Facebook Twitter Youtube

icon gal

XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019

Universidade do Minho, Braga 13-14-15 de maio


 

Nesta edição da Challenges, comemorativa dos seus 20 anos, elegemos os Desafios da Inteligência Artificial na educação como temática de reflexão coletiva.

A presença da Inteligência Artificial nos ambientes de aprendizagem e sua ubiquidade crescente em todas as esferas da nossa vida proporcionam um contexto de ecossistemas de aprendizagem cada vez mais ricos e diversificados e também mais sujeitos a desafios e tensões. A automatização de tarefas de gestão, os processos de avaliação, a oferta de conteúdos personalizados e de tutoria e feedback, os ambientes de aprendizagem com múltiplas alternativas de interação virtual são, entre outros, realidades que urge debater amplamente.

A Challenges mantém o espírito de comunidade de partilha entre investigadores, professores e estudantes num sentido de debate e aprendizagem conjunta. Assim, esperamos acentuar a discussão em torno de 3 eixos organizadores das sessões de apresentação de trabalhos.

Eixo I – Tecnologias, aplicações e sistemas emergentes

Este eixo reúne os contributos que visam discutir a inovação no domínio das tecnologias digitais, com ênfase na Inteligência Artificial, nas suas múltiplas vertentes e dimensões e na sua articulação no horizonte de desenvolvimento das dimensões formal, informal e não-formal do ensino, da formação e da aprendizagem. Dá especial cobertura aos processos de ensino e aprendizagem, às tecnologias, aplicações e sistemas emergentes do avanço tecnológico e da inovação científico-pedagógica.

Eixo II – Recursos, práticas, currículo e políticas

Este eixo integra os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica articulada com as tecnologias digitais e potencializada pela dimensão da Inteligência Artificial, no sentido do desenvolvimento do currículo nos diferentes contextos e ambientes de aprendizagem. Abrange a aprendizagem ao longo da vida, a aprendizagem ubíqua e os ambientes e espaços flexíveis de aprendizagem que buscam adequação e eficácia na preparação de competências para o nosso tempo.

Eixo III – Ética, gestão, financiamento, investigação e avaliação

Este eixo inclui diferentes dimensões da avaliação no âmbito das TIC, com especial atenção aos vetores que integram Inteligência Artificial, Learning Analytics e Big Data como novas formas de abordagem. Integra aspetos relacionados com a usabilidade, a fiabilidade, a credibilidade e a eficácia da avaliação de recursos, sistemas e aprendizagens no quadro da sua realização com apoio em ambientes e ferramentas digitais.

Inscrições no período normal até 14 de abril.


 

X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017

Universidade do Minho, Braga 8, 9 e 10 de maio de 2017


Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e aprendizagem com as TIC, que tem orientado as edições das “Challenges”, a X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, terá Learning in the clouds | Aprender nas nuvens como tema mobilizador dos estudos e práticas sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais, conectadas em rede.

Neste contexto, convidamos todas as pessoas que se interessem pelas temáticas educacionais a estar connosco nesta décima edição das conferências “Challenges”, a ter lugar em 8, 9 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, para partilhar, discutir e refletir sobre os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.

O tema central da conferência “Aprender nas nuvens/Learning in the clouds”, desenvolve-se em três eixos temáticos:

I – Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem
II – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais
III – Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitais

No eixo “Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

Com o eixo “Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais” pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

O eixo “Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitais” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais.

visite: www.nonio.uminho.pt/challenges


 

Sítio principal Challenges

Inscrições

Submissão de trabalhos

Em 2015 completam-se 30 anos após o início do Projeto MINERVA, o projeto de referência para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal. Tendo sido um projeto Português, o MINERVA foi também considerado internacionalmente um caso de sucesso de inovação em educação com TIC. Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e aprendizagem com as TIC, que tem orientado as edições das “Challenges”, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede.

Neste contexto, convidamos todas as pessoas que se interessem pelas temáticas educacionais a estar connosco nesta nona edição das conferências “Challenges”, a ter lugar em 14 e 15 de maio de 2015, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, para partilhar, discutir e refletir sobre os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.

Numa organização do Centro de Competência em TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a conferência desenvolver-se-á abarcando uma pluralidade de temáticas, organizadas em torno de três eixos principais:

  • Ambientes emergentes
  • O digital e o currículo
  • Avaliação digital

No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

Com o eixo “O digital e o currículo” pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online.

Participe! Inscreva-se!


 

Challenges 2013

VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Challenges 2013

Um resumo da Challenges, na perspetiva de um participante. Obrigado, Nuno Ratão!

Visite o site da Challenges de 2013, aqui.