Aquivo do autor: Emilia Miranda

Quadros da Lusofonia

Foi no dia 10 de junho que comemorámos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Após lermos, nas aulas de português e de apoio ao estudo, biografias de D. Afonso Henriques, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Pedro Nunes, D. Maria II, Fernando Pessoa e Eusébio, “sextilhámos” essas biografias e tivemos o enorme prazer e honra de as apresentar musical e coreograficamente no Auditório Municipal de Vila do Conde perante uma vasta plateia.
(Se clicarem sobre a imagem poderão ver excertos dos oito quadros.)
autocollage-quadros
As músicas foram compostas por Joaquim Bento, Manuela Azevedo e Nara Gonçalves, foram executadas, ao piano, por Joaquim Bento, à viola acústica por Hélder Gonçalves e alunos do 5.º C e 7.º E, cantadas por alunos da turma 7.ºE e Manuela Azevedo, as coreografias e a encenações foram da autoria das professoras Maria João Maciel e Constantina Carvalho e o relato final esteve a cargo de João Ricardo Pateiro.
Na plateia tivemos o prazer de ver familiares e amigos de todos nós e dos professores envolvidos, a direção, professores e ex-professores e funcionários do Agrupamento, o senhor Presidente da Junta de Freguesia da Junqueira e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Nós, os nossos pais, as nossas mães, os nossos encarregados de educação, os nossos professores, trabalhámos todos em conjunto para que esta viagem, este Voo pela Lusofonia, chegasse a bom porto tal como estas personalidades retratadas e muitas outras o fizeram no passado, o fazem no presente e certamente o farão no futuro.
(Emília Miranda e alunos das turmas 5.ºA e 5.º B)

Share

Aguardando o embarque…

Quinto A e quinto B,
Com afinco a trabalhar.
Muitas leituras fazendo,
Aprendendo a versejar.
E semana após semana
Melhorando seu “metricar”!

E assim vão ajudando
Lusofonia a voar.
Lendo, lendo, escrevendo,
E sempre a partilhar
Estes meninos e meninas,
Aprendem mesmo a sonhar!

Nossa história conhecendo!
Como passou além-mar
Pela mão de muitos homens
Que com muito navegar,
Ajudaram a nação,
A nossa língua a espalhar!

Share