Teatro de Sombras do conto O que sabem os pássaros – 5ºs anos Manhã – Colégio´s Marquês SP/BR

Para encerrarem suas participações no Blog Voos em LP3 2012, os 5ºs anos A e B Manhã do Colégio´s Marquês de Monte Alegre leram o conto O que sabem os pássaros, do livro Contos e Lendas de Macau, de Alice Vieira e fizeram, com a ajuda de suas professoras de Língua Portuguesa, uma adaptação da história e a partir dela foi criado um Teatro de Sombras.

Embora o conto tenha sido narrado por uma portuguesa, a origem dele é chinesa e aproveitamos isso para transformá-lo em um Teatro de Sombras, que é uma tradição chinesa. Na aula de Informática, os alunos assistiram a vários tipos de teatro de sombras e a Coordenadora de Projetos de Tecnologia explicou como o conto “O que sabem os pássaros” poderia ser trabalhado.  Após a adaptação do conto, alguns alunos gravaram o áudio e durante as aulas de Artes foram trabalhadas algumas técnicas de luz e sombra. Com o cenário e os bonecos de sombra prontos, os alunos dos 5ºs anos ensaiaram muito para que o Teatro de Sombras ficasse bem feito e bonito.

Todos os tripulantes adoraram passar esse ano viajando no mundo da Língua Portuguesa, com muitas leituras, escritas e criatividade e se despedem com este belíssimo trabalho em equipe!

Confiram aqui a filmagem do Teatro de Sombras O que sabem os pássaros!

Boas festas a todos!

Publicado em Apresentação | 5 Comentários

Adaptação e releitura do conto O templo das promessas – 5ºs anos Tarde – Colégio´s Marquês SP/BR

Para encerrarem suas participações no Blog Voos em LP3 2012, os 5ºs anos A e B Tarde do Colégio´s Marquês de Monte Alegre leram o conto O templo das promessas, do livro Contos e Lendas de Macau, de Alice Vieira e fizeram, com a ajuda de suas professoras de Língua Portuguesa, uma adaptação da história e por meio desta, fizeram a releitura por meio de cenários.

A adaptação foi divida em quatro cenários, ficando dois para cada turma soltar a imaginação e a criatividade, sem deixar de lado os elementos principais do conto. Os alunos utilizaram massa de modelar colorida, tintas com glitter, em 3D, guache e metalizada, entre outros materiais.

Divertiram-se muito e aprenderam a trabalhar em equipe, pois não faltou trabalho para ninguém!

Os 5ºs anos A e B tarde adoraram fazer parte desse blog e cada leitura e atividade que fizeram ou viram ficará registrada em suas lembranças.

Confiram a adaptação do conto e os cenários no livrinho digital. Não deixem de comentar!

Publicado em Escrita | Publicar um comentário

Prova dos 9 – 6º A tarde – Colégio´s Marquês (SP/BR)

Os alunos do 6º ano A tarde, do Colégio´s Marquês, após lerem alguns poemas do livro Versos quase Matemáticos, de João Pedro Mésseder e de fazerem a atividade do Baú das boas lembranças, criaram o poema “Prova dos 9”.

Ficou bem criativo! Confiram aqui e não deixem de comentar!

Publicado em Escrita | Publicar um comentário

Baú das boas lembranças – Colégio´s Marquês (SP/BR)

Os alunos dos 6ºs anos, manhã e tarde, do Colégio´s Marquês leram o poema No meu baú, do livro Versos quase Matemáticos, de João Pedro Mésseder e mais dois poemas que falam sobre lembranças e objetos que deveriam ser guardados para sempre em um baú.
Os 6ºs anos escreveram um texto no caderno, com o auxílio do dicionário e da professora de Língua Portuguesa, sobre um objeto e um sentimento que gostariam de guardar para sempre em um baú e depois criaram o Baú das Boas Lembranças. Muitos alunos se emocionaram ao contarem e ao ouvirem o porquê guardariam tal objeto ou sentimento.
Com um baú animado na lousa digital, cada aluno escreveu o sentimento ou o objeto ao lado do baú e tudo foi registrado por meio de fotos.
Vejam, aqui, os textos trabalhados e os baús dos 6ºs anos com as suas boas lembranças.

Publicado em Escrita | Publicar um comentário

Projeto Fernando Pessoa no Marquês (SP/BR)

Em agosto a biblioteca do Colégio´s Marquês recebeu o Projeto Fernando Pessoa, o qual os alunos tiveram a oportunidade de visitar o espaço e mergulhar no mundo pessoano e no de seus heterônimos, conhecendo um pouco da história e as obras desse grande autor português. Os 5ºs e 6ºs anos não poderiam ficar de fora e adoraram e adoraram participar dessa atividade!

Foi projetado no teto um breve filme sobre vida e obra de Pessoa e de seus “eus” e depois dos 5ºs e 6ºs anos assistirem ao filme, a Coordenadora Maysa Pastor (Coordenadora de projetos de tecnologia) contou um pouco mais sobre o autor, suas curiosidades e importância que teve para Portugal e para a literatura universal. Após esse momento, os alunos leram trechos de poesias e visitaram a exposição de livros, história e objetos representativos dos heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Todos os alunos que passaram por esse espaço cumprimentaram Fernando Pessoa (um manequim caracterizado) e tiraram foto com a bandeira de Portugal, centralizada na biblioteca.

Foi um momento mágico e muito rico!

Vejam, aqui, as fotos do 5ºs e 6ºs anos conhecendo Fernando Pessoa e seus outros “eus”!

Publicado em Geral | 1 Comentário

Reescrita do conto “As árvores que ninguém separa” – Colégio´s Marquês (SP/BR)

Os alunos do Colégio´s Marquês retornaram das férias e muitas atividades estão por vir!
A primeira atividade de agosto foi feita coletivamente pelos alunos dos 6ºs anos (manhã e tarde), com a orientação do professor de redação Sérgio Crepaldi. Após a leitura atenta do conto As árvores que ninguém separa, de Contos e Lendas de Macau, os alunos reescreveram o conto, de acordo com o que entenderam, em forma de poesia.
Vejam o livrinho digital dessa poesia criativa e não deixem de comentar!

Publicado em Escrita | 2 Comentários

Carta aberta a todos os membros do blogue colaborativo (turma de 4º ano do LI)

Saint-Germain-en-Laye, 3 de julho de 2012

 Olá Amigos, colegas de blogue,

queremos dizer-vos que em fevereiro passado ganhámos o 1° lugar no concurso Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora. Inventámos uma história intitulada “O Sonho do professor Jorge” (continuar a ler aqui…)

Publicado em Curiosidades | Tags | 6 Comentários

Ilustrações e acrósticos dos 6ºs anos do Colégio´s Marquês (SP)

Os alunos dos 6ºs anos do Colégio´s Marquês leram o conto As árvores que ninguém separa, de Alice Vieira e a História de Inês de Castro, de Fábio Sombra e viram muitas semelhanças entre as histórias, principalmente pelo desfecho trágico. Após essas leituras, os alunos inspiraram-se e fizeram desenhos, acrósticos e versos.

Nós, do CMMA, convidamos a todos para assistirem ao registro, em vídeo, dessa inspiração.

Boas férias, passageiros!

Publicado em Escrita | 2 Comentários

Homenagem ao dia de Portugal e de Camões do 6º ano A do CMMA

No dia 10 de junho comemorou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e com a ajuda da professora de Língua Portuguesa Olga e do professor de música Eder, os alunos do 6º A manhã fizeram uma homenagem a esse dia tão importante.
No dia 18/06, o 6º A cantou a música Monte Castelo, do grupo Legião Urbana. Essa música contém as estrofes do Soneto 11 (Amor é fogo que arde sem se ver) de Camões e um trecho da I Carta de Paulo aos Coríntios.
É uma belíssima canção! Assistam a homenagem aqui.

Publicado em Apresentação | 1 Comentário

Homenagem à Língua Portuguesa

Os alunos do 5.ºE e do 6.ºD prestaram uma verdadeira homenagem à Língua Portuguesa.
Querem ver?

Publicado em Leitura | 1 Comentário