Página Inicial > CATEGORIAS DA NARRATIVA, Personagens > Caraterização de Percival, Jezebel e Magrilim (7º ano do LI)

Caraterização de Percival, Jezebel e Magrilim (7º ano do LI)

Os alunos do 7º ano da Secção Portuguesa leram a obra de Fábio Sombra e lançaram-se na caraterização das três personagens principais. Aqui fica a proposta de análise que fizeram na sala de aula:



Isabel da Costa

Share
  1. JN/LI
    1, Março, 2010 a 10:09 | #1

    Eu gosto da caracterização das personagens principais de Fábio Sombra no livro A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jesebel. As categorias da narrativa estão bem explicadas e compreendemos bastante as personagens o que nos permite saber mais ou menos de que fala a história. JN

  2. RM/LI
    3, Março, 2010 a 15:54 | #2

    Bravo‼
    Uma verdadeira lição-resumo porque a parte lição se liga à descrição das personagens e sabemos mais ou menos, como disse JN, do que fala a história. As personagens estão muito bem descritas com palavras do texto. A sério, está muito bem feito. Mais uma vez: BRAVO‼
    RM

  3. TGV/LI
    3, Março, 2010 a 17:38 | #3

    As caraterizações dos personagens estão bem conseguidas.
    Assim, graças aos elementos da caraterização física, psicológica, direta ou indireta, podemos encontrar alguns adjetivos adequados a cada personagem:
    -Magrilim: magrinho, mal vestido, pobre mas confiante;
    -Princesa Jezebel: inteligente, bonita e rica;
    -Rei Percival: arrogante e mau.
    TGV

  4. darkrai/LI
    4, Março, 2010 a 14:20 | #4

    Esta postagem é interessante porque mesmo sem lermos o livro podemos compreender do que se trata. As caraterizações das personagens estão mesmo bem escritas e clarificam a personalidade de cada um dos protagonistas. A personagem de Magrilim é a minha preferida: ele está mal vestido e é magrinho, mas não deixa de respeitar os que o rodeiam, mesmo quem não o respeita.
    darkrai

  5. The Best/LI
    4, Março, 2010 a 15:18 | #5

    Gostei desta postagem porque li o livro de Fábio Sombra, A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel e a caraterização permite compreender melhor esta história. Esta história é realista porque nela há ricos e pobres, bons e maus; mas é também maravilhosa porque a princesa no início não ligava ao Magrilim e no fim casou com ele.
    The Best

  6. VM/LI
    4, Março, 2010 a 19:42 | #6

    Gostei desta postagem, porque sei como é que as personagens do texto são,tanto fisica como psicologicamente. Assim, podemos compreender por que é que elas se zangam e não se zangam. Quem lê atentamente esta postagem pode ler o livro sem problemas.
    VM

  7. 4, Março, 2010 a 23:43 | #7

    Queridos alunos e professora Isabel:
    Só hoje tive tempo de ler “atentamente” o vosso trabalho de caracterização das personagens e tenho de vos dar os meus sinceros parabéns!
    Demonstraram não só que conseguiram caracterizar de uma forma muito completa estas personagens, como conhecem muito bem a obra e ainda que dominam estes conceitos de caracterização que vos foram transmitidos.
    Uma vez mais, os meus parabéns!
    Emília Miranda.

  8. titou/LI
    5, Março, 2010 a 10:53 | #8

    Eu acho esta postagem muito interessante. Penso que graças a ela podemos entender melhor a caraterização das personagens. Está muito bem apresentada e está clara. Também penso que, mesmo sem se ter lido este livro, podemos entender do que se trata só com a leitura desse powerpoint.
    Titou

  9. ninguém/LI
    6, Março, 2010 a 16:29 | #9

    Neste texto de Fábio Sombra, as caraterísticas estão bem identificadas e são precisas (com a indicação das páginas e das linhas). Aprendemos que há várias maneiras de descrever uma pessoa/personagem, fisicamente e psicologicamente.
    ninguém

  10. Catateu/LI
    7, Março, 2010 a 11:11 | #10

    Esta postagem está muito bem feita,está interessante e clara! Os personagens tão bem descritos e mostra-nos como é cada um deles. Para quem não percebeu bem a história esta postagem pode ajudar a a compreender melhor.
    Catateu

  11. Evita/LI
    7, Março, 2010 a 12:06 | #11

    Esta postagem está bem realizada porque é uma lição sobre as diferentes formas existentes para caracterizar umas personagens. Destaca-se desta postagem um trabalho em profundidade, para analisar cada personagem principal da história « A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel ». Revela também que todos os detalhes na descrição física e psicológica são importantes para uma caracterização óptima. É uma boa ajuda para compreender melhor a história.
    Só falta acrescentar o título da obra.
    Evita

  12. chupachups/LI
    7, Março, 2010 a 14:42 | #12

    Este ano li um livro, como o resto da turma, chamado “A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel”. Gostei do livro porque é um livro infantil. Esta postagem que aqui está apresentada, está muito bem escrita porque pode ajudar-nos a compreender o livro que tem várias caracterizações diretas e indiretas. Graças a esta postagem temos uma ideia de caraterização de cada personagem.
    Exemplo:
    A princesa Jezebel: formosa, bonita..
    O violeiro Magrilim: pobre,magro…
    O rei Percival: caprichoso,arrogante…
    Acho que estes exemplos já podem dar-nos uma ideia de cada uma das personagens é por isso que acho que esta postagem está muito bem escrita e é útil, sobretudo no que diz respeito às caracterizações indiretas. A minha opinião é positiva, para mim esta postagem é útil, está bem escrita e é educativa.
    Chupachups/LI

  13. Anita/LI
    7, Março, 2010 a 18:06 | #13

    Esta apresentação é muito interessante, porque ajuda a compreender as personagens. Sobretudo as caraterizações psicológica e indirecta que não são sempre muito fáceis de compreender e também as expressões específicas do Brasil que os portugueses não compreendem sempre.
    Anita

  14. Brino/LI
    8, Março, 2010 a 16:59 | #14

    Gostei desta postagem porque está bem apresentada,tem boas ideias, explica o que querem dizer certas palavras e fala dos personagens. Diz quem são as personagens principais, como são caracterizadas e também tem imagens das personagens principais.
    brino

  15. força-portugal78/LI
    8, Março, 2010 a 19:31 | #15

    A primeira vez que li este livro, não compreendi tudo o que se passava lá dentro. Ao ler esta postagem compreende-se melhor. Aprendemos as formas de caraterização e agora é que vemos como elas servem para compreender um livro. A princípio não gostei do livro. Ao ler este trabalho e ao reler a história, comecei a gostar da obra de Fábio Sombra.
    força-portugal78/LI

  16. bubu1998/LI
    9, Março, 2010 a 12:51 | #16

    Gostei desta postagem porque exprime melhor o livro. Como muitas pessoas não percebi muito bem o livro!!
    Aprendemos muitas formas de caracterização. Afinal o livro é muito engraçado e ensina-nos muitas coisas! Estou à espera do próximo livro de Fábio sombra.
    bubu1998

  17. mickael/LI
    9, Março, 2010 a 18:30 | #17

    Gostei muito dessa caraterização de Percival, de Jezebel e de Magrilim. As explicações sobre as formas de caraterização estão muito interessantes, bem apresentadas, simplificadas. É fácil compreender. Achei também as imagens das personagens principais bem escolhidas porque correspondem exatamente às citações.
    mickael

  18. 11, Março, 2010 a 01:18 | #18

    Caros amigos, fiquei IMENSAMENTE feliz ao ver o trabalho que vocês fizeram, caracterizando os personagens da minha história. Está lindo, muito preciso e realmente faz com que todos tenham uma maior compreensão da história. Aliás, eu reconheço que, apesar de falarmos a mesma língua – o nosso querido português – muitas vezes nos deparamos com palavras e expressões que desconhecemos.
    Mas, esclarecidas estas pequenas dúvidas, pude ver que todos puderam captar o sentido, o humor e as várias mensagens contidas neste conto. Fica então meus mais sinceros elogios aos alunos do 7o ano e a professora Isabel!
    Fábio Sombra

    Ou, como cantaria o Magrilim:

    Que bonita ficou esta
    Caracterização
    Realizada com carinho
    E total dedicação
    Ao lê-la bateu mais forte
    Meu sincero coração!

  19. 12, Março, 2010 a 22:08 | #19

    Prezado Fábio,
    Ficámos todos contentes com as suas simpáticas palavras. E então os versos com que remata o comentário… um dia destes ainda arriscamos todos a escrever-lhe algo em verso!!!!
    IC

  20. Ana Célia
    23, Outubro, 2010 a 02:33 | #20

    Fábio Sombra, que delícia de livro! Parabéns!
    Li várias vezes para meus alunos. Foi uma forma
    de desenvolver o gosto e o interesse pela leitura.
    Estou montado um mural com atividades realizadas
    por eles. Amo literatura de cordel, porém aqui em MS
    poucos conhecem; até porque é de origem nordestina, porém,
    sempre apresento algo pra os alunos conhecerem. Eles gostam
    muito. Um abraço.

  1. Ainda sem nenhum trackback.
Por favor autentique-se para enviar um coment´rio.