O álcool é a substância psicoativa mais consumida em Portugal. O consumo de bebidas alcoólicas constitui um componente importante das práticas culturais portuguesas e de certas formas de sociabilidade que ocorrem desde a adolescência.

As investigações científicas mais atuais destacam a alta prevalência de consumo de risco entre estudantes universitários/as. Em Portugal, 52% dos/as universitários/as apresentaram um consumo de risco, de acordo com os critério definidos pelo AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test).

Inúmeros fatores contribuem para o consumo de álcool, como os fatores sociais, nos quais se incluem a influência de pares. No caso dos/as estudantes do Ensino Superior constatou-se que o seu consumo pode estar relacionado com o consumo dos/os seus/suas amigos/as.

O que é álcool no sangue?

O nível de álcool no sangue, depende, entre outras coisas, do grau de álcool e do volume ingerido. No geral, uma bebida padrão de álcool aumenta o nível de álcool no sangue em 0,20 a 0,25 g/l . Quando bebe um copo, o seu nível de álcool no sangue atinge o máximo cerca de 1 hora depois (30 minutos se não tiver comido por mais de 2 horas). Em seguida, demora cerca de 1 hora e 30 minutos para eliminar cada copo de álcool.

O que acontece no corpo quando se bebe álcool?​

O álcool tem um efeito psicoestimulante, o que significa que atua no funcionamento do cérebro e distorce a consciência e as percepções, bem como o comportamento.

O consumo de álcool em pequenas doses causa uma sensação de relaxamento, euforia e até excitação. Desinibe e ajuda a superar sua timidez. E os reflexos começam a diminuir gradualmente, se nada for feito o consumidor entra em uma fase de intoxicação. Esta é caracterizada por uma má coordenação de movimentos, dificuldade de falar, reflexos reduzidos e distúrbios no estado de alerta para um estado de sonolência. Outros sinais mais pronunciados, como a perda de memória de um buraco negro, podem aparecer se não se agir no melhor da sua consciência. Em doses muito altas, existe um grande risco de entrar em coma alcoólico . Este último constitui uma emergência médica.

Qual é o impacto do álcool na saúde?

O álcool ingerido passa diretamente do trato digestivo para os vasos sanguíneos, é distribuído por todos os órgãos, em especial o cérebro. Inicialmente, a diminuição dos reflexos e da vigilância é indiscutível.

cérebro O álcool afeta as funções cerebrais, prejudica o julgamento, diminui o estado de alerta e os reflexos, estreita o campo visual e promove a tomada de riscos. A longo prazo, causa ansiedade, irritabilidade, agressividade e até depressão.

coraçãoarritmias, hipertensão, doenças cardiovasculares.

estômagoingestão calórica de 7 Kcal/g promove o aumento de peso. Náuseas, vômitos, dores intestinais, úlceras e cancro.

fígadocirrose, hepatite, cancro hepático.

mortoo álcool está envolvido em 25% dos acidentes fatais entre condutores/as entre 18 e 35 anos.

Sinais Preocupantes

Quando bebe e não consegue parar, significa que não está, pelo menos por enquanto, no controlo do seu consumo.
Perceber o aumento do consumo, sentir o aumento da vontade de beber ou observar que cada vez tem mais oportunidades para consumir bebidas alcoólicas, são sinais de alerta.

O consumo de álcool também pode tornar-se problemático se mudar o seu comportamento e o seu relacionamento com as pessoas próximas. Mesmo subjetivos, os comentários das pessoas ao seu redor permitem que se pergunte: “Estou a beber muito ou com muita frequência?” ,” O meu comportamento está a prejudicar-me quando estou sob a influência de álcool?”.

Binge drinking, uma nova forma de beber

O “Binge drinking” é um modo novo e particularmente perigoso de consumo excessivo de álcool, geralmente durante um curto período de tempo com o único objetivo de embriagar-se o mais rápido possível.

ilustração de bebedeira

Na verdade, o consumo excessivo de álcool consiste em beber pelo menos 5 unidades (1 unidade sendo 1 bebida padrão) para rapazes e 4 unidades para raparigas em menos de 2 horas (o nível de álcool no sangue atingido é então superior a 0,8 g/l) .

Entre os/as estudantes, o hábito de beber muito álcool num curto período de tempo é um ritual de integração. É uma prática frequentemente implementada durante o Ingresso no Ensino Superior ou simplesmente à noite. Mais de 50% dos/as estudantes do Ensino Superior relatam episódios de binge drinking ao longo do último ano.