Tipos de trabalhos

Através da plataforma específica, poderão ser submetidos à apreciação da Comissão Científica da Challenges Comunicações, Posters e Simpósios, escritos num dos idiomas oficiais da conferência (Português, Espanhol, Francês, Inglês), enquadrados em qualquer das temáticas da conferência, de acordo com as seguintes linhas orientadoras:

Comunicações – Extensão do texto: Máximo 25 000 caracteres
Podem ser submetidos trabalhos que respeitem os eixos temáticos da conferência, incidindo sobre projetos de investigação concluídos, ou estudos consolidados. Os trabalhos aceites serão apresentados oralmente pelos respetivos autores em sessão presencial ou a distância.

Os simpósios correspondem à aglutinação de um mínimo de quatro trabalhos sobre um mesmo tópico, incluído em qualquer dos eixos temáticos da conferência, podendo os artigos ser complementares ou concorrentes. Os simpósios aceites serão apresentados presencialmente, a distância ou em sessões mistas, cabendo ao primeiro proponente a organização do simpósio, i.e. a reunião dos trabalhos e o seu enquadramento no âmbito da Challenges, bem como a sua moderação.

Posters – Extensão do texto: Máximo 10.000 caracteres
Na modalidade Poster poderão ser submetidos projetos de investigação em curso ou em fase de iniciação, experiências de escolas ou outros trabalhos por concluir que não se enquadrem no tipo Comunicações. Os trabalhos aceites serão apresentados graficamente pelos autores num espaço específico a definir pela organização. Aos autores cabe a conceção, design e “impressão”, segundo as orientações fornecidas no livro de estilos Challenges.

Estrutura dos textos: Título, Resumo e Palavras-chave em dois idiomas, sendo o primeiro no idioma de escrita de acordo com uma das combinações admitidas (Português/Inglês, Espanhol/Português, Francês/Português, Inglês/Português), Corpo do texto, Referências, (opcional: Anexos e Menções). Informação complementar disponível no livro de estilos da conferência

Tópicos enquadradores de cada eixo

Eixo I – Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem / Emerging technologies and digital learning environments

Cód./CodeTópico/Topic
A00Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem / Emerging technologies and digital learning environments
A01Ambientes de aprendizagem / Learning environments
A02Aprendizagem móvel / Mobile Learning
A03Aprendizagem ubíqua / Ubiquitous Learning
A04Gamificação / Gamification
A05Internet das coisas / Internet of things
A06Internet do futuro / Internet of the future
A07Jogos / Games
A08Laboratórios e museus remotos / Remote labs and museums
A09Laboratórios e museus virtuais / Virtual labs and museums
A10Media locativos / Locative media
A11Megadados / Big data
A12Programação / Programming
A13Realidade aumentada / Augmented Reality
A14Realidade virtual / Virtual Reality
A15Redes sociais / Social networks
A16Robótica / Robotics
A17Tecnologia multidimensional / Multidimensional technology
A18Tecnologias de apoio, tecnologias assistivas / Assistive technology, adaptive technology
A19Vestíveis / Wearables
A20Web Rádio & TV / Web Radio & TV
A21Web semântica / Semantic web

Eixo II – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts

Cód./CodeTópico/Topic
B00Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts
B01Aprendizagem baseada em problemas / Problem based learning
B02Aprendizagem colaborativa / Collaborative learning
B03Comunidades de aprendizagem / Learning communities
B04Currículo inclusivo / Inclusive curriculum
B05Desenvolvimento curricular / Curriculum development
B06Desenvolvimento de projetos inovadores / Innovation project development
B07Desenvolvimento multicultural e criativo / Multicultural and creativity development
B08Desenvolvimento social em rede / Networked society development
B09Ensino e aprendizagem em rede / Networked teaching and learning
B10Ética e prevenção / Ethics and prevention
B11Formação de professores / Teacher education
B12Literacia multimodal / Multimodal literacy
B13Narrativas digitais / Digital narratives
B14Pensamento computacional / Computational thinking
B15Privacidade e segurança / Privacy and security
B16Recursos educativos digitais / Digital educational resources

Eixo III – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts

Cód./CodeTópico/Topic
B00Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts
B01Aprendizagem baseada em problemas / Problem based learning
B02Aprendizagem colaborativa / Collaborative learning
B03Comunidades de aprendizagem / Learning communities
B04Currículo inclusivo / Inclusive curriculum
B05Desenvolvimento curricular / Curriculum development
B06Desenvolvimento de projetos inovadores / Innovation project development
B07Desenvolvimento multicultural e criativo / Multicultural and creativity development
B08Desenvolvimento social em rede / Networked society development
B09Ensino e aprendizagem em rede / Networked teaching and learning
B10Ética e prevenção / Ethics and prevention
B11Formação de professores / Teacher education
B12Literacia multimodal / Multimodal literacy
B13Narrativas digitais / Digital narratives
B14Pensamento computacional / Computational thinking
B15Privacidade e segurança / Privacy and security
B16Recursos educativos digitais / Digital educational resources

Notas

A realização dos simpósios pressupõe a proposta de um mínimo de 4 comunicações, cabendo ao coordenador do simpósio a sua organização.
Os textos submetidos como comunicações serão apresentados oralmente pelos seus autores, presencial ou remotamente.
Os textos submetidos como posters serão apresentados graficamente.
Informação detalhada sobre a formatação estará disponível no livro de estilos da conferência.

Data limite para submissão de artigos e posters: 5 de março de 2017, através da plataforma CMT (consulte ajuda sobre a plataforma CMT na página de dúvidas frequentes FAQ).