As infeções sexualmente transmissíveis (ISTs) são infeções que podem ser transmitidas por meio de diferentes tipos de sexo, ou seja, vaginal, anal ou oral. Essas infeções são transmitidas através do sêmen, fluidos vaginais ou sangue. Uma IST requer detecção precoce para limitar o risco de complicações.
Para evitar infeção, os fluidos corporais (sangue, sêmen, fluido seminal e secreções vaginais principalmente) não devem entrar em contato com as mucosas genitais, anais ou orais, nem com uma lesão cutânea do/a seu/sua parceiro/a. Por isso, DEVE USAR PRESERVATIVO.
O preservativo é o único meio de contracepção eficaz contra as ISTs. Assim, a prática de sexo desprotegido, aumenta o risco de contrair ISTs e transmiti-las ao/à seu/sua parceiro/a.
ISTs Mais comuns
- SÍFILIS, é uma infeção pela bactéria Treponema pallidum, que se manifesta como um cancro que pode progredir e levar a outras complicações se não for tratada a tempo;
- CHLAMYDIA, comumente chamada de clamídia, causada pela infeção com a bactéria Chlamydia trachomatis e é uma das ISTs mais comuns nas raparigas nos países ocidentais;
- TRICOMONÍASE, é uma infeção pelo parasita Trichomonas vaginalis, que mais frequentemente se manifesta nas mulheres.
- HIV/SIDA: uma IST particularmente perigosa! Uma pessoa infetada com o vírus HIV é considerada HIV positiva. A infecção pelo HIV pode ficar invisível por vários anos. A pessoa HIV positiva, pode transmitir o vírus, mesmo que não tenha nenhum sinal perceptível da doença. Apenas um teste de triagem pode saber o seu status sorológico.
- GONORREIA (blenorragia), é uma infeção sexualmente transmissível provocada por uma bactéria designada Neisseria gonorrhoeae (Ng), que pode infetar o epitélio da uretra, o colo do útero, o ânus e a orofaringe.
- HEPATITE B, é uma infeção viral que ataca o fígado e pode causar doença aguda ou crónica. O Vírus da Hepatite B (VHB) é extremamente contagioso, sendo as suas principais vias de transmissão: os fluidos genitais (esperma e secreções vaginais), fluidos corporais (sangue, urina e saliva), e o leite materno.
- HERPES GENITAL, é uma infeção sexualmente transmissível que se localiza à área genital (pele e mucosas), e que é causada pelo vírus Herpes simplex (VHS).
Consequências das ISTs para a Saúde
Algumas destas infeções, se não forem tratadas a tempo, podem provocar doenças ou complicações graves: cancro do colo do útero, do pénis ou do ânus, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, orquite (doença dos testículos), epididimite (doença do epidídimo).
Nas mulheres grávidas, algumas ISTs podem passar para o feto e provocar malformações graves, aborto, parto prematuro ou doença no recém-nascido.
O diagnóstico e tratamento no início da infeção são fundamentais, para a cura sem complicações.