FAQ – Questões mais frequentes

Extensão dos textos

Como contar o número de caracteres dos textos?

A contagem de caracteres inclui todos os caracteres e espaços utilizados no documento, com exceção do título, autores, resumo, palavras-chave e da secção de referência às fontes.


Inscrições na Challenges

Como comprar ingressos na conferência?

Ingresso individual

Os ingressos individuais na conferência (inscrições) são adquiridos na loja online da Universidade do Minho, através do endereço http://store.uminho.pt/pt/conferências-2 

Se já é cliente da store.uminho (i.e. se já fez alguma compra na loja ou se já fez o seu registo na store), escolha a conferência para a qual pretende adquirir o ingresso e siga os procedimentos orientados pelo sistema de compra.

Se não é cliente da store.uminho, primeiro deverá criar uma conta no site http://store.uminho.pt/pt . Quando tiver o seu login na loja deve seguir o procedimento descrito no parágrafo anterior.

Ingresso de grupo

Para compra de ingresso de grupos, contacte previamente o secretariado da Challenges (challenges@ie.uminho.pt). São considerados preços especiais para grupos de 5 ou mais participantes.

Como ver os comentários dos reviewers?

Todos os trabalhos submetidos à Challenges têm uma decisão baseada em comentários e sugestões da comissão científica ou de um meta-reviewer.

Para aceder aos comentários e à avaliação dos respetivos reviewers, entre na plataforma CMT, no perfil “Author”. Aí entre no link “View reviews”

(Veja aqui ajuda detalhada em PDF)

Se só um dos autores se inscrever, todos os coautores receberão certificado?

Sim. Todos os autores (o primeiro autor e os coautores, se os houver) terão um certificado de apresentação da respetiva comunicação, se ela for efetivamente apresentada.

Se uma comunicação tem vários autores, todos têm que se inscrever?

Depende.

Cada comunicação tem que ter, pelo menos, um autor inscrito.  A inscrição é obrigatória para que a comunicação seja apresentada publicamente e publicada no livro de atas.

Mas, cada inscrição só permite a participação na conferência de 1 pessoa. Portanto, se uma comunicação tiver vários autores (coautores) e todos quiserem estar presentes na conferência, todos têm que se inscrever. 

O coautor pode fazer a inscrição e o outro autor (principal) pode fazer a apresentação?

Sim.

A apresentação pode ser feita por qualquer dos autores ou até por alguém em sua representação, desde que haja alguma relação entre o trabalho apresentado e quem apresenta (por exemplo o orientador, um participante no estudo que não é autor). A inscrição é, obviamente feita em nome de um dos autores da comunicação mas pode ser outro a apresentar (e a fazer uso das credenciais que serão atribuídas).

É possível trocar a ordem dos autores na versão final (no momento da submissão)?

Sim. No formulário de submissão “Camera Ready” é possível adicionar autores e alterar a ordem deles. 


Licenciamento dos trabalhos

Que vantagens há no licenciamento CC-BY?

Ao atribuir uma licença Creative Commons BY 4.0, significa que o autor preza o seu esforço para o enriquecimento da comunidade e que autoriza os outros a tirarem o máximo partido do trabalho que partilha. É dessa forma que se permite o acesso aberto ao conhecimento, afinal um dos nossos maiores orgulhos!

A atribuição  CC BY é uma licença que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Mas o autor não muda, nem perde direitos, pelo contrário! Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Se quiser saber mais sobre Acesso Aberto (Open Access), informe-se sobre a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI – Budapest Open Access Initiative) e a Declaração de Berlim.


Outras questões

Como participar na Challenges Virtual?

Para participar na Challenges Virtual tem que ter uma inscrição válida. Depois de validar a inscrição, indique os dados usados na inscrição e solicite as credenciais para acesso por email ao secretariado. As credenciais serão fornecidas por utilizador, portanto, se a inscrição se referir a um grupo, cada elemento deverá pedir a sua credencial de acesso.

O sistema comporta um número limitado de utilizadores, pelo que a organização reserva o direito de não atribuir credenciais assim que o número de utilizadores prováveis esteja esgotado.

 

Só quero assistir aos trabalhos online, posso?

Em princípio, sim. 

Apesar de tudo, só serão transmitidas as sessões plenárias e sem possibilidade de interação.

O streaming será incluído na página da Challenges Virtual.

Se uma comunicação tem vários autores, todos têm que se inscrever?

Depende.

Cada comunicação tem que ter, pelo menos, um autor inscrito.  A inscrição é obrigatória para que a comunicação seja apresentada publicamente e publicada no livro de atas.

Mas, cada inscrição só permite a participação na conferência de 1 pessoa. Portanto, se uma comunicação tiver vários autores (coautores) e todos quiserem estar presentes na conferência, todos têm que se inscrever. 

Como funciona a apresentação Virtual?

Os autores serão questionados sobre a forma de apresentação: presencial ou virtual, por video-conferência. A partir de 30 de abril deverá ser colocado online um formulário com esse objetivo. Os autores serão, então, instruídos sobre todos os procedimentos.

Atempadamente será divulgado o endereço para acesso e acompanhamento da conferência, os meios necessários do lado dos participantes e as credenciais de acesso.

Não sou professor, posso inscrever-me na Ação de Formação?

Só podem inscrever-se na ação de formação docentes do sistema de ensino Português, desde o ensino básico ao ensino secundário (i.e. Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional), público. Os outros participantes, mesmo que docentes não se qualificam para receber certificado de formação contínua.

No FAQs Found