Tipos de trabalhos

Poderão ser submetidos à apreciação da Comissão Científica da Challenges Comunicações, Posters e Simpósios, escritos num dos idiomas oficiais da conferência (Português, Espanhol, Francês, Inglês), enquadrados em qualquer das temáticas da conferência, de acordo com as seguintes linhas orientadoras:

Comunicações – Extensão do texto: Máximo 25 000 caracteres
Posters – Extensão do texto: Máximo 10.000 caracteres
Estrutura dos textos: Título, Resumo e Palavras-chave em dois idiomas, sendo o primeiro no idioma de escrita de acordo com uma das combinações admitidas (Português/Inglês, Espanhol/Português, Francês/Português, Inglês/Português), Corpo do texto, Referências, (opcional: Anexos e Menções)

Tópicos enquadradores de cada eixo

A – Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem / Emerging technologies and digital learning environments

  • Ambientes de aprendizagem / Learning environments
  • Aprendizagem móvel / Mobile Learning
  • Aprendizagem ubíqua / Ubiquitous Learning
  • Gamificação / Gamification
  • Internet das coisas / Internet of things
  • Internet do futuro / Internet of the future
  • Jogos / Games
  • Laboratórios e museus remotos / Remote labs and museums
  • Laboratórios e museus virtuais / Virtual labs and museums
  • Media locativos / Locative media
  • Megadados / Big data
  • Programação / Programming
  • Realidade aumentada / Augmented Reality
  • Realidade virtual / Virtual Reality
  • Redes sociais / Social networks
  • Robótica / Robotics
  • Tecnologia multidimensional / Multidimensional technology
  • Tecnologias de apoio, tecnologias assistivas / Assistive technology, adaptive technology
  • Vestíveis / Wearables
  • Web Rádio & ´TV / Web Radio & TV
  • Web semântica / Semantic web

B – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts

  • Aprendizagem baseada em problemas / Problem based learning
  • Aprendizagem colaborativa / Collaborative learning
  • Comunidades de aprendizagem / Learning communities
  • Currículo inclusivo / Inclusive curriculum
  • Desenvolvimento curricular / Curriculum development
  • Desenvolvimento de projetos inovadores / Innovation project development
  • Desenvolvimento multicultural e criativo / Multicultural and creativity development
  • Desenvolvimento social em rede / Networked society development
  • Ensino e aprendizagem em rede / Networked teaching and learning
  • Ética e prevenção / Ethics and prevention
  • Formação de professores / Teacher education
  • Literacia multimodal / Multimodal literacy
  • Narrativas digitais / Digital narratives
  • Pensamento computacional / Computational thinking
  • Privacidade e segurança / Privacy and security
  • Recursos educativos digitais / Digital educational resources

C – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais / Curriculum innovation and learning in digital contexts

  • Aprendizagem baseada em problemas / Problem based learning
  • Aprendizagem colaborativa / Collaborative learning
  • Comunidades de aprendizagem / Learning communities
  • Currículo inclusivo / Inclusive curriculum
  • Desenvolvimento curricular / Curriculum development
  • Desenvolvimento de projetos inovadores / Innovation project development
  • Desenvolvimento multicultural e criativo / Multicultural and creativity development
  • Desenvolvimento social em rede / Networked society development
  • Ensino e aprendizagem em rede / Networked teaching and learning
  • Ética e prevenção / Ethics and prevention
  • Formação de professores / Teacher education
  • Literacia multimodal / Multimodal literacy
  • Narrativas digitais / Digital narratives
  • Pensamento computacional / Computational thinking
  • Privacidade e segurança / Privacy and security
  • Recursos educativos digitais / Digital educational resources

Notas

A realização de simpósios pressupõe a proposta de um mínimo de 4 comunicações, cabendo ao coordenador do simpósio a sua organização.
Os textos submetidos como comunicações serão apresentados oralmente pelos seus autores, presencial ou remotamente.
Os textos submetidos como posters serão apresentados graficamente.
Informação detalhada sobre a formatação estará disponível no livro de estilos da conferência.

Data limite para submissão de artigos e posters: 05 de março 2017, através da plataforma CMT (consulte ajuda sobre a plataforma CMT na página de dúvidas frequentes FAQ).