Há tanto álcool num copo de Whisky que num copo de cerveja?

VERDADEIRO

Quer tome um copo de whisky, vinho ou uma cerveja, todos contêm a mesma quantidade de álcool, ou seja, 10g de álcool puro.

Problemas com álcool são genéticos?

VERDADEIRO e FALSO

Existem muitos fatores genéticos que podem ser a causa do consumo anormal de álcool. Às vezes, vemos famílias onde o alcoolismo é transmitido de geração em geração. Por outro lado, não existe um gene específico para a dependência do álcool, embora certos genes possam de fato desempenhar um papel crucial, é claro que isso não significa que todas as pessoas que nasceram com esses genes terão problemas com álcool.

Pode ser perigoso beber álcool em jejum?

VERDADEIRO

Na verdade, o fato de estar com o estômago vazio favorece a pessoa que bebe a embriagar-se com bastante rapidez. Quando bebemos com o estômago vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente pelo sangue do que quando o estômago está cheio. É claro que os efeitos do álcool vêm mais rapidamente e, portanto, fica-se bêbado/a muito rapidamente em comparação com alguém que consumiu uma boa refeição antes de beber.

Diluído em bebidas energéticas, sumos de fruta ou refrigerantes, o álcool é menos prejudicial e menos forte?

FALSO

Completamente falso, servido com refrigerantes, o álcool é mais fácil de beber porque é menos forte no sabor e mais doce, mas a quantidade de álcool absorvida permanece absolutamente a mesma.