COMO O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS RESPONDEU À COVID-19: OS FACTOS, AS RESPOSTAS E O FUTURO

Cândido M. Varela de Freitas

Resumo


A pandemia Covid-19 levou a que em todo o mundo os sistemas educativos tivessem de tomar medidas excepcionais para assegurar a continuidade do ano lectivo, dado o fecho das escolas. Neste artigo elencam-se as decisões do Ministério da Educação e as suas implicações para as escolas, alunos, e toda a comunidade educativa, até ao estabelecimento de um plano concreto para terminar o ano lectivo. O Autor refere o que era o seu pensamento nessa altura, expresso num texto publicado em blogs. Seguidamente, faz-se uma análise do que foi feito, a partir de dados disponíveis na Internet (excluindo o que foi publicado nas redes sociais), tendo sempre como vector principal o que disse respeito à construção do currículo, considerando em especial o papel do Ministério da Educação. Como conclusão, encara-se a necessidade, até como corolário desta experiência forçada, de se encontrar um novo paradigma para a educação em Portugal que privilegie um processo misto em que o ensino presencial e o ensino a distância se articulem adequadamente (“blended learning”).

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