Informação Geral

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Que vantagens há no licenciamento CC-BY?

Ao atribuir uma licença Creative Commons BY 4.0, significa que o autor preza o seu esforço para o enriquecimento da comunidade e que autoriza os outros a tirarem o máximo partido do trabalho que partilha. É dessa forma que se permite o acesso aberto ao conhecimento, afinal um dos nossos maiores orgulhos!

A atribuição  CC BY é uma licença que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Mas o autor não muda, nem perde direitos, pelo contrário! Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Se quiser saber mais sobre Acesso Aberto (Open Access), informe-se sobre a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI – Budapest Open Access Initiative) e a Declaração de Berlim.

Os Posters são publicados nas atas da conferência?

Sim, o texto dos posters, tal como das comunicações, são publicados nas atas.

Quanto tempo está destinado à apresentação de comunicações?

O tempo previsto para cada apresentação é de 15 minutos, no máximo. Em cada mesa de comunicações livres haverá um período de debate mínimo de 15 minutos, a distribuir por todos os participantes. A gestão desse tempo será da responsabilidade do Moderador.

O que é a Mostra de Projetos Inovadores com TIC?

Sessão específica da conferência Challenges 2017 dedicada às escolas /agrupamentos de escolas para a apresentação e mostra dos seus projetos inovadores com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Realiza-se na tarde do dia 10 de maio de 2017, entre as 14h e as 17h.

As inscrições e regulamento de submissão do(s) projeto(s) a apresentar pelas escolas estão disponíveis na página web da conferência, a partir de https://www.nonio.uminho.pt/challenges/mostra-de-projetos/

A quem se destina a Mostra de Projetos Inovadores?

Escolas Portuguesas.

Podem inscrever-se/submeter projetos, para apresentação no dia 10 de maio de 2017, as escolas e agrupamentos de escolas portuguesas, do ensino público e privado (ensino não superior).

O que se pretende com a Apresentação de Projetos Inovadores?

São objetivos da sessão:

– Promover e reconhecer a importância dos projetos de inovação educativa que as escolas portuguesas se encontram a desenvolver;

– Proporcionar momentos de reflexão, partilha e de divulgação de boas práticas suportadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC);

– Incentivar e dar visibilidade ao desenvolvimento de projetos inovadores com as TIC pelas escolas.

Quais são os requisitos para participar na Mostra de Projetos?

  1. Inscrever/submeter o(s) projeto(s) a apresentar até ao dia 20 de fevereiro de 2017, inclusive.
  2. As inscrições/submissões devem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário próprio para o efeito, disponível no sítio web da conferência, a partir de https://www.nonio.uminho.pt/challenges/mostra-de-projetos/projetos-de-escolas/

É possível submeter mais do que um projeto?

Sim, as escolas /agrupamentos de escolas podem submeter para apreciação mais do que um projeto inovador com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Para cada projeto deverá ser feita uma submissão/inscrição.

O formulário de submissão está disponível no sítio web da conferência, a partir de https://www.nonio.uminho.pt/challenges/mostra-de-projetos/projetos-de-escolas/

Quais são os critérios de seleção dos projetos submetidos?

Pretende-se selecionar um conjunto de projetos, com base nos seguintes critérios:

  • Inovação pedagógica com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC);
  • Atividade desenvolvida;
  • Transversalidade;
  • Extensão do envolvimento;
  • Relevância pedagógica;
  • Impacto geográfico;
  • Resultados baseados em evidência;

A seleção dos projetos será atribuída a uma comissão nomeada pela organização.

Como vejo os comentários dos avaliadores?

Para visualizar os comentários dos avaliadores dos textos submetidos, entre na plataforma e clique em “Reviews” e “Meta-reviews”, na consola de submissões.

Na coluna à direita tem a decisão e, se a submissão tiver sido aceite encontra um link para editar “camera-ready”. O vídeos seguinte ajuda a compreender estes procedimentos.

 


Inscrições

Como comprar ingressos na conferência?

Os ingressos na conferência (inscrições) são adquiridos na loja online da Universidade, através do endereço http://store.uminho.pt/pt/conferências-2 

Se já é cliente da store.uminho (i.e. se já fez alguma compra na loja ou se já fez o seu registo na store), escolha a conferência para a qual pretende adquirir o ingresso e siga os procedimentos orientados do sistema de compra.

Se não é cliente da store.uminho primeiro deverá criar uma conta (ver o vídeo seguinte). Quando tiver o seu login na loja deve seguir o procedimento descrito no parágrafo anterior.

Pode consultar a página de ajuda a pagamento das inscrições


Submissões

Qual é o procedimento para submeter um texto?

Para submeter um texto, deve aceder à plataforma CMT (https://cmt.research.microsoft.com/C2017). Se é a primeira vez que utiliza a plataforma, deve criar uma conta de utilizador.

Faça o login na plataforma e aceda ao formulário de submissão “Create a new Paper Submission” create_new_sub

submissao_1

Preencha todos os campos solicitados e carregue o ficheiro do texto (veja um fac-simile do formulário, anotado).

Importante: Assegure-se que o texto não está identificado.


Challenges Virtual

Como posso participar na Challenges Virtual

Pode participar na Challenges Virtual se se inscrever e regularizar a inscrição. Os participantes serão contactados previamente à realização da Challenges e informados dos procedimentos para aceder à plataforma Colibri que servirá de ponto de encontro virtual.

A Organização dará apoio técnico a distância para a utilização da plataforma, através do fornecimento da documentação existente.

Quais são os requisitos para participar na Challenges Virtual?

Para participar na Challenges Virtual, precisa de um dispositivo capaz de correr o software de videoconferência Colibri e um navegador web compatível, auscultadores (headphones) e microfone. É também aconselhável a utilização de uma ligação à Internet com elevada largura de banda.

O Secretariado da Challenges pode ajudar a diagnosticar se o seu equipamento é compatível.

Posso apresentar uma comunicação na Challenges Virtual?

Sim. A Challenges Virtual destina-se, precisamente, a permitir a participação plena a distância. É possível apresentar comunicações, simpósios e posters. Caso a caso, o Secretariado fornecerá informação mais detalhada aos autores que a solicitarem.


Comissão Científica

Bidding

Para indicar os trabalhos que mais lhe agradaria rever, por favor siga as anotações do vídeo abaixo.

 

Como vejo os comentários dos avaliadores?

Para visualizar os comentários dos avaliadores dos textos submetidos, entre na plataforma e clique em “Reviews” e “Meta-reviews”, na consola de submissões.

Na coluna à direita tem a decisão e, se a submissão tiver sido aceite encontra um link para editar “camera-ready”. O vídeos seguinte ajuda a compreender estes procedimentos.