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Apresentação da Challenges 2015 

 

Em 2015 completam-se 30 anos após o início do Projeto MINERVA, o projeto de referência para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal. Tendo sido um projeto Português, o MINERVA foi também considerado internacionalmente um caso de sucesso de inovação em educação com TIC. Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e aprendizagem com as TIC, que tem orientado as edições das “Challenges”, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede.

Neste contexto, convidamos todas as pessoas que se interessem pelas temáticas educacionais a estar connosco nesta nona edição das conferências “Challenges”, a ter lugar em 14 e 15 de maio de 2015, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, para partilhar, discutir e refletir sobre os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.

 

Eixos principais

A conferência desenvolver-se-á abarcando uma pluralidade de temáticas, organizadas em torno de três eixos principais:

 - Ambientes emergentes
 - O digital e o currículo
 - Avaliação digital

No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

Com o eixo “O digital e o currículo” pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online.

 

Submissão de trabalhos

São aceites comunicações livres e posters em Português (língua de trabalho da conferência), Espanhol, Inglês e Francês.

 

Informação adicional

Informação mais completa em http://www.nonio.uminho.pt/challenges2015

 


 

eSkills logótipo

A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade do Minho, realizará a Conferência Nacional eSkills 2014 no próximo dia 2 de dezembro, em Braga.

O evento decorrerá no instituto de Educação, no campus de Gualtar e contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

A iniciativa eSkills for Jobs 2014  é promovida pela Direção-Geral das Empresas e da Indústria, da Comissão Europeia, cuja coordenação internacional é da Digitaleurope e da European Schoolnet sendo realizada sob a égide da Grande Coligação para o Emprego Digital da Comissão Europeia. A entidade promotora em Portugal é a Direção-Geral da Educação (DGE), com funções de coordenação e promoção das atividades a nível nacional. 

Esta iniciativa envolve mais de 650 organizações de toda a Europa, incluindo empresas, associações, instituições educativas e de formação e ONG. 

O objetivo da iniciativa é sensibilizar para a necessidade de os cidadãos melhorarem o seu domínio das competências digitais para o mundo do trabalho e divulgar junto dos jovens as oportunidades de emprego geradas pelas tecnologias.

A iniciativa europeia surge como resposta à procura crescente de profissionais qualificados em TIC, atualmente não satisfeita, apesar dos elevados níveis de desemprego na Europa.

Nesta medida, o programa  eSkills for jobs 2014 encoraja os cidadãos a desenvolver as suas competências digitais para responder aos desafios do mercado de trabalho atual. 

Inscrição livre em http://www.nonio.uminho.pt/eskills/

Encontro Regional eTwinning

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) e o Centro de Competência em TIC na Educação da Universidade do Minho promovem o Encontro Regional eTwinning,  em Braga,  nos dias 19 e 20 de setembro de 2014.

Este encontro, de caráter gratuito, decorrerá no Instituto de Educação da Universidade do Minho. A inscrição é coordenada pela ERTE/DGE, estando disponíveis informações adicionais no site nacional eTwinning em http://etwinning.dge.mec.pt/

Do programa de atividades constam workshops sobre o registo no portal eTwinning, a dinamização do TwinSpace, a partilha e colaboração nos projetos eTwinning e as ferramentas web 2.0, sessões plenárias e mesas redondas sobre a problemática da geminação eletrónica de escolas europeias.

Os participantes no encontro poderão aceder à internet através de ligações wireless de acordo com as credenciais fornecidas no local. 

Manual de configuração da rede Wireless Guest (PDF)

 

Dê a sua opinião sobre o ensino e a aprendizagem de competências para o século 21, na escola!

 

Professores, diretores de escola ou de agrupamento de escolas, pais e alunos interessados no ensino e na aprendizagem, na escola, de competências do século 21 aplicadas a situações da vida real podem participar na consulta on-line da KeyCoNet, clicando aqui https://pt.surveymonkey.com/s/KeyCoNet_PT. O questionário pede respostas breves e ao fazê-lo habilita-se a ser um dos sorteados para participar, como convidado da KeyCoNet na sua conferência final, na Grécia, no final de outubro 2014!

Outros grupos de interessados, pertencentes, por exemplo a uma universidade, um ministério, uma ONG, uma organização internacional, à indústria, etc., também podem participar na consulta, respondendo a um questionário similar, em Inglês, disponível aqui: https://www.surveymonkey.com/s/KeyCoNet_stakeholders

Que estratégias utilizam atualmente as escolas para adotar uma abordagem educativa baseada em competências e quais são os obstáculos com que se deparam? Que metodologias de ensino e de aprendizagem, capazes de empenhar e responsabilizar os alunos no desenvolvimento das suas competências, são mais apreciadas por eles, e como são avaliadas? Será que os pais consideram relevante e útil este tipo de abordagem para melhorar a aprendizagem dos seus filhos?

A consulta pública da KeyCoNet estará on-line até 16 de junho de 2014 e reunirá feedback de professores, diretores, pais, alunos e outros interessados na educação, sobre o ensino e a aprendizagem, nas escolas, baseados em competências. Esse feedback público complementará as sugestões de especialistas, que estão a ser recolhidas simultaneamente, e será usado para melhorar e fundamentar as recomendações da rede para as políticas e as práticas europeias, que serão apresentadas na conferência final da KeyCoNet na Grécia e publicadas no final de outubro de 2014.