AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E PEDAGOGIA: CONTRIBUTOS PARA UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Domingos Fernandes

Resumo


O propósito deste texto é discutir algumas questões consideradas essenciais relativamente ao chamado domínio da avaliação pedagógica. Trata-se da avaliação que ocorre dentro das salas de aula e é da responsabilidade integral dos professores e das escolas. Assim, são feitas considerações no sentido de clarificar a sua inserção nos processos de educação, chamando a atenção para o facto de a avaliação ser indissociável do currículo e da pedagogia. Definem-se e discutem-se também as caraterísticas consideradas indispensáveis da avaliação pedagógica, tendo em vista a sua efetiva concretização nas escolas e nas salas de aula. A opção feita para a construção do texto foi a de sinalizar problemas que se consideram prementes dos pontos de vista do desenvolvimento do currículo e, concomitantemente, das práticas pedagógicas de ensino e de avaliação, que são consideradas indissociáveis.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.