Arquivo

Arquivo do Autor

Um Postal vale Mil Palavras

Os alunos das turmas de 7° e de 8° anos da Secção Portuguesa do LI foram desafiados a resumir dois dos livros que leram neste projeto colaborativo em cinco perguntas. Aqui ficam os quatro melhores trabalhos dessas duas turmas:

 

Share
Tags:

29 de junho de 1900

Hoje, o Google celebra o nascimento de Antoine de Saint-Exupéry, nascido a 29 de junho de 1900. O genial artista-escritor que inspirou Cláudio Fragata num dos livros, ZÉ PERRI, estudados neste trabalho colaborativo.

Nasceu na cidade de Lyon e foi um mau aluno. No entanto, conseguiu passar no exame do final do ensino secundário: tinha 17 anos quando obteve o BAC. Começa aí a sua carreira de escritor e de piloto. O Principezinho foi publicado em 1943 e marca o apogeu da sua carreira. Conto filosófico aparentemente infantil, cada capítulo conta um encontro do protagonista, num estilo natural e sincero. As alegorias permitem-lhe criticar o comportamento absurdo das «pessoas crescidas» e da sociedade em geral numa época em que a Segunda Guerra Mundial devasta a Europa e o Mundo.  A 31 de julho «Saint-Ex» parte para a que seria a sua última missão de voo. O seu avião é abatido no Mediterrâneo por um piloto alemão que só se «denuncia» no século XXI.

(yoyox lembrou e a professora escreveu esta mini-postagem)

Share
Tags:

Apreciando um filme para ler melhor um livro!

Os alunos do 8º ano da Secção Portuguesa do LI viram o filme americano de 1974 baseado na obra de Saint-Exupéry, O Principezinho (para os portugueses) e O Pequeno Príncipe (para os brasileiros). O filme foi visto para explorarmos melhor a obra de Cláudio Fragata, Zé Perri. Aqui ficam as impressões dos alunos do século XXI sobre um filme do século passado. Incrível como o tempo passa!!!

Share
Tags:

Nkuma e Chem-Chem – do texto narrativo ao texto dramático

Os alunos do 7º ano da Secção Portuguesa do LI, depois de lerem o livro de Luísa Coelho transformaram a narrativa num texto dramático. Podem consultar o livro que a seguir se apresenta com o resultado do nosso trabalho (basta clicar em cima para o aumentar):

Share
Tags:

Conversa de estórias… (8º ano do LI)

Tags:

Diário de três encontros

As turma de 4º, 6º e 7º anos da Secção Portuguesa do LI receberam ontem e hoje a visita da escritora Luísa Coelho. Aqui fica um breve diário desta passagem da escritora pela nossa Secção:

Share
Tags:

O primeiro dia de aulas do Nkuma…

Os alunos de 4º ano, depois de terem estudado Nkuma e Chem-Chem imaginaram como seria o primeiro dia de aulas do Nkuma. Aqui ficam 13 hipóteses de como tudo aconteceu!!!

Share
Tags:

Nkuma insiste com a mãe…

Os alunos de 6º ano do LI tentaram imaginar como teria continuado o livro de Luísa Coelho. Assim, inventaram a continuação da estória angolana procurando descrever a reação da mãe do Nkuma, Minguitas, ao ouvir o filho anunciar-lhe o desejo de ir para a escola. Vejam até onde nos leva a imaginação de dezassete alunos:

Share
Tags:

O melhor momento da estória…

Os alunos de 4º ano esperam ansiosamente que a escritora Luísa Coelho os visite, e enquanto estamos nessa espera foram desafiados a escolher o melhor momento do livro NKUMA E CHEM-CHEM, a justificar a escolha e a ilustrá-la. Se clicarem no livro que se segue poderão ver os trabalhos realizados na sala de aula:

Share
Tags:

E-mail nº 16 / LI

O green day enviou a mensagem que se segue ao narrador de ZÉ PERRI que neste momento já deve andar perdido no meio de tanta informação…

Share
Tags: