Conferência Nacional e-Skills

A Conferência Nacional e-Skills terá lugar na Universidade do Minho, em 02 de dezembro de 2014.

Programa  (versão detalhada, em PDF)

14:00 Receção aos participantes

14:15 Sessão solene de abertura

  • José António Brandão Carvalho, Vice-presidente do Instituto de Educação, Universidade do Minho  Nota biográfica->
    José António Brandão Carvalho, Doutor em Educação (especialidade de Metodologia do Ensino do Português) pela Universidade do Minho, Portugal. Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Principais áreas científicas de investigação: Didática da língua materna / Didática da escrita / Literacias / Escrita Académica. Leciona disciplinas no domínio da Educação em Línguas, Didática do Português Língua Materna, Didática do Português Língua Não-Materna (L2/LE), Escrita Académica, Metodologia de Investigação em Educação. Coordenou Projetos de Investigação sobre Práticas de literacia, Escrita – Construção e Expressão do Conhecimento, Ensino da Escrita, Processo de escrita – avaliação de capacidades e promoção de competências. Publicou mais 60 textos em livros, revistas científicas, livros de atas nacionais e estrangeiros.
  • António José Osório, CCTIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho  Nota biográfica->
    António José Osório, nascido a 3 de agosto de 1959, na freguesia de Lemenhe, concelho de V. N. de Famalicão, é Professor Auxiliar, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação. É investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. É, também, o Diretor do Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento.
  • Filipe Vaz, Pró-reitor da Universidade do Minho Nota biográfica->
     Felipe Vaz, é Professor Associado com Agregação no Departamento de Física da UMinho desde março de 2012. Ingressou na UMinho como assistente-estagiário em 1992. Licenciado em ensino de Física e Química (UMinho, 1992), tendo realizado provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1996 e Doutorado em Ciências (área de especialização em Física) em 2000.
    Desempenhou vários cargos e funções, de que se destacam: Vice-presidente, presidente do Conselho Pedagógico e membro do Conselho de Gestão da Escola de Ciências da UMinho e membro do Senado Académico da UMinho, de fevereiro de 2010 a novembro de 2013. 
    Atualmente é Pró-reitor da Universidade do Minho, com o pelouro Novos Projetos de Ensino.
  • José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação
  • João Nuno Ferreira, Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

14:40 Entrega de prémios dos Clubes Europeus
14:45 Painel: e-Skills for Jobs 2014 – Um desafio europeu

  • João Carlos Sousa, Coordenador da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – DGE
  • Charmaine Kerr, representante da EUN (via WebEx) Nota biográfica->
    Charmaine Kerr joined European Schoolnet in October 2010. As Project Manager of the e-Skills for Jobs Campaign and the Grand Coalition for Digital Jobs project Charmaine is responsible for the management, coordination and reporting of the national contact points and stakeholders’ activities. Additionally, as Project Coordinator for the European Coordinating Body in STEM education she is responsible for coordinating the implementation of the project with consortium partners.
    Prior to joining European Schoolnet, Charmaine gained over ten years of professional experience in various public and private organisations such as the European Agency for Drugs and Drug Addiction, in the areas of European Projects and social science research, technical assistance and international cooperation. Charmaine was also appointed as Research Executive, Child Protection Officer and team coordinator within the Foundation for Social Welfare Services. Within the private sector Charmaine was responsible for the training and quality management of an international organisation, she was appointed as Training and Quality Manager.
    Charmaine holds a Masters Degree with distinction in Forensic Psychology and Law from the University of Portsmouth, UK and a Bachelors degree in Psychology with Honours from the University of Malta. She is also a qualified Gestalt Psychotherapist.
  • António Murta, embaixador “eSkills for jobs 2014”

15:30 Coffee break
Exposição: Projetos portugueses no Concurso Europeu “e-Skills for jobs 2014”
16:00 Painel: Competências para um novo Presente

  • António José Osório, CCTIC da Universidade do Minho  Nota biográfica->
    António José Osório, nascido a 3 de agosto de 1959, na freguesia de Lemenhe, concelho de V. N. de Famalicão, é Professor Auxiliar, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação. É investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. É, também, o Diretor do Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento.
  • Maria do Céu Taveira, Escola de Psicologia da Universidade do Minho  Nota biográfica->
    Maria do Céu Taveira, Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Foi docente e investigadora na FPCE da Universidade do Porto, sendo atualmente membro da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, e coordenadora da linha de estudo em Desenvolvimento Vocacional e Aconselhamento no Centro de Psicologia desta mesma instituição. É autora de diversos livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais sobre os temas da exploração e desenvolvimento da carreira e da identidade, adaptação académica no ensino superior e inserção socioprofissional de jovens e adultos. 
  • Ana Cunha, Geojustiça  Nota biográfica->
    Ana Cunha é licenciada em História pela Universidade do Minho, estando na mesma universidade a terminar a tese de mestrado em História Medieval. Tem desenvolvido investigação nas temáticas da Idade Média, Paleografia e Técnicas de Pesquisa de Informação.
    Colabora na empresa Geojustiça, na pesquisa de informação em Arquivos, transcrição paleográfica de documentos, trabalho de campo e produção de relatórios, desde 2011. Atualmente é investigadora no âmbito do projeto “Dicionário ilustrado de conceitos jurídico-geográficos: um instrumento ao serviço da atividade jurídica”. No âmbito da sua atividade profissional é utilizadora ativa dos sistemas de informação geográfica e de tecnologia de vanguarda, como recentes equipamentos de recolha de dados.

17:30 Encerramento


Informações sobre como chegar a Braga, podem ser encontradas na opção “Informações“.