Arquivo

Arquivo da Categoria ‘ZÉ PERRI’

29 de junho de 1900

Hoje, o Google celebra o nascimento de Antoine de Saint-Exupéry, nascido a 29 de junho de 1900. O genial artista-escritor que inspirou Cláudio Fragata num dos livros, ZÉ PERRI, estudados neste trabalho colaborativo.

Nasceu na cidade de Lyon e foi um mau aluno. No entanto, conseguiu passar no exame do final do ensino secundário: tinha 17 anos quando obteve o BAC. Começa aí a sua carreira de escritor e de piloto. O Principezinho foi publicado em 1943 e marca o apogeu da sua carreira. Conto filosófico aparentemente infantil, cada capítulo conta um encontro do protagonista, num estilo natural e sincero. As alegorias permitem-lhe criticar o comportamento absurdo das «pessoas crescidas» e da sociedade em geral numa época em que a Segunda Guerra Mundial devasta a Europa e o Mundo.  A 31 de julho «Saint-Ex» parte para a que seria a sua última missão de voo. O seu avião é abatido no Mediterrâneo por um piloto alemão que só se «denuncia» no século XXI.

(yoyox lembrou e a professora escreveu esta mini-postagem)

Share
Tags:

Apreciando um filme para ler melhor um livro!

Os alunos do 8º ano da Secção Portuguesa do LI viram o filme americano de 1974 baseado na obra de Saint-Exupéry, O Principezinho (para os portugueses) e O Pequeno Príncipe (para os brasileiros). O filme foi visto para explorarmos melhor a obra de Cláudio Fragata, Zé Perri. Aqui ficam as impressões dos alunos do século XXI sobre um filme do século passado. Incrível como o tempo passa!!!

Share
Tags:

O Pequeno Príncipe (1974) – Criando personagens

Os alunos do 5º A manhã, 5º B manhã e 5º A tarde, antes de iniciar a leitura do livro Zé Perri, assistiram ao filme “O Pequeno Príncipe” no auditório do nosso colégio.
Após, construíram uma das personagens do filme com massa de modelar.
Vejam as “raposas”, os “pequenos príncipes”, as “serpentes”, os “aviadores” e as “rosas” que eles criaram…

Carina Arruda Borges, Flávia Roselli Ravani e Vanessa Roselli

Share
Tags:

E-mail nº 16 / LI

O green day enviou a mensagem que se segue ao narrador de ZÉ PERRI que neste momento já deve andar perdido no meio de tanta informação…

Share
Tags:

E-mail nº 9 / LI

E que palavras teve a caro para o narrador? Nem queiram saber…

Share
Tags:

Email nº 8/LI

Lisi falou desta maneira ao narrador:

Share
Tags:

E-mail nº 7 / LI

A clarinha viu tanta coisa no Campeche… até uma caixa com peixinhos… não estão a perceber? Leiam o email dela!

Share
Tags:

E-mail nº 6/LI

Os emails para o narrador de ZÉ PERRI não páram de afluir à caixa de correio. O EEEUP2001 mandou-lhe esta mensagem e não hesitou em usar os olhos interiores do Mésseder… ou serão os olhos interiores do próprio EEEUP2001???? Decidam vocês, depois de lerem!

Share
Tags:

E-mail nº 5/LI

Querem saber o que a youpi escreveu ao narrador?

Share
Tags:

E-mail nº 4 / LI

Quanto ao lolo, ele tem isto a dizer ao senhor narrador:

Share
Tags: