Quadros da Lusofonia

Foi no dia 10 de junho que comemorámos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Após lermos, nas aulas de português e de apoio ao estudo, biografias de D. Afonso Henriques, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Pedro Nunes, D. Maria II, Fernando Pessoa e Eusébio, “sextilhámos” essas biografias e tivemos o enorme prazer e honra de as apresentar musical e coreograficamente no Auditório Municipal de Vila do Conde perante uma vasta plateia.
(Se clicarem sobre a imagem poderão ver excertos dos oito quadros.)
autocollage-quadros
As músicas foram compostas por Joaquim Bento, Manuela Azevedo e Nara Gonçalves, foram executadas, ao piano, por Joaquim Bento, à viola acústica por Hélder Gonçalves e alunos do 5.º C e 7.º E, cantadas por alunos da turma 7.ºE e Manuela Azevedo, as coreografias e a encenações foram da autoria das professoras Maria João Maciel e Constantina Carvalho e o relato final esteve a cargo de João Ricardo Pateiro.
Na plateia tivemos o prazer de ver familiares e amigos de todos nós e dos professores envolvidos, a direção, professores e ex-professores e funcionários do Agrupamento, o senhor Presidente da Junta de Freguesia da Junqueira e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Nós, os nossos pais, as nossas mães, os nossos encarregados de educação, os nossos professores, trabalhámos todos em conjunto para que esta viagem, este Voo pela Lusofonia, chegasse a bom porto tal como estas personalidades retratadas e muitas outras o fizeram no passado, o fazem no presente e certamente o farão no futuro.
(Emília Miranda e alunos das turmas 5.ºA e 5.º B)

3 comentários a “Quadros da Lusofonia

1. Maysa Pastor

Querida Emília e queridos alunos,
    Fiquei emocionada ao assistir ao belíssimo trabalho realizado por vocês!
    Parabenizo a todos que criaram, participaram e colaboraram!!!!
    Adorei ver a bandeira do Brasil no palco ao lado da Portuguesa!
    Realmente a música e a expressão corporal dizem mais do que as palavras e os alunos souberam fazer isso muito bem.
    Os trajes, o colorido, todo o conjunto deu vida aos versos criados por vocês. A filmagem e a edição ficaram ótimas e deu a impressão que eu estava lá, sentada na poltrona do Auditório Municipal da Vila do Conde!
    Assim que os alunos voltarem das férias, mostrarei o vídeo para eles.
    Parabéns mais uma vez!

Abraços e ótimas férias para todos!

Coord. Maysa – CMMA – SP/BR

2. Emília Miranda

Obrigada, Maysa.
    Realmente este trabalho foi muito bonito. Os alunos desempenharam primorosamente os seus papéis depois de terem criado sextilhas que contam, de forma breve, as vidas destes personalidades da Lusofonia. Os músicos compuseram belas melodias. Os cantores entoaram as canções com muito brio.
    Devo mesmo dizer que, sempre que revejo esta filmagem, me comovo.
    Um abraço.

1. Maysa Pastor

Além de bonito, foram trabalhos muito bem feitos e criativos!
      Fico contente de participar deste blog que nos traz tantos conhecimentos e riqueza de trabalhos!

Parabéns mais uma vez!

Abraços,