Eixos temáticos

I – Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem
Neste eixo incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

Cód./CodeTópico/Topic
A00Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem / Emerging technologies and digital learning environments
A01Ambientes de aprendizagem / Learning environments
A02Aprendizagem móvel / Mobile Learning
A03Aprendizagem ubíqua / Ubiquitous Learning
A04Gamificação / Gamification
A05Internet das coisas / Internet of things
A06Internet do futuro / Internet of the future
A07Jogos / Games
A08Laboratórios e museus remotos / Remote labs and museums
A09Laboratórios e museus virtuais / Virtual labs and museums
A10Media locativos / Locative media
A11Megadados / Big data
A12Programação / Programming
A13Realidade aumentada / Augmented Reality
A14Realidade virtual / Virtual Reality
A15Redes sociais / Social networks
A16Robótica / Robotics
A17Tecnologia multidimensional / Multidimensional technology
A18Tecnologias de apoio, tecnologias assistivas / Assistive technology, adaptive technology
A19Vestíveis / Wearables
A20Web Rádio & TV / Web Radio & TV
A21Web semântica / Semantic web

II – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais
Com este eixo pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

Cód./CodeTópico/Topic
B00Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts
B01Aprendizagem baseada em problemas / Problem based learning
B02Aprendizagem colaborativa / Collaborative learning
B03Comunidades de aprendizagem / Learning communities
B04Currículo inclusivo / Inclusive curriculum
B05Desenvolvimento curricular / Curriculum development
B06Desenvolvimento de projetos inovadores / Innovation project development
B07Desenvolvimento multicultural e criativo / Multicultural and creativity development
B08Desenvolvimento social em rede / Networked society development
B09Ensino e aprendizagem em rede / Networked teaching and learning
B10Ética e prevenção / Ethics and prevention
B11Formação de professores / Teacher education
B12Literacia multimodal / Multimodal literacy
B13Narrativas digitais / Digital narratives
B14Pensamento computacional / Computational thinking
B15Privacidade e segurança / Privacy and security
B16Recursos educativos digitais / Digital educational resources

III – Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitais
Este eixo reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais.

Cód./CodeTópico/Topic
C00Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitais / Assessment of learning and devices in digital contexts
C01Acessibilidade / Accessibility
C02Análise da aprendizagem / Learning analytics
C03Avaliação da qualidade do software / Software quality evaluation
C04Avaliação de ambientes de aprendizagem / Evaluation of learning systems
C05Avaliação em rede / Online assessment and evaluation
C06Avaliação personalizada e inteligente / Personalized and intelligent evaluation
C07Avaliação remota / Remote assessment and evaluation
C08Avaliação virtual / Virtual assessment and evaluation
C09Tutoria e supervisão remota e virtual / Remote and virtual tutoring and supervision
C10Usabilidade / Usability

Para cada eixo será organizado um painel de debate com especialistas convidados pela organização.