MINÚCIAS DA VIDA COTIDIANA NO FAZER-FAZENDO DA DOCÊNCIA: NAS ROTINAS UM TEMPO ACELERADO, NA VIDA DIÁRIA EXPERIÊNCIAS DESPERDIÇADAS

Altino José Martins Filho, Lourival José Martins Filho

Resumo


Este artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância e das contribuições dos Estudos sobre Currículo, Didática e Formação de Professores da Educação Infantil, tem como objetivo central investigar como os princípios das minúcias da vida cotidiana, presentes no fazer-fazendo da docência, aparecem nas rotinas diárias das instituições. O estudo é decorrente de uma pesquisa de pós-doutoramento que busca mapear, nas narrativas e práticas de professoras, os modos como a Pedagogia da Infância têm incidido no fazer-fazendo da docência. Nosso ponto de análise deseja ser crítico e reflexivo, passa a considerar a importância e a valorização em transformar as rotinas rotineiras em vida cotidiana. Com os dados gerados, é possível inferir que as rotinas rotineiras quando tomadas como tecnologias absolutas (Barbosa, 2009) acabam acelerando os tempos da vida, o que leva ao desperdício das experiências. Afirmamos com base em Martins Filho (2020), que o fazer-fazendo da docência no decurso da vida cotidiana precisa produzir experiências na vida das crianças e das professoras, porém, tais experiências não cabem em uma folha A4, vão muito além da folha de papel, tais experiências se fazem no fluxo das relações social.

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