Facebook Twitter Youtube

icon gal

O Centro de Competência da Universidade do Minho foi criado em 1997, no âmbito do concurso nacional do Programa Nónio Séc. XXI, tendo como missão desenvolver a integração curricular e inovação pedagógica com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), disponibiliza apoio, formação e consultadoria nas iniciativas e projectos de escolas do Ensino Básico ao Secundário.

O CCTIC-UM surge na continuidade da tradição de formação de professores e da investigação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação realizada na Universidade do Minho, a qual albergou um dos Pólos MINERVA (1985 - 1994), projecto que constitui uma referência no processo de introdução das TIC na Educação e que contribuiu para o desenvolvimento da oferta de formação pós-graduada da Universidade neste domínio, dando lugar à edificação de uma massa crítica de professores capazes de perspectivas, desenhar e implementar projectos educativos nesta área.

Atualmente, a equipa do Centro é constituída por docentes e investigadores da Universidade do Minho e por um professor do ensino básico destacado através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação. A principal atividade desenvolvida incide no acompanhamento de projectos de inovação educacional com as TIC, com especial referência para a formação e dinamização da utilização de ambientes de ensino-aprendizagem online através de plataformas de e-learning (LMS), bem como na conceção e produção de conteúdos digitais. Também, no âmbito das áreas de intervenção em curso participa em estudos e projectos nacionais e internacionais nos domínios do e-learning e educação em rede, integração curricular e inovação educacional com as TIC, ambientes emergentes e desenvolvimento de conteúdos digitais, avaliação online, segurança na internet e organiza, desde 1999, a Challenges - Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e, desde 2011, a jornada de Conteúdos Digitais para a Educação (jCDE).