Arquivo

Arquivo da Categoria ‘TRABALHOS CRIATIVOS’

Produção de Dobradura – A girrafa que comia estrelas

3, Dezembro, 2010 1 comentário
Ao ler o livro “A girafa que comia estrelas” os 5°s anos se encantaram com Olímpia (a girafa) e Dona Margarida (a galinha).
A Olímpia de tanto procurar por anjos (e quem sabe sua avó) que viviam no céu e se alimentando de estrelas, acabou encontrando meios para salvar a savana e as outras girafas.
Como disse uma de nossas crianças: “O livro nos mostrou que as vezes temos ideias e atitudes que podem parecer “doidas” mas que no final podem nos ser úteis”.
Os alunos se divertiram criando as “Olímpias” e “Donas Margaridas” e recontando essa linda história.
Confiram o vídeo desta produção:

Colégio’s Marquês de Monte Alegre.
Share

Um Postal vale Mil Palavras

Os alunos das turmas de 7° e de 8° anos da Secção Portuguesa do LI foram desafiados a resumir dois dos livros que leram neste projeto colaborativo em cinco perguntas. Aqui ficam os quatro melhores trabalhos dessas duas turmas:

 

Share
Tags:

Acompanhem a Viagem do 6º Ano à Cidade do Porto

5, Outubro, 2010 Nenhum comentário

Assim como os alunos do 5º Ano, os alunos do 6º ano também fizeram uma viagem, porém com destino diferente foram à cidade do Porto em Portugal, nenhum dos alunos do Junqueira ou de outro colégio da região os encontraram por aí? Vejam suas histórias sobre a viajem que fizeram:

Share
Tags: , ,

Viagem a Angola 5º A Manhã

4, Outubro, 2010 Nenhum comentário

Os Alunos do 5º ano A do período da manhã fizeram uma viagem a Angola com a ajuda da professora Vanessa, e vêm lhes apresentar o que encontraram por lá, confiram vocês mesmos que bela viagem:

Colégio’s Marquês de Monte Alegre
São Paulo – SP – Brasil

Share
Tags: ,

Conversa de estórias

A girafa que comia estrelas começou uma conversa com Nkuma e Chem-Chem, que resolveu passar a palavra a Ynari, a menina das cinco tranças, que por sua vez foi dar uma palavrinha a O beijo da palavrinha, que resolveu trocar ideias com Zé Perri, que decidiu prosseguir o diálogo com a Caneta feliz, que finalmente chamou para esta já longa peleja o Violeiro Magrilim e a formosa princesa Jezebel!!!!

Share
Tags:

O Pequeno Príncipe (1974) – Criando personagens

Os alunos do 5º A manhã, 5º B manhã e 5º A tarde, antes de iniciar a leitura do livro Zé Perri, assistiram ao filme “O Pequeno Príncipe” no auditório do nosso colégio.
Após, construíram uma das personagens do filme com massa de modelar.
Vejam as “raposas”, os “pequenos príncipes”, as “serpentes”, os “aviadores” e as “rosas” que eles criaram…

Carina Arruda Borges, Flávia Roselli Ravani e Vanessa Roselli

Share
Tags:

Nkuma e Chem-Chem – do texto narrativo ao texto dramático

Os alunos do 7º ano da Secção Portuguesa do LI, depois de lerem o livro de Luísa Coelho transformaram a narrativa num texto dramático. Podem consultar o livro que a seguir se apresenta com o resultado do nosso trabalho (basta clicar em cima para o aumentar):

Share
Tags:

Zé Perri – Palavras de origem francesa

- Que triste, essa história…

- Não é não. Eles eram amigos!

 Foi esse o primeiro diálogo de dois alunos do 6º ano do Colégio’s Marquês de Monte Alegre, São Paulo – Brasil, depois da leitura coletiva do livro do Sr. Cláudio Fragata. Zé Perri e o humilde pescador Deca cativaram os alunos da mesma maneira que “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Exupéry, conquistou o coração de quem o leu. Assistimos à versão filmada de 1974 e houve quem tentou segurar o “nozinho de emoção” na garganta e depois, em sala de aula, confessou ter chorado. Trabalhar com duas obras que se entrelaçam é como ser ora Exupéry, ora Deca e ter no horizonte o ponto comum para começar a sonhar o mesmo sonho.

Nosso primeiro exercício foi uma pesquisa de palavras oriundas do francês e que foram aportuguesadas. Foi bastante curioso descobrir quantos dos vocábulos utilizados em nosso cotidiano nos foram emprestados pelos amigos franceses. Não sabemos se em outros países de língua portuguesa também existem essas mesmas palavras, mas a pesquisa certamente nos ensinou um pouco mais daquilo que Zé Perri e Deca compartilhavam.

Olga Vallejo

Share
Tags:

Conversa de estórias… (8º ano do LI)

Tags:

O primeiro dia de aulas do Nkuma…

Os alunos de 4º ano, depois de terem estudado Nkuma e Chem-Chem imaginaram como seria o primeiro dia de aulas do Nkuma. Aqui ficam 13 hipóteses de como tudo aconteceu!!!

Share
Tags: