Informação

Consulte aqui:
Eixos de discussão Challenges 25 anos
Orientações para preparar textos "Camera Ready"
Ajuda à submissão na plataforma CMT
Formas de apresentação de comunicações e pósteres

Indicações para redação do resumo

(para esclarecimento de dúvidas de escrita em Português utilizamos o Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa na sua versão online: https://dicionario.acad-ciencias.pt/)

O título do resumo deve ser curto e incidir no foco do trabalho realizado, seja ele de investigação, de campo ou ambos.

O resumo deve sintetizar, de modo claro e objetivo, as ideias principais do trabalho realizado e conter entre 250 e 300 palavras. Deve ser estruturado de acordo com os tópicos habituais nos trabalhos científicos, ou seja, incluir uma Introdução (justificação e contextualização do trabalho); os Objetivos, problema ou questões de investigação; a Fundamentação teórica; o(s) Método(s) (desenho de estudo, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados); o(s) Resultado(s) mais expressivos e sua Discussão (análise dos dados obtidos e comparação com o pensamento de autores anteriormente referidos ou não) e as Conclusões extraídas da análise efetuada. O resumo não inclui abreviaturas, siglas, citações, notas de rodapé nem referências bibliográficas. Deve constar de um único parágrafo.

Os textos dos resumos têm de ser originais e não podem estar em revisão em nenhum outro evento ou publicação nacional ou internacional.

O resumo de proposta de comunicação deve ser escrito numa das línguas da Challenges (Português, Inglês, Francês ou Espanhol) e deve incluir até cinco palavras chave, separadas por ponto e vírgula, que descrevam com clareza o conteúdo do trabalho a apresentar.

Campus Universitário de Gualtar, Braga.
Campus de Gualtar, Braga. Ao fundo, à esquerda, o edifício 13, sede da Challenges 25 anos.
Cartaz Challenges 2024
(A4 pdf, A3 pdf)

(topo da pág.)

Eixos de discussão Challenges 25 Anos: Espaços e Caminhos OnLife

Eixo I – Tecnologias, aplicações e sistemas emergentes

Este eixo reúne os contributos que visam discutir a inovação no domínio das tecnologias digitais, as suas múltiplas vertentes e dimensões e na sua articulação no horizonte de desenvolvimento das dimensões formal, informal e não-formal do ensino, da formação e da aprendizagem. Dá especial cobertura aos espaços, infraestruturas e processos de ensino e aprendizagem, às tecnologias, aplicações e sistemas que emergem do avanço tecnológico e da inovação científico-pedagógica.

Axis I – Emerging technologies, applications and systems

This axis brings together contributions that aim to discuss innovation in the field of digital technologies, its multiple aspects and dimensions and its articulation from the perspective of the development of the formal, informal and non-formal dimensions of teaching, training and learning. It gives special consideration to teaching and learning spaces, infrastructures and processes, technologies, applications and systems that emerge from technological advancement and scientific-pedagogical innovation.

Eixo II – Recursos, práticas, currículo e políticas

Este eixo integra abordagens da problemática da inovação curricular e pedagógica articulada com as tecnologias digitais no sentido do desenvolvimento do currículo e dos programas e planos de estudos nos diferentes contextos e ambientes de ensino e de aprendizagem. Abrange as aprendizagens ao longo da vida, as aprendizagens ubíquas e móveis, bem como os ambientes e espaços flexíveis de aprendizagem que buscam adequação e eficácia na preparação de competências para o presente e para o futuro.

Axis II – Resources, practices, curriculum and policies

This axis integrates approaches to curricular and pedagogical innovation issues articulated with digital technologies enabling the development of the curriculae and of programs and study plans in different teaching and learning contexts and environments. It covers lifelong learning, ubiquitous and mobile learning, as well as flexible learning spaces and platforms and that seek balance, adaptation and effectiveness in allowing skills for the present and the future.

Eixo III – Ética, gestão e governança, financiamento, avaliação e investigação

Este eixo inclui as diferentes e variadas dimensões do controlo e avaliação dos processos de integração das TIC na educação. Integra aspetos relacionados com a usabilidade, a fiabilidade, a credibilidade, a eficiência, a eficácia e a qualidade de sistemas, recursos, ferramentas, materiais e processos de aprendizagem em ambientes virtuais ou híbridos, digitais ou OnLife.

Axis III – Ethics, management and governance, financing, evaluation and research

This axis includes the different and varied dimensions of control and evaluation of ICT integration processes in education. Integrates aspects related to usability, reliability, credibility, efficiency, effectiveness and quality of systems, resources, tools, materials and learning processes in virtual or hybrid, digital or OnLife environments.

Datas: Ciclo de vida das propostas de comunicação

Alteração de prazo para submissão dos textos completos: 9 de fevereiro de 2024!
DATAEVENTOINFO
29.NOV.2023
(1.ª Call)
Os interessados propõem resumos de comunicação para apresentar na Challenges 25 anos, num dos formatos: Comunicação curta, Comunicação longa ou Poster.Submissão de resumos simples, via formulário
09.DEZ.2023
(1.ª Call)
Os autores são informados da decisão que recair sobre os resumos apresentados.Informação por email sobre aceitação, modalidade e forma de submissão do texto final.
19.DEZ.2023
(2.ª Call)
Os interessados propõem resumos de comunicação para apresentar na Challenges 25 anos, num dos formatos: Comunicação curta, Comunicação longa ou Poster (*).Submissão de resumos simples, via formulário
29.DEZ.2023
(2.ª Call)
Os autores são informados da decisão que recair sobre os resumos apresentados.Informação por email sobre aceitação, modalidade e forma de submissão do texto final.
29.JAN.2024
09.FEV.2024
Os autores dos resumos aceites apresentam a versão integral anonimizada da comunicação.Submissão através da plataforma indicada aos autores para receção de comunicações.
09.MAR.2024Os autores são informados sobre eventuais alterações a fazer nos textos finais.Informação enviada por email através da plataforma de gestão das comunicações.
09.ABR.2024Os autores submetem os textos finais, com identificação dos autores no formato requerido.Inicia-se a edição das atas.
09.MAI.2024A Organização publica as atas da Challenges 25 anos em formato digital.Os autores e participantes inscritos na Challenges recebem o livro de atas.
29.JUN.2024A Organização publica uma coletânea de textos selecionados Challenges 25 anos.Os autores e participantes inscritos na Challenges recebem a publicação em formato digital.

(*) os textos de suporte a pósteres e comunicações (curta ou longa) devem ter uma extensão compreendida entre 750 e 3000 palavras. Estes valores são indicativos. Consulte mais orientações abaixo.

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Notas para preparação dos textos

A extensão do texto relativo a pósteres e a comunicações a ser publicado nas atas da conferência deve situar-se entre 750 e 3000 palavras*.
(*) o número de palavras é simplesmente indicativo.

Conteúdo

Não incluir os autores (isso será pedido apenas na versão “camera ready” – em fevereiro/março de 2024).
Todos os textos deverão ter resumo e palavras-chave na língua de origem, em Português e em Inglês (por esta ordem). As palavras-chave devem ser separadas por ponto-e-vírgula.

Os textos devem iniciar pelo título do trabalho, seguido dos resumos e palavras-chave, depois o corpo do texto, referências bibliográficas (norma APA 7.ª ed.) e agradecimentos, se houver lugar a eles. Não pode haver anexos.
Figuras, imagens, gráficos ou quadros (objetos): Devem ser numerados sequencialmente e incluir legenda antes dos objetos, sem espaço entre o texto da legenda e o objeto. A fonte ou origem dos objetos (se não for produção do autor) deve ser inserida por baixo dos objetos.

Forma

  • Dimensão do papel: A4
  • Margens: 2,5 cm (superior e inferior); 3cm (esquerda e direita)
  • Tipo de letra: aplicar a todo o documento tipografia sem serifa, por exemplo, “open sans”, fonte disponível gratuitamente em https://fonts.google.com/specimen/Open+Sans.
  • Tamanho de letra do Título do trabalho: 14pt
  • Tamanho de letra dos nomes das secções (Título 1): 12pt, negrito
  • Tamanho de letra dos nomes das subsecções (Título 2): 12pt, normal
  • Tamanho de letra dos nomes das subsecções adicionais (Título 3, se necessário): 12pt, itálico (os nomes da secções e subsecções podem ser numerados).
  • Corpo do texto (miolo): 11pt
  • Deixar um parágrafo em branco (apenas um) antes de cada título ou subtítulo.
  • Espaço adicional entre parágrafos: 5pt
  • Espaçamento entre linhas em todo o documento: 1,5
  • Alinhamento em todo o documento: à esquerda, sem afastamento (sem indentação ou recuo).
  • Todas as páginas devem ser numeradas em rodapé, à direita.
  • Citações e referências devem seguir as normas APA 7.ª edição (consulte, por exemplo, Lopes, C. (2021). Como fazer citações e referências? Guia prático da norma APA (2020, 7.ª ed.). Edições ISPA, ou uma referência rápida disponível no site da APA em https://apastyle.apa.org/instructional-aids/reference-guide.pdf, destinado essencialmente a artigos, livros e secções de livros).

Não são aceites textos em cabeçalho nem em rodapé. Eventuais notas deverão ser incluídas no próprio corpo de texto, ou, excecionalmente, no final do documento (notas de fim de secção).

Em caso de dúvidas, consultar “ajuda à formatação“.

Instruções “Camera Ready”

A preparação dos textos finais deve seguir as orientações disponíveis nos seguintes documentos:

Os textos devem ter uma extensão entre 750 e 3000 palavras (o número de palavras é simplesmente indicativo, mas não se recomendam textos muito longos).
Depois de aplicadas as melhorias recomendadas pelos revisores e pela Comissão Científica, por favor, prepare um documento em formato editável (.docx, .doc, ou .odt) com as seguintes características obrigatórias (da secção A à secção E) e submeta-o na plataforma CMT, utilizando a ligação “Camera Ready”

(Na consola de Autor, clique em “Create Camera Ready Submission”)

Secção A (Esquema)

  • Tamanho do PAPEL: A4
  • Margem superior e inferior: 2,5 cm; Margem direita e esquerda: 3 cm.
  • Não inclua numeração de página.
  • Não inclua nenhuma informação no cabeçalho nem no rodapé.
    Secção B (Identificação)
  • Na primeira página do documento, a primeira linha deve ter o título, sem aspas nem outros elementos gráficos e sem pontuação no final.
  • A segunda linha deve ter o nome do primeiro autor, seguido do nome da escola ou universidade ou centro de investigação, o país e o email de contacto habitual do autor, separando cada informação por uma vírgula. (Reduza o texto para não ocupar mais de 100 caracteres, incluindo espaços)
  • Se houver coautores, repita o procedimento anterior, utilizando uma linha para cada autor.
  • Deixe 2 parágrafos em branco após a última linha dos autores.

Secção C (Resumo)

C1 – Se o texto está escrito em Português:

1 – inclua a expressão “Resumo: ” seguida do resumo em português num único parágrafo.
2 – imediatamente após o parágrafo do resumo, inclua a expressão “Palavras-chave: ” e escreva as palavras-chave em português, separadas por ponto-e-vírgula, num máximo de cinco!
3 – Deixe um parágrafo em branco.
4 – Repita os passos 1 e 2, para o resumo em língua inglesa, substituindo “Resumo: ” por “Abstract: ” e “Palavras-chave: ” por “Keywords: “. O restante procedimento é igual.

C2 – Se o texto está escrito em Inglês:

5 – inclua a expressão “Abstract: ” seguida do resumo em Inglês num único parágrafo.
6 – imediatamente após o parágrafo do resumo, inclua a expressão “Keywords: ” e escreva as palavras-chave em inglês, separadas por ponto-e-vírgula, num máximo de cinco!
7 – Deixe um parágrafo em branco.
8 – Prossiga com os pontos 1 e 2 (C1).

C3 – Se o texto está escrito em Espanhol:

9 – inclua a expressão “Resumen: ” seguida do resumo em Espanhol num único parágrafo.
10 – imediatamente após o parágrafo do resumo, inclua a expressão “Palabras clave: ” e escreva as palavras-chave em espanhol, separadas por ponto-e-vírgula, num máximo de cinco!
11 – Deixe um parágrafo em branco.
12 – Prossiga com os pontos 1 e 2 (C1).
13 – Deixe um parágrafo em branco.
14 – Prossiga com os pontos 5 e 6 (C2).

Secção D (Corpo do texto)

  • Não utilize mais do que três níveis de hierarquia para os títulos (título da secção, título da subsecção e título da subsecção adicional). Se utilizar numeração nos títulos, esta deve ser do tipo: 1. (título da secção), 1.1 (título da subsecção), 1.1.1 ( título da subsecção adicional).
  • Deixe um parágrafo em branco antes dos títulos, mas não deixe espaço em branco após os títulos.
  • Não se preocupe com o alinhamento do texto (será feito por nós), mas preocupe-se com a correção ortográfica e outras regras de escrita.
  • Se utilizar tabelas ou quadros no documento certifique-se que estão editáveis, ou seja, que não estão em formato imagem. Contudo, for imprescindível usar o formato imagem, a imagem terá que ser escalável com qualidade (PNG ou SVG a 300 dpi).
  • Se utilizar gráficos, utilize preferencialmente gráficos editáveis ou em formato imagem com resolução escalável para boa qualidade (300 dpi, no formato PNG ou SVG).
  • Se utilizar imagens, procure que tenham a resolução mínima de 300 dpi, e que estejam num formato escalável com qualidade. Opte por imagens em formato PNG, JPG ou SVG. Não se esqueça de referir a fonte das imagens se não forem dos autores do documento – identifique a fonte por baixo das imagens.
  • Hiperligações (links), inclua sempre o URL completo – com exceção do protocolo. Por exemplo: www.gentequesabe.com/fazercafe.html. Não deixe as hiperligações ocultas. Não as inclua em notas de rodapé nem em fim de secção.
  • Lembre-se de colocar títulos (legendas) em todas as tabelas, quadros, imagens ou gráficos. Na norma APA as legendas antecedem os elementos.

Secção E (Referências)

  • No final do documento inclua a lista das fontes citadas – as referências bibliográficas – utilizando como título “Referências”. Esta lista deve cumprir as normas APA 7.ª edição e deve estar ordenada alfabeticamente. Se houver hiperligação ou DOI numa referência, não deve acrescentar pontuação no final da referência.

Secção F (Anexos – opcional)

  • Se o trabalho tiver anexos, devem incluir-se nesta secção, numerando-os na primeira linha com a expressão “Anexo x” em que x representa um número.

Secção G (Agradecimento ou patrocínio – opcional)

  • Se o trabalho tiver que referir agradecimentos ou patrocínios que não tenham já sido incluídos no corpo do texto podem ser feitos no final, inserindo na primeira linha o título “Agradecimentos” ou outro adequado.

Os textos no formato “Camera Ready” serão submetidos por um dos autores, ou representante dos autores, em formato editável .docx, .doc ou .odt na plataforma CMT no endereço https://cmt3.research.microsoft.com/CHALLENGES2024/ até 31 de março de 2024.

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Ajuda à submissão na plataforma CMT

Indicação dos procedimentos mais comuns para submissão dos textos completos na plataforma CMT (em PDF)

URL: https://cmt3.research.microsoft.com/CHALLENGES2024/

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Ajuda à formatação

Formas de apresentação Challenges

1 – Póster

Apresentação de Póster* impresso em tamanho A0 horizontal (1189×841) da responsabilidade dos autores, a afixar fisicamente em espaço a indicar pela organização.
(*) Poderão também aceitar-se pósteres em formato digital a apresentar remotamente (condições a analisar caso a caso).

2 – Comunicação oral

Apresentação na forma oral, pelos autores (ou representante), presencialmente ou remotamente por via eletrónica, apoiada ou não em suporte digital a escolher pelos autores, correspondendo ao texto submetido como comunicação curta ou comunicação longa.

(topo da pág.)