Comunicações

Lista de submissões aprovadas pela Comissão Científica
List of submissions approved by the Scientific Committee

IDTitleStatus
18USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA TRIANGULAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FILOSOFIAAccept, possible full paper
30HYPATIAMAT - COMPONENTE PARA GESTÃO DE TRABALHOS DE CASAAccept, possible short paper
57AVALIAR A AVALIAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM DISCIPLINAS INTEGRADORAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO 100% EAD DA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA BRASILEIRAAccept, possible short paper
71INFLUENCIA DE LA DISPOSICIÓN Y USO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS EN EL NIVEL DE COMPETENCIA DIGITAL EN EL ÁREA DE RESOLUCIÓN DE PROBLEMASAccept, possible full paper
72AVALIAÇÃO POR RUBRICAS: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA EM AMBIENTE ON-LINEAccept, possible short paper
90AVALIAÇÃO FORMATIVA ONLINE NO ENSINO SUPERIOR E A SUA APLICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕESAccept, possible short paper
111DRA - DISPOSITIVO DE REGULAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGENS UMA APLICAÇÃO DE APOIO À PRÁTICA EDUCATIVA_RESUMOAccept, possible short paper
1AULAS PRESENCIAIS, SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS? COMO ESCOLHER?Accept, possible short paper
3COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DO 1.º CICLOAccept, possible full paper
9POTENCIALIDAD INMERSIVA DE UNA APP PARA LA CREACIÓN DE RELATOS EN EDUCACIÓN INFANTILAccept, possible full paper
11SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NOS MANUAIS ESCOLARES COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O SPATIAL THINKING – EXPLORAÇÃO DE EXEMPLOS DE MANUAIS DE DIFERENTES PAÍSESAccept, possible full paper
12VIDEOJUEGOS BÉLICOS: ESCENARIOS DE APRENDIZAJES COGNITIVOS VERSUS ÉTICOS EN TORNO A LA GUERRAAccept, possible full paper
15FERRAMENTAS DIGITAIS: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS ALÉM DA TECNOLOGIAAccept as oral communication
16FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARA O USO DAS TIC EM SALA DE AULA, UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PEDAGÓGICA DA LUNDA-NORTE.Accept, possible short paper
20A NECESSIDADE AGUÇA O ENGENHO: NOVAS PARCERIAS E POSSIBILIDADES NA DINAMIZAÇÃO DO PROJETO AULAS À LA CARTE POR VIDEOCONFERÊNCIAAccept as oral communication
22APRENDIZAGEM ADULTA BASEADA EM JOGOS: UM ESTUDO DAS PUBLICAÇÕES RECENTESAccept, possible short paper
24O SITE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOAccept, possible short paper
25COMPETÊNCIA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO DAS TIC EM CONTEXTOS EDUCATIVOSAccept, possible full paper
27ENSINO INOVADOR COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIAAccept, possible full paper
28FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, LETRAMENTO DIGITAL E RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EIXOS QUE PRECISAM SER CONVERGENTESAccept, possible short paper
29O CURRÍCULO NA PRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO EM SCRATCHAccept, possible short paper
31“AS TIC COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM FASE DE PANDEMIA”Accept as oral communication
32FLIPPED CLASSROOM E SALA DE AULA INTERATIVA NO ENSINO DO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA, NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICOAccept, possible full paper
35COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO DE CABO VERDEAccept, possible full paper
36BUILD A ROBOT? WEDO IT TOGETHER: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DA ROBÓTICA NO TRABALHO COLABORATIVOAccept, possible short paper
38OS MAKERSPACES COMO AMBIENTES PEDAGÓGICOS INOVADORESAccept, possible full paper
39ENSINO HÍBRIDO AVANT LA LETTREAccept, possible short paper
40COMPETÊNCIAS RELACIONADAS A PRÁTICAS STEAM PARA OS ANOS INICIAIS NA BNCCAccept, possible full paper
41CURRÍCULO E SUAS TRANSFORMAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIAAccept, possible short paper
42YELLOW SUBMARINE: A MUSICAL AND MOBILE TEACHING AND LEARNING EXPIRIENCE AT A NAVY MILITARY SCHOOLAccept, possible short paper
44AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESAAccept, possible short paper
46DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAAccept, possible full paper
48NO COMPASSO NORTEADOR DA CULTURA DIGITAL: PROFESSORES DE ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL COLABORANDO COM AÇÕES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADAAccept as oral communication
50LEARNING2GETHER: REIMAGINE SPEAKING AND WRITING.Accept as oral communication
51INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAAccept, possible full paper
52O USO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19 EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIALAccept, possible full paper
53BLENDED LEARNING, A MUDANÇA NO PARADIGMA EDUCATIVO PARA UM “CURRÍCULO” DIGITALAccept, possible short paper
63ESTUDIO PILOTO SOBRE LA INCIDENCIA DE CURSAR UNA ACTIVIDAD EXTRAESCOLAR DE ROBÓTICA EDUCATIVA EN EL RENDIMIENTO ACADÉMICOAccept, possible full paper
64HYPATIAMAT – ESCRITÓRIO E API DE DADOSAccept, possible short paper
65HOW TO MODIFY A VIRTUAL EXCHANGE PROJECT TO ACCOMMODATE THE NEW PANDEMIC REALITYAccept, possible full paper
66INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POSSIBILIDADES E NOVOS DESAFIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEMAccept, possible full paper
70POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTOAccept, possible short paper
73AMBIENTES COM NARRATIVAS IMERSIVAS ATRAVÉS DA TÉCNICA OC2-RD2 NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE OS NOMES DAS PERSONAGENSAccept, possible full paper
74A CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BRASILEIRO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA: A FORMAÇÃO CONTINUADA EM PAUTA.Accept, possible full paper
78A INTEGRAÇÃO DO DIGITAL NO CURRÍCULO ATRAVÉS DE PROJETOS EUROPEUS: O CASO DO ETWINNINGAccept, possible short paper
84APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM CONTEXTO PANDÉMICO: CASO DE ESTUDO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAAccept, possible short paper
86O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O CONTEXTO REMOTO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19Accept, possible full paper
88DOCENCIA + TECNOLOGÍA: UNA ECUACIÓN QUE DEBE (RE)DISEÑARSE.Accept, possible full paper
89JOGOS DIGITAIS E GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO NUMA ESCOLA ANGOLANAAccept, possible full paper
93DESAFIOS DO DIGITAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR EM CABO VERDEAccept, possible short paper
94CONECTAR OS JOVENS AO PATRIMÓNIO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: MI.MOMO.FAROAccept, possible short paper
95CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO EM UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIAAccept, possible short paper
97A MONITORIA EM REDE NA PÓS-GRADUAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIALAccept as oral communication
99PRÁTICAS INOVADORAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃOAccept, possible full paper
100PRESENÇA DAS TIC NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA PORTUGUESESAccept, possible full paper
108PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL EM PÚBLICOS MAIS JOVENS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAISAccept, possible full paper
109DIÁLOGO COLABORATIVO ASSÍNCRONO NA EDUCAÇÃO DIGITAL HUMANIZADAAccept, possible short paper
110TELETRABALHO DOCENTE E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO/SECUNDÁRIO, TÉCNICO E SUPERIORAccept, possible short paper
112PROCESSOS FORMATIVOS ONLINE EM CONTEXTO DE PANDEMIA: OPORTUNIDADES PARA CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS E O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULOAccept, possible full paper
115ESPAÇO UBUNTU: ATRAVESSANDO A PANDEMIAAccept, possible short paper
116COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM PANORAMA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASILAccept, possible full paper
120A ANÁLISE CRÍTICA DA APRENDIZAGEM PARA A AVALIAÇÃO ENTRE PARES NO MOODLEAccept, possible full paper
121PRÁTICAS ON-LINE: FRAMEWORK DE APOIO AO DESIGN DE APRENDIZAGEMAccept, possible full paper
122EDUBOT - CHATBOT EDUCACIONALAccept, possible full paper
123TRANSFORMAR OS ALUNOS EM AUTORES DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A PLATAFORMA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXIAccept, possible short paper
124A JORNADA DE KODJO:UM AUDIOLIVROAccept, possible full paper
128DIGITAL STORYTELLING PRACTICE IN ELEMENTARY JAPANESE A1.2Accept, possible short paper
130UMA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA PARA O ENSINO DA APRENDIZAGEM PROFUNDA USANDO PROGRAMAÇÃO VISUAL EM BLOCOS NO ENSINO MÉDIOAccept, possible short paper
131AGÊNCIA E PROTAGONISMO DOS ALUNOS EM UM PROJETO INTERDISCIPLINARAccept, possible short paper
135EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DOS/AS PEDAGOGOS/AS SOBRE PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS FORMATIVAS EM TEMPOS DE CRISEAccept, possible full paper
2COMUNICAR EM REDE: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PARES COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ANGOLANOAccept, possible full paper
4MICROSOFT TEAMS COMO INOVAÇÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃOAccept, possible full paper
5UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE IMERSIVO VIRTUAL, COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICAAccept, possible short paper
10DIDACTIC MATERIALS FOR FACING FAKE NEWS IN BRAZILIAN BASIC EDUCATIONAccept, possible full paper
13UMA PLATAFORMA AUTORAL PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS INTERATIVOSAccept, possible short paper
14PADLET COMO RECURSO INFO-DIGITAL NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAccept, possible short paper
17PBL-TUTOR DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TUTORIA INTELIGENTE NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO PBL DIRECIONADO AO ENSINO TÉCNICO E SUPERIORAccept, possible short paper
19MÉTODO DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS BASEADA EM COMPUTAÇÃO FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONCRETENESS FADINGAccept, possible short paper
21ACADEMIC ANALYTICS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIORAccept, possible full paper
23A QUÍMICA NUM VIDEOJOGO DE FICÇÃO-CIENTÍFICA: DESCOBRIR E APRENDER ENQUANTO SE EXPLORAM PLANETAS NO VIDEOJOGO NO MAN’S SKYAccept, possible short paper
26RECOMENDANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE DIMENSÕES CULTURAIS DA APRENDIZAGEMAccept, possible short paper
33UMA EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO DE PÚBLICOS COM APOIO DAS TIC – O EXEMPLO DA PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVILAccept, possible full paper
34A INTERNET NA ESCOLA ENTRE A NOVIDADE E A ATUALIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ÓRGÃOS DIRETIVOS LOCAISAccept, possible full paper
37FRAMEWORK PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEMAccept, possible short paper
47A CONSTRUÇÃO DE HABITATS DIGITAIS E ATIVOS PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: O CASO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICOAccept, possible full paper
49PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO NO MOODLE PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAAccept, possible short paper
54O CONTRIBUTO DAS TECNOLOGIAS IMERSIVAS PARA O ESTUDO DA PERSPETIVA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL: UM PROJETO COM ALUNOS DO 9º ANO.Accept, possible short paper
55PROMOVER NOVOS AMBIENTES DIGITAIS: A REALIDADE VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEMAccept, possible full paper
56DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTALAccept, possible short paper
58ASSISTENTE VIRTUAL INTELIGENTE PARA AUXILIAR O ENSINO DE CIÊNCIASAccept, possible short paper
59PLANICOL® – ALIANDO COLABORAÇÃO E PROCESSOS AUTOFORMATIVOS EM REDEAccept, possible short paper
61UTILIZACIÓN DE MOTORES GRÁFICOS DE VIDEOJUEGOS EN ENTORNOS DE APRENDIZAJE BASADO EN PROYECTOS (ABP)Accept, possible full paper
62JÓVENES Y MÓVILES EN LA REGIÓN DE MADRID. PRÁCTICAS PUESTAS DE RELIEVE POR LA PRENSA Y DISCURSO EDUCATIVO SECUNDADOAccept, possible full paper
67TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ONLINE DURANTE A PANDEMIA COVID-19: O CASO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGALAccept, possible full paper
68A FLIPPED CLASSROOM NA MICROSOFT TEAMS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICAAccept, possible full paper
69UMA ANÁLISE EMPÍRICO DESCRITIVA SOBRE O USO DO SOFTWARE JCLIC COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O AUTISMOAccept, possible full paper
75FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES MAKER: UMA ABORDAGEM STEAM PARA ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO.Accept, possible full paper
76INFO QUIZ: UM APLICATIVO ATIVO E INTELIGENTE PARA EXERCITAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE INFORMÁTICA BÁSICAAccept, possible short paper
77INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL APLICADA COMO FERRAMENTA DE ACOMPANHAMENTO E RECOMENDAÇÃO EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADOAccept, possible short paper
79OS JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOSAccept, possible short paper
80TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DA GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS NA MELHORIA DE PROCESSOS EDUCACIONAISAccept, possible short paper
81REFLEXIONES DE LOS FUTUROS DOCENTES SOBRE EL USO RESPONSABLE DE INTERNETAccept, possible full paper
82A SALA DE AULA GOOGLE, COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL SUPERIORAccept, possible full paper
83OS ASPECTOS SOCIOAFETIVOS DO ALUNO E A RECOMENDAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICASAccept, possible full paper
85UM MODELO DE COLETA DE DADOS NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAAccept, possible full paper
87FACTORES DE CALIDAD EN E-LEARNING. UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LITERATURA.Accept, possible full paper
91A MISSÃO DAS ESCOLAS ETWINNINGAccept, possible full paper
92UMA ANÁLISE SOBRE ASPECTOS DA MEDIAÇÃO NA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS NA MODALIDADE EADAccept, possible short paper
98USO DA PLATAFORMA CHATCLASS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE DA LÍNGUA INGLESA.Accept, possible full paper
101DESENVOLVIMENTO DE UM CATÁLOGO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA APOIO AO ENSINO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOAccept, possible short paper
102O USO DA ROBÓTICA ALTERNATIVA APLICADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COM AUXÍLIO DA GAMIFICAÇÃOAccept, possible short paper
103DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COM METODOLOGIA ATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM QUIZ EDUCACIONAL ORIENTADO POR PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURALAccept, possible short paper
105RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO INTRODUTÓRIA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO COM PROFESSORES NUMA UNIVERSIDADE BRASILEIRAAccept, possible full paper
106LEARNING ANALYTICS E APRENDIZAGEM DE BASEADA EM JOGOS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUBSUNÇORES EM ÁREAS STEM NO ENSINO SUPERIORAccept as oral communication
113FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM LITERACIA DIGITALAccept, possible short paper
117EDUCAÇÃO INFORMAL PARA A MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: EXPLORAÇÃO DE NARRATIVAS INTERGERACIONAIS DE IDENTIDADE CULTURAL EM ESPAÇOS DE AFINIDADE FÍSICOS E DIGITAISAccept, possible short paper
118PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ENSINO ONLINE: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PROFISSIONAL.Accept, possible full paper
125ESTUDO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM RECURSO A TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADAAccept, possible full paper
126EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O MODELO A INTEGRAR NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELAAccept, possible full paper
127ANÁLISE DO DESIGN ESCAPE ROOMS VIRTUAIS: COERÊNCIA ENTRE DESAFIOS E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDASAccept, possible full paper
129A USABILIDADE DO GOOGLE CLASSROOMAccept, possible short paper
132FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: A OPORTUNIDADE PÓS-PANDÉMICAAccept, possible short paper
134O CONTRIBUTO DA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA UMA VISÃO INTEGRADA E MOTIVADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMAccept, possible full paper

CHALLENGES 2021 – XII Conferência Internacional de TIC na Educação
ONLINE, 10 a 17 de setembro de 2021.
Organização: Centro de Competência TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho

O Centro de Competência do Instituto de Educação da Universidade do Minho realiza a CHALLENGES 2021 – XII Conferência Internacional de TIC na Educação. Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a troca de experiências e saberes em torno dos desafios do digital à educação, à formação, à comunicação e aprendizagem em rede, bem como às questões da inovação e da mudança nas organizações educativas face ao desenvolvimento tecnológico e às transformações que ocorrem nos tecidos sociais.

Na Challenges 2021, a partilha de práticas pedagógicas e de investigação atual, por parte de educadores, professores, formadores e investigadores será organizada em torno de três eixos principais: ‘Infraestruturas e ambientes digitais‘, ‘Currículo e processos de aprendizagem‘, ‘Avaliação‘.

No eixo ‘Infraestruturas e ambientes digitais‘ incluem-se os contributos que visam analisar as mais recentes inovações tecnológicas, procurando perspetivar a concretização da transição digital nos campos da educação e da formação. Este eixo reúne os contributos que visam estudar as tecnologias, as aplicações e os sistemas que emergem com o avanço tecnológico e a inovação científico-pedagógica.

Com o eixo ‘Currículo e processos de aprendizagem‘ pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem. Este eixo integra o estudo do desenvolvimento do currículo nos diferentes contextos e ambientes de aprendizagem, abrangendo a aprendizagem ao longo da vida, a aprendizagem ubíqua e em ambientes e espaços flexíveis de aprendizagem.

O eixo ‘Avaliação‘ reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação, sendo consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, aprendizagens e cursos, incluindo aspetos relacionados com a usabilidade, a fiabilidade, a credibilidade e a eficácia da aprendizagem ambientes digitais. Dá especial atenção às questões no âmbito da ética, da gestão, do financiamento e da investigação.
Em face da grande importância que revelam os temas propostos fica o desafio à apresentação de comunicações e relatos de experiências por quem se interessa pela Educação no Século XXI.

A CHALLENGES 2021 decorrerá integralmente online, estando prevista a apresentação das comunicações aprovadas pela Comissão Científica com base na proposta de resumos submetidos pelos autores.

Datas importantes

  • Submissão de resumos até 30 de junho 10 de julho.
  • Informação aos autores sobre a apreciação da Comissão Científica até 15 de julho. Os resumos aprovados dão origem a comunicações orais a apresentar na Challenges 2021.
  • Submissão de resumos finais e textos (short e full papers) até 31 de agosto. A submissão de resumos é obrigatória, enquanto que a submissão de textos é uma opção dos autores a quem tenha sido sugerido o desenvolvimento dos resumos aprovados pela Comissão Científica.

Tipo de comunicações

Podem ser propostas comunicações relacionadas com o tema da Challenges 2021 – Desafios Do Digital que se enquadrem em qualquer um dos eixos da conferência: ‘Infraestruturas e ambientes digitais’, ‘Currículo e processos de aprendizagem’, ‘Avaliação’, sob a forma de resumo com a extensão máxima de 2000 carateres excluindo espaços.

Orientação para a proposta de comunicações

Línguas de escrita dos textos a submeter

Português, Inglês, Espanhol, Francês

Resumo/Abstract/Résumé/Resumen

  • Deve conter o título apenas na língua de escrita do texto final a submeter.
  • Deve ser escrito num único parágrafo alinhado à esquerda, com cerca de 2000 carateres excluindo espaços, apresentado numa das línguas oficiais da conferência: Português, Espanhol, Francês ou Inglês:
    • Um texto em Espanhol – Resumen + palabras-clave
    • Um texto em Francês – Résumé + mots clés
    • Um texto em Inglês – Abstract + keywords
    • Um texto em Português – Resumo + palavras-chave
  • Deve ser acompanhado por 5 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula “;” antecedidas do respetivo indicador (Palavras-chave/Keywords/Mots clés/palabras-clave).
  • Não deve conter citações nem identificar os autores. Não deve fazer referência à instituição de origem, patrocinador nem a projeto de investigação subjacente.

Submissão de comunicações

As propostas de comunicação, sob a forma de resumo, submetidas através da plataforma Microsoft CMT https://cmt3.research.microsoft.com/CHALLENGES2021 serão avaliadas pela Comissão Científica e os respetivos autores notificados através da mesma plataforma. Se aprovados, os resumos darão origem a comunicações orais a apresentar durante a conferência (entre 10 e 17 de setembro), sendo editados e distribuídos na conferência em publicação digital com ISBN.

Os autores dos resumos aprovados pela Comissão Científica poderão propor um texto curto (short paper) ou longo (full paper) para publicação pós-conferência. Informação relacionada com estes textos será fornecida diretamente aos autores.

Publicações

Serão feitas duas publicações digitais com ISBN, uma contendo os resumos aprovados das comunicações apresentadas na conferência e outra publicação contendo uma seleção de textos integrais (short paper e full paper), baseados nos resumos, supervisionada pela Comissão Científica e a editar posteriormente à conferência.

Informação para a Comissão Científica

A Comissão Científica fará a revisão das propostas de comunicação apresentadas no formato Resumo. Da decisão desta comissão resultarão as comunicações orais a apresentar durante a Challenges e a seleção das propostas mais interessantes para a transposição para artigos a publicar posteriormente.

Formato das comunicações finais

A submeter após informação da organização.

Formato Resumo

  • Deve incluir o título aprovado na língua de escrita do texto.
  • Deve conter o nome, e-mail e instituição com que cada autor se relaciona.
  • Deve conter o resumo aprovado e palavras-chave em Português, Inglês e na língua de escrita do texto, se for diferente destas.

Formato texto curto e texto longo

  • Deve incluir o título aprovado na língua de escrita do texto.
  • Deve conter o nome, e-mail e instituição com que cada autor se relaciona.
  • Deve conter o resumo aprovado e palavras-chave em Português, Inglês e na língua de escrita do texto, se for diferente destas.
  • O corpo do texto deve ser organizado em secções e ter uma extensão total entre 10000 e 25000 carateres, excluindo espaços.
  • No fim do texto deve incluir-se referência às fontes utilizadas. Agradecimentos ou menção a apoios recebidos, se tal se aplicar, ficam no final de todo o documento.