Programa

Programa

09:00 – Credenciação

09:30 – Sessão de Abertura

09:45 – Workshops

11:45 – Coffee Break

12:00 – Conferência Plenária (Auditório do C. Multimédia): A Hora do pensamento computacional na Escola: conteúdos e recursos digitais para todos

José Luís Ramos (Universidade de Évora)

José Luís Pires Ramos é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Salamanca. É Professor e investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia na Universidade de Évora. É coordenador do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência, através da DGE-ERTE. A sua atividade profissional incide nos campos da integração das TIC no currículo e na aprendizagem, formação de professores em TIC e conceção, desenvolvimento e avaliação de software, conteúdos e recursos educativos em suporte digital. Tem participado em projetos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais e publicado artigos científicos e pedagógicos nos domínios assinalados. Foi coordenador e coautor de vários estudos nacionais no domínio das TIC em Educação, com destaque para o estudo “Portal das Escolas. Recursos Educativos Digitais para Portugal: Estudo Estratégico”. Em curso estão projetos de investigação no domínio da introdução de dispositivos móveis (tablets) na escola e no domínio da introdução do pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem.

13:00 – Almoço

14:00 – Workshops

16:00 – Coffee break

16:15 – Painel (Auditório do C. Multimédia): Conteúdos Digitais e Aprendizagem

António José Osório  (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

António José Osório

António José Meneses Osório é Professor auxiliar, com agregação, da Universidade do Minho e membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação. Investigador do Centro de Investigação em Educação.
Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Diretor de cursos de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento.

José Moura Carvalho (ERTE/DGE) PDF: Conteúdos digitais e aprendizagem

José Moura Carvalho

José Moura Carvalho é atualmente o coordenador da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE). Desde há muitos anos ligado à integração das TIC na educação, fez parte da equipa do Pólo do Projeto MINERVA da FCT-UNL na década de 1980 e mais recentemente integrou aa equipa do projeto Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação (SACAUSEF). Foi o criador do Centro Virtual Camões, do então Instituto Camões, agora Camões e o seu coordenador durante 7 anos.

Luís Henrique Fernandes (Agrupamento de Escolas do Freixo) PDF: Aprendizagem e Inovação

Luís Henrique Fernandes

Luís Henrique Fernandes é Mestre em Educação na especialidade de Desenvolvimento Curricular, tendo sido Professor de Português e Francês entre 1991 e 1997.
Desde 1997 assume a direção do Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima.
Autodidata das TIC desde 1985, é cofundador do blogue internacional www.innteach.com, um projeto desenvolvido por professores de vários países e publicado em 7 línguas.

 

Manuel Luís Silva Pinto (Casa das Ciências) PDF: RED ou RED

Manuel Silva Pinto

Manuel Luís Silva Pinto é Licenciado em Engenharia pela FEUP em 1971 e Mestre em Ciências da Educação, especialidade de Informática no Ensino, pela Universidade do Minho. Foi professor de Física e Química do Ensino Secundário (atualmente aposentado). Ativamente ligado às TIC e ao digital na educação desde a década de 1980, desempenha atualmente as funções de Sub coordenador do Projecto Casa das Ciências da Fundação Calouste Gulbenkian.

Arnaldo Santos (PT Inovação) PDF: Conteúdos Digitais e Aprendizagem

Arnaldo Santos

Arnaldo Santos é doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, Mestre em Ciência da Computação pela Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Licenciado em Telecomunicações e Engenharia Eletrónica pela Universidade de Aveiro. Tem larga experiência como gestor de projetos de e-learning e b-learning, particularmente nas áreas de design, implementação e avaliação de processos de formação e desenvolvimento de multimédia para o ensino e para a formação. Tem experiência de liderança de projetos em áreas como a gestão do conhecimento, comunidades de aprendizagem distribuídas e aprendizagem ao longo da vida, coordenando e sendo responsável pela especificação e conceção de vários conteúdos de e-learning. É autor e coautor de vários livros, artigos e comunicações das áreas da formação em gestão, educação a distância, blended learning e e-learning. Atualmente é Manager do Departamento de Comunicação na PT Inovação e Professor convidado na Universidade de Aveiro.

18:00 – Encerramento da Jornada

Posts Recentes

jCDE2014 – Programa definitivo

O programa definitivo da III jornada Conteúdos Digitais para a Educação (jCDE2014) encontra-se publicado desde hoje.

Apesar de não terem encerrado as inscrições, a seleção online de workshops já não está disponível. Contudo, os participantes que não reservaram lugares poderão participar nos workshops que tenham lugares disponíveis, devendo indicar essa preferência junto do secretariado, no próprio dia.

A Comissão Organizadora difundirá a conferência principal e o painel através dos serviços de video streaming com informação a ser publicitada neste espaço online.

  1. Problemas de acesso ao serviço e inscrição Deixar uma resposta
  2. Lista de Workshops disponíveis Deixar uma resposta
  3. Apresentação da 3.ª Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação Deixar uma resposta