Apresentação/Mostra de Projetos Inovadores com TIC (Escolas)

O Centro de Competência em TIC da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM) organiza a X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017, nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga.

A conferência Challenges é uma referência nacional no campo da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, tendo-se realizado bianualmente desde 1999.

A conferência Challenges é um evento incontornável na agenda da investigação e da prática profissional no domínio das TIC na educação, reunindo habitualmente os principais investigadores portugueses neste domínio – académicos, professores e profissionais de desenvolvimento educacional com Tecnologias.

Assumimos a Challenges como um espaço privilegiado de reflexão, partilha e colaboração, envolvendo profissionais de todos os níveis de ensino, numa perspetiva de herdeira da tradição do projeto MINERVA, o primeiro projeto nacional de dinamização da introdução e mudança pedagógico com as TIC, no qual a Universidade do Minho foi um dos mais significativos atores.

A Challenges 2017 é a décima edição de uma conferência que começou por afirmar-se como espaço privilegiado de divulgação dos projetos inovadores das escolas e da investigação académica na área da utilização educativa das TIC, dando realce ao compromisso entre investigação, inovação e boas práticas.
Reconhecendo a importância dos projetos de inovação educativa que muitas escolas portuguesas vêm evidenciando, o CCTIC-IEUM destina um espaço especial na programação das atividades da Challenges 2017 para destacar essa realidade inovadora suportada nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Neste contexto, convidamos as Escolas e Agrupamentos de Escolas do ensino público e privado a apresentarem os seus Projetos Inovadores com TIC na Challenges 2017, no dia 10 de maio de 2017, entre as 14h e as 17h.

Apresentação de propostas

A inscrição das Escolas para a apresentação dos seus projetos inovadores deverá ser feita até ao dia 05 de março de 2017, através do formulário de inscrição disponível no sítio web da conferência.

Seleção de trabalhos

Pretende-se selecionar um conjunto de projetos, com base nos seguintes descritores:

  1. – Designação do projeto (projetos em curso ou recentemente concluídos)
  2. – Memória descritiva (resumo abrangente do projeto)
  3. – Transversalidade – área de desenvolvimento (nível ou níveis de ensino, grupo disciplinar ou disciplina abrangidos)
  4. – Extensão do envolvimento (número de docentes, discentes, familiares/comunidade envolvidos)
  5. – Impacto geográfico (local, regional, transnacional)
  6. – Resultados baseados em evidência (produtos ou artefactos, resultados académicos, relatórios)

A seleção dos projetos será atribuída a uma comissão nomeada pela organização.

Operacionalização

Às escolas cujos projetos venham a ser selecionados será atribuído um espaço físico para exposição das respetivas atividades, bem como a possibilidade de apresentação pública da memória descritiva dos projetos em sessão plenária a realizar em 10 de maio, no âmbito da Challenges 2017.

A inscrição nesta iniciativa é gratuita.

Às escolas selecionadas serão oferecidos vouchers de participação nos restantes trabalhos da conferência.

Prevê-se a edição de um e-book de distribuição gratuita, incidindo nos projetos selecionados.