Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye (FR)

O Lycée International fica localizado na cidade de Saint-Germain-en-Laye, a cerca de 30km de Paris. A Secção Portuguesa tem cerca de 400 alunos que têm aulas em dois pólos, tal como acontece com muitas outras secções da nossa escola que, por falta de espaço, abriram turmas em escolas parceiras do LI. A Secção Portuguesa está assim presente em dois pólos, o pólo de Saint-Germain-en-Laye (onde têm aulas as 4 turmas que participam neste projeto) e o pólo do Pecq (uma cidade que fica “colada” a Saint-Germain).

A nossa escola surgiu em 1952 (comemoramos em 2012 o 60º aniversário) para os filhos dos funcionários da NATO que se encontravam temporariamente a residir em França. Criou-se assim uma escola onde se propunha (e ainda se propõe) o plano de estudos de uma escola normal francesa ao qual se adicionou 6h semanais de estudo de língua e de história do país de origem de cada aluno. Os alunos, quando entram para esta escola, inscrevem-se numa Secção e são/podem tornar-se bilingues. Quando chegam ao último ano de estudos (Terminale ou 12º ano) têm de passar no exame de final de ano para terem acesso ao ensino superior. Nesta escola podem pois obter o BAC, opção Internacional. Muitos alunos têm depois entrada direta nos países da secção que frequentam, se desejarem deixar a França.

Hoje, os alunos que se inscrevem no LI já não são filhos de funcionários da NATO, são por definição alunos que têm como língua materna o francês e outra língua por vários motivos (filhos de emigrantes, filhos de casais mistos, filhos de pais em mobilidade profissional). A nossa escola também recebe todos os anos alunos que não falam francês e que durante um ano frequentam as chamadas turmas de Francês Especial. Todo o plano de estudos foi adaptado por forma a que durante um ano inteiro aprendam intensivamente o francês. No ano seguinte, a maioria dos alunos integram uma turma normal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>