Políticas Editoriais

Âmbito

1.    Estatuto editorial

1.1. A Revista de Estudos Curriculares (REC), uma publicação periódica semestral de caráter científico da Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APEC), tem como finalidade divulgar e aprofundar estudos realizados no âmbito da teorização e desenvolvimento do currículo, em extensão nacional e internacional, em particular países lusófonos e ibero-americanos. Enquanto campo intersetado por diferentes perspetivas teóricas e práticas, estruturadas na base de imperativos políticos, económicos, sociais e culturais, bem como de percursos profissionais e académicos que definem os sentidos da investigação, os estudos curriculares orientam-se, estrategicamente, para a valorização do conhecimento e para o aprofundamento e melhoria do ensino, da aprendizagem e da avaliação nos processos de educação e formação ao longo da vida.

1.2. A REC apresenta-se como um mecanismo de divulgação da investigação e conhecimento nas áreas científicas dos Estudos Curriculares e facilitador de redes científicas nacionais e internacionais, capazes de fomentar e apoiar o avanço do conhecimento neste âmbito.

1.3. A REC aprova propostas de colaboração que se enquadrem no âmbito definido pelo estatuto editorial: artigos científicos e artigos de reflexão teórica inovadora e criativa, que concorram para o avanço do conhecimento. Aprova também recensões críticas de livros científicos e notas de investigação que apresentam investigações em curso ou trabalhos de alunos de doutoramento. Ambos são sujeitos ao processo de refereeing pelos revisores, pelo menos, dois especialistas da área em que se inscrevem as propostas.

1.4. A principal língua de publicação da REC é o português. Publica também artigos na língua inglesa ou castelhana.

1.5. A REC reserva-se o direito de convidar autores de reconhecido mérito e reputação a publicar sem passar pelo processo de refereeing. Nestes casos, tal será mencionado em nota de rodapé do artigo.

1.6. A REC aceita introduzir publicidade desde que devidamente autorizada pela Direção da Revista e respeite as regras de publicação.



Editorial Policy

1.1. The Journal of Curriculum Studies – JCS), a biannual periodical scientific publication of the Portuguese Association of Curriculum Studies (APEC), aims to disseminate and deepen studies within curriculum theory and development, at national and international extension, particularly in Portuguese-speaking and Ibero-American countries. As an intercepted field by different theoretical and practical perspectives, structured on the basis of political, economic, social and cultural needs, as well as professional and academic pathways that define the directions of research, curriculum studies are oriented, strategically, to the enhancement of knowledge and to deepen and improve teaching, learning and assessment in education and training processes throughout life.

1.2. REC is presented as a mechanism for dissemination of research and knowledge in the scientific areas of Curriculum Studies and facilitator of national and international scientific networks, able to promote and support the advancement of knowledge in this area.

1.3. REC approves collaboration proposals that fall within the scope defined by the editorial policy: scientific papers and innovative and creative theoretical reflection papers, which contribute to the advancement of knowledge. It also approves critical reviews of scientific books and research notes that present ongoing investigations or work of PhD students. They are both subject to the refereeing process by reviewers, at least two experts in the field in which proposals are subscribed.

1.4. REC’s main publication language is Portuguese. It also publishes articles in English or Spanish.

1.5. REC reserves the right to invite authors of recognized merit and reputation to publish without going through the refereeing process. In such cases, this will be mentioned in a footnote to the article.

1.6. REC accepts to introduce advertising as long as it is properly authorized by the Journal’s Executive Board and respects the rules of publication.

 

Políticas de Secção

Editorial

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

Os artigos são sujeitos ao processo de refereeing pelos revisores, pelo menos, dois especialistas da área em que se inscrevem as propostas, de forma cega.

A REC reserva-se o direito de convidar autores de reconhecido mérito e reputação a publicar sem passar pelo processo de refereeing. Nestes casos, tal será mencionado em nota de rodapé do artigo.

 

Periodicidade

A REC é de publicação semestral.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...