Editorial

José Carlos Morgado, Isabel Carvalho Viana, Carlos Ferreira

Resumo


É com satisfação que apresentamos o volume relativo ao ano 7, número 1, 2016, da Revista de Estudos Curriculares (REC). Após um longo período de suspensão da edição, alguns membros da Direção da Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APEC) decidiram reativá-la. Uma decisão apoiada em duas preocupações que, ao longo do tempo, foram assumindo relevo. Por um lado, a carência de projetos editoriais no âmbito da educação em Portugal, como se sabe, na última década, o número de revistas científicas produzidas no domínio da educação sofreu um decréscimo significativo, o que, em muitos casos, torna moroso, ou inviabiliza, a publicação de artigos no País. Por outro, a necessidade de reativar um espaço de publicação que permitisse, como aconteceu em tempos, divulgar, junto dos estudantes, alguns debates, reflexões e trabalhos de investigação desenvolvidos no domínio dos Estudos Curriculares, tanto a nível nacional como internacional.
Neste sentido, a Revista de Estudos Curriculares pretende ser um contributo para instigar a investigação e sua partilha, bem como uma discussão ampliada, crítica e criativa, no complexo panorama contemporâneo, esperando-se que seja capaz de gerar diálogos de proximidade aos contextos reais de ação e de desenvolver linguagens próprias dos Estudos Curriculares no âmbito da investigação em Educação.


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