É possível fazer uma Alimentação Equilibrada na Universidade?

VERDADEIRO.

A elaboração das ementas é fundamentada nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como base a Dieta mediterrânica. O objetivo é servir refeições saudáveis, equilibradas e variadas.

As necessidades nutricionais são calculadas tendo em consideração as características da comunidade académica e com base nas orientações da Food and Nutrition Board (FNB).

Existe ainda um acompanhamento nutricional no que respeita a especificações técnicas, capitações servidas, consumo/redução de sal e conceção, desenvolvimento de novos produtos e alergénios.

Deve-se “saltar” refeições durante os exames?

FALSO

Um erro que não deve ser cometido: saltar refeições quando se está com fome pode causar distúrbios no corpo e no comportamento alimentar. Esses distúrbios começam com uma alimentação mais rápida e em grandes quantidades para compensar. Especialistas afirmam que saltarrefeições promove lanches e ganho de peso. Além dessas consequências, pode sentir uma fadiga incomum, tornando os seus reflexos e a sua mente mais lentos e, portanto, ter dificuldades em realizar os exames.

O açúcar deixa-me gordo/a?

VERDADEIRO e FALSO

O açúcar engorda quando é consumido em grandes quantidades. Pode causar uma forte secreção de insulina, e essa secreção causa um mecanismo de armazenamento de açúcar e gorduras. Mas se consumir uma quantidade de açúcar que corresponda às suas necessidades energéticas, não ganhará peso.

As sandes/baguetes são equilibradas?

VERDADEIRO e FALSO

Por falta de tempo, muitos/as estudantes optam por sandes/baguetes. Dizer que todas as sandes/baguetes são equilibradas seria um erro, mas alguns podem ser considerados mais equilbrados (quando confecionados com alimentos não processados). Por outro lado, há sandes que podem ser encontradas em restaurantes de comidas rápidas (fast food) ou, por exemplo, os kebabs têm muita gordura e açúcar, portanto, muitas calorias e claramente não são equilibrados.