CURRÍCULO, EDUCAÇÃO NA E PARA A CIDADANIA E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO

Maria José Magalhães

Resumo


Neste artigo, procede-se a uma reflexão em torno da educação para a cidadania e prevenção da violência de género, iniciando por uma breve contextualização histórica e pela de diversas noções em torno de cidadania que dão forma e conteúdo a modos diferentes e até divergentes de conceptualizar e implementar esta dimensão das finalidades de uma escola inclusiva. Procede-se, seguidamente, a uma reflexão teórica e prática sobre educação para a cidadania e algumas possibilidades de se consubstanciar como educação para a prevenção da violência de género.  Neste artigo, procede-se a uma reflexão em torno da educação para a cidadania e prevenção da violência de género, iniciando por uma breve contextualização histórica e pela de diversas noções em torno de cidadania que dão forma e conteúdo a modos diferentes e até divergentes de conceptualizar e implementar esta dimensão das finalidades de uma escola inclusiva. Procede-se, seguidamente, a uma reflexão teórica e prática sobre educação para a cidadania e algumas possibilidades de se consubstanciar como educação para a prevenção da violência de género. 

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.