Assim como os alunos do 5º Ano, os alunos do 6º ano também fizeram uma viagem, porém com destino diferente foram à cidade do Porto em Portugal, nenhum dos alunos do Junqueira ou de outro colégio da região os encontraram por aí? Vejam suas histórias sobre a viajem que fizeram:
Vejam eu e o Fábio no 8º Festival de Gastronomia e Viola de Piacatuba, arraial extremamente charmoso aqui em Minas Gerais. Foi muito bom revê-lo e matar a saudade. Divido nossa alegria com vocês, nossos amigos de Voo.
Na tarde do mesmo dia 11 tivemos a segunda sessão de Palavras Ilustradas, e também uma pequena conversa com o autor.
João Pedro Mésseder contou novamente a história “Futurara Futurbem”, que escreveu com uma turma de alunos de uma escola de Santa Maria da Feira.
José Manuel Miranda continuou a acompanhar, com os seus desenhos e cores, as palavras do autor.
Matilde Rocha manteve o som melodioso das cordas do seu violoncelo, embalando esta história passada no futuro!
As “Palavras Ilustradas” tiveram duas sessões. A primeira foi na manhã do dia 11. Mostramos aqui alguns pormenores dessa manhã em que ouvimos as palavras de João Pedro Mésseder, vimos as cores dos pincéis de José Manuel Miranda, ouvimos os sons do violoncelo de Matilde Rocha e as vozes dos meninos e meninas do Jardim de Infância.
Neste dia 11 de Junho tivemos “Palavras Ilustradas” com o autor de Caneta Feliz, João Pedro Mésseder. O jornal Aguarela pediu-lhe que as (d)escrevesse:
“Palavras Ilustradas” – uma forma diferente de promover os livros e a leitura, aliando diferentes expressões.
João Pedro Mésseder, o autor convidado pela EB 2, 3 da Junqueira, leu em voz alta um livro: Futurara e Futurbem, enquanto Matilde Rocha tecia, no seu violoncelo, a necessária atmosfera musical, e José Manuel Miranda desenhava o cenário desta história passada no ano de 2222.
Foi um momento original, a que se seguiu um diálogo entre o autor e os alunos presentes, centrado sobretudo num outro livro – Caneta Feliz – uma história em torno da escrita e da pintura, localizada em Portugal e em Paris.
“Palavras Ilustradas” – o desfecho natural de um projecto que começa na Netescrit@ e continua num intercâmbio entre alunos e autores de Portugal, Brasil e de países africanos de língua portuguesa.
No dia a seguir ao 10 de Junho, o que se passou a 11, na Escola da Junqueira, foi outra maneira peculiar de celebrar a Língua Portuguesa.
Os alunos do 8º ano da Secção Portuguesa do LI viram o filme americano de 1974 baseado na obra de Saint-Exupéry, O Principezinho (para os portugueses) e O Pequeno Príncipe (para os brasileiros). O filme foi visto para explorarmos melhor a obra de Cláudio Fragata, Zé Perri. Aqui ficam as impressões dos alunos do século XXI sobre um filme do século passado. Incrível como o tempo passa!!!
Os alunos do 5º A manhã, 5º B manhã e 5º A tarde, antes de iniciar a leitura do livro Zé Perri, assistiram ao filme “O Pequeno Príncipe” no auditório do nosso colégio.
Após, construíram uma das personagens do filme com massa de modelar.
Vejam as “raposas”, os “pequenos príncipes”, as “serpentes”, os “aviadores” e as “rosas” que eles criaram…
Carina Arruda Borges, Flávia Roselli Ravani e Vanessa Roselli
A Caneta Feliz, de João Pedro Mésseder fez nascer outras “canetas felizes” na escola E.B. 2, 3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde, Portugal.
Comentários recentes