Acerca de…

eSkills? De que se trata?

eSkills for Jobs 2014 (eSkills para Empregos 2014)

é uma campanha inter-setorial e multilateral da Comissão Europeia que envolve mais de 650 organizações de toda a Europa, incluindo empresas, associações, instituições educativas e de formação e ONG. O objetivo da campanha é sensibilizar para a necessidade de os cidadãos melhorarem o seu domínio das competências em tecnologias da informação e comunicação (TIC) para o mundo do trabalho. A campanha surge como resposta à procura crescente de profissionais qualificados em TIC, atualmente não satisfeita, apesar dos elevados níveis de desemprego na Europa.

Ao mesmo tempo que muitos europeus se debatem para encontrar trabalho, as empresas de tecnologia deparam-se com uma insuficiência crítica de profissionais de TIC. A Europa registará possivelmente até 2015 um défice de 900.000 profissionais de TIC, pondo em risco o crescimento e a competitividade. As mulheres estão igualmente sub-representadas a nível dos empregos relacionados com as TIC – a força de trabalho feminina em TIC representa menos de 30%.

Além disso, uma percentagem crescente de todos os empregos hoje exige conhecimentos sobre as TIC. Contudo, metade dos cidadãos da União Europeia possuem competências informáticas nulas ou reduzidas.

eSkills para Empregos encoraja os cidadãos a desenvolverem as suas competências digitais para acederem ao mercado de trabalho atual. A campanha foi lançada no âmbito da Grande Coligação para o Emprego Digital da Comissão Europeia, uma parceria multilateral que visa resolver o défice de eSkills entre os europeus e incentivar as pessoas a explorarem plenamente as oportunidades potenciais de emprego que as TIC oferecem.

eSkills para Empregos 2014 inclui centenas de eventos a nível nacional e europeu, bem como concursos de competências e atividades de marketing e mobilização nos meios sociais. Os grupos-alvo principais são os jovens, os desempregados, os profissionais de TIC, as empresas (em particular, as PME), assim como os dirigentes empresariais e os decisores políticos.

eSkills for Jobs 2014

  O Centro de Competência em TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho associa-se à iniciativa e-skills, promovendo o seu espírito empreendedor. Premissas: A Europa precisa de investir na educação para criar profissionais altamente qualificados, aproximando o sistema educativo do mercado de trabalho para melhorar a empregabilidade dos jovens europeus. Importância de se […]