CURRÍCULO DE NOVA GERAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

José Carlos Morgado

Resumo


Este texto serviu de base a uma reflexão que desenvolvi no âmbito de um webinário sobre Educação e Cidadania Global Criativa, realizado na Universidade do Minho. Dada a pertinência da temática em análise, decidi partilhar as principais ideias em torno das quais estruturei essa intervenção, com o intuito de contribuir para que a cidadania, como meio coletivo de promoção da igualdade de oportunidades e de consolidação dos direitos humanos, se configure como um dos eixos estruturantes da sociedade do século XXI. Trata-se de um ensejo importante, sobretudo se estimular o desenvolvimento de atitudes, capacidades e competências que permitam aos jovens assumir uma postura crítica e interventiva numa sociedade que se vê perpassada por uma série de desigualdades e por uma torrente de transformações (científicas, económicas, politicas, sanitárias…), tornando visível, como lembra Harari (2018), que a certeza com que mais lidamos, no presente e no futuro, é a incerteza. Assim se compreende a importância da Educação para a Cidadania, bem como do currículo que lhe serve de esteio, uma vez que podem contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, que usufruem dos seus direitos sem descurar o cumprimento dos seus deveres, numa lógica de integridade e de respeito pelos outros. É sobre essa importância, bem como do papel que as tecnologias podem assumir nesse processo, que refletiremos ao longo deste texto.


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