. Participou também na criação do modelo europeu sMOOC, em 2014.

Integra o comité científico de mais de uma dezena de revistas internacionais na área da educação aberta, a distância e eLearning e também filosofia, tendo ao longo dos anos integrado mais de duas dezenas de projetos internacionais nestes domínios.

É também membro do International Advisory Board da Distance Education and Learning Futures Alliance da Massey University (Nova Zelândia) e do Comité Científico da edição iberoamericana do Relatório Horizon. É ainda Vice-presidente do comité científico-pedagógico do Instituto InnovENT-E (França).

Foi professor visitante na Korean National Open University e é, desde 2010, EDEN Fellow.


acoelhoAntónio Coelho

António Fernando Coelho é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Leciona diversas disciplinas nas áreas da Computação Gráfica, das Ciências e Tecnologias da Programação e dos Jogos Digitais. É ainda diretor do Programa Doutoral em Média Digitais na Universidade do Porto e membro do Board of Advisors do programa UT Austin | Portugal.

É também investigador sénior do INESC TEC, tendo-se doutorado em 2006 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na área da Computação Gráfica. Tem participado em diversos projetos de investigação (desde projetos Europeus a projetos de consultoria especializada com a indústria) e orientação de teses de doutoramento e mestrado, focados nas áreas da Computação Gráfica (Realidade Virtual e Modelação Procedimental), dos Jogos Sérios (Geração Procedimental de Conteúdos, Jogos baseados na Localização e Aprendizagem Baseada em Jogos) e dos Sistemas Geoespaciais (Sistemas baseados na Localização e Bases de Dados Espaciais).


ema_b

Emma Bond

Dr. Emma Bond is Director of iSEED| (The Institute for Social, Educational and Enterprise Development) at UCS. She is a Senior Lecturer in the Faculty of Art, Business and Applied Social Sciences and has 14 years teaching experience on social science undergraduate and post-graduate courses and PhD supervision. Emma has extensive research experience and is a Senior Fellow of the Higher Education Academy and a visiting Senior Fellow at the London School of Economics.

Emma’s specialist research interests focus on the everyday interactions between people, society and technology and she is especially interested in developing both innovative and accessible methodologies in research which foster participation with marginalised groups. She is internationally renowned for her work on online and social media environments and has extensive research experience in this field. Emma’s book Childhood, Mobile Technologies and Everyday Experiences (published by Palgrave in 2014) has been nominated for the highly prestigious BSA Philip Abrams Memorial Prize for the best first and sole-authored book within the discipline of Sociology. Her current research interests have a strong focus on qualitative methods, including innovative, creative and virtual methods, and include risk and everyday life; self-identity especially gendered, sexual identities; technology and higher education, and young people’s use of media. Emma had recently completed an eight month in depth qualitative research study funded by the Police and Crime Commissioner for Suffolk which investigated the experiences of victims or domestic abuse, their views on the criminal justice system, the services available to them and the support they received.


bentoBento Duarte da Silva

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa.

Atualmente, é Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013). É membro do Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE). É coordenador da área de especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação.

Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Mestrado e de Doutoramento na área de Tecnologia Educativa. É presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado bianualmente conjuntamente com a Universidade da Corunha (Espanha). É autor de mais de uma centena de trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação. Mais recentemente, participou na organização do livro Cenários para a inovação para a educação na Sociedade Digital, publicado pela Editora Loyola (São Paulo/Brasil).


luis-pLuís Pedro

Docente e investigador do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Responsável e participante em diversos projetos de investigação, com interesses nas áreas de conceptualização, desenvolvimento e integração de tecnologias de comunicação – social media e jogos – em contextos de educação e formação. Mais informação em http://about.me/lpedro


luis_t

Luís Alexandre da Fonseca Tinoca

Luís Tinoca licenciou-se em Ensino de Física e Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1999, e trabalhou como professor do ensino básico e secundário em Portugal antes de se mudar para a Universidade do Texas em Austin, nos EUA, onde se doutorou em Science Education, em 2004.

Actualmente é Professor Auxiliar e vice-presidente do Conselho Pedagógico, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integra o grupo de investigação “currículo e formação de professores”, onde coordena o doutoramento em “formação de professores”, e os mestrados em “supervisão e orientação da prática profissional” e em “formação de professores”.

As suas principais áreas de interesse são a formação de professores, o desenvolvimento profissional, a avaliação da formação, o desenvolvimento curricular, e a formação e avaliação em contextos de elearning.

Tem colaborado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, financiados por diversas organizações, incluindo a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Comissão Europeia, a Fundação Bill e Melinda Gates, a Association for the Advancement of Computing in Education, e a Society for Information Technology and Teacher Education.


anadiasAna Augusta Dias 

Ana Dias é coordenadora do Centro e-learning da TecMinho – Interface da Universidade do Minho. Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, com Pós-Graduação em Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Tem experiência como Docente do Ensino Superior, é Formadora e Consultora.

Coordenadora do Observatório Panorama e-learning 360º – Governação e as Praticas de e-learning em Portugal www.panoramaelearning.pt.

Desde 2014 participa em duas Comissões Técnicas de Normalização do Instituto Português da Qualidade, CT 187 – Aprendizagem Formal, Não Formal e Informal em Educação; e CT 169 – Investigação, Desenvolvimento e Inovação.


jcsJoão Carlos Sousa

João Carlos Sousa é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com formação pós-graduada em Comunicação Educacional Multimédia. Professor do Ensino Secundário Consultor, formador com várias certificações, investigador na área da Educação e líder associativo, tem desenvolvido a sua carreira profissional na área das tecnologias educativas e da aprendizagem das ciências em ambientes formais e não-formais, apresentando regularmente comunicações em eventos e tendo vários artigos e capítulos de livros publicados.

É presentemente Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral de Educação.


eduarda_f

Eduarda Ferreira

Doutorada em Geografia Humana, mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning e Psicóloga Educacional. Investigadora no CICS.NOVA, FCSH, Universidade Nova de Lisboa e membro do Space, Sexualities and Queer Research Group of the Royal Geographical Society, do Reino Unido. Membro da equipa do projeto Net Children Go Mobile – Portugal. Tem participado em diversas Comissões Organizadoras de conferências, tais como: “Crianças e Meios Digitais Móveis” (Lisboa, 2014), “European Geographies of Sexualities Conference” (Bruxelas 2011 e Lisboa 2013) e “Geografias da Inclusão: Desafios e Oportunidades” (Lisboa 2010). Tem investigado e publicado sobre o uso de telemóveis em contextos educativos. Os seus interesses de investigação estão relacionados com mapas colaborativos em ambiente online, geografias de género e políticas de igualdade.


jmcJosé Moura Carvalho

Professor de Inglês do Ensino Secundário, foi Leitor de Português na Universidade de Southampton, Reino Unido, fez parte do Polo do Projeto MINERVA da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, trabalhou no Instituto de Inovação Educacional, foi Coordenador do Centro Virtual Camões, do então Instituto Camões, colaborou com o Gabinete de Avaliação Educacional, trabalhou na Direção-Geral de Educação, onde chefiou a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. É, atualmente, o Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e o Coordenador do projeto TEA: Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro, sob os auspícios da Fundação Calouste Gulbenkian.

Esteve implicado e coordenou vários projetos e iniciativas na área das TIC na educação. Tem vários artigos e um livro publicados em torno da temática da utilização educativa das tecnologias digitais.


andy_gAndy Goodwyn

Professor Andy Goodwyn is Head of The Institute of Education at The University of Reading. After 12 years teaching English in schools he moved to work in teacher education and research. His research focuses on first language education, the importance of digital technologies and on the concept of teacher expertise. He has published extensively including single authored and edited books, contributed to many scholarly journals and given lectures and presentations around the world. He is on the editorial board of numerous journals. He is currently President of The International Federation for the Teaching of English and a Fellow of the Royal Society of Arts.

Recent and forthcoming books include:
Goodwyn, A., 2015, Models of expert teaching from an International Perspective, London: Routledge, Falmer.
Goodwyn, A., Durrant. C and Reid, L [Eds] International perspectives on the teaching of English in a Globalised World, Routledge, September 2013
Goodwyn, A., 2010, The Expert Teacher of English, London: Routledge Falmer.

Chapters include:
Goodwyn, A. (in press, 2015) ‘The e-reader: the phenomenon of the Kindle and other reading devices’, (Eds) Tzu-Bin, Chen, Victor and Chai, Ching Sing, New Media and Learning in the 21st Century: A socio-cultural perspective, London, Springer.
Published
Goodwyn, A. (2014) English and Literacy in Education – National Policies. In Leung, C and Street, B. eds. The Routledge Companion to English Language Studies, London, Routledge.
Goodwyn, A. (2013) ‘E-readers and the future of reading in schools’, in Goodwyn, A., Durrant. C and Reid, L [Eds] International perspectives on the teaching of English, Routledge, June 2013

For further info go to http://www.reading.ac.uk/education/about/staff/a-c-goodwyn.aspx


jlrJosé Luís Ramos

José Luís Pires Ramos é Professor na Universidade de Évora no Departamento de Pedagogia e Educação e responsável pela docência na área das Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação nos cursos de licenciatura, mestrado (formação inicial de professores) e doutoramento desta universidade.

É coordenador do Centro de Competência TIC desde 1997.Participa em diversos projectos educativos e de investigação nacionais e internacionais envolvendo a integração das tecnologias na aprendizagem e no currículo.