CIDADANIA CRIATIVA, PESSOAS, CURRÍCULO: INTERSEÇÕES COM LUGARES +EDUCAÇÃO

Isabel Carvalho Viana

Resumo


O reconhecimento da educação e cidadania global criativa como processo de aprendizagem transformadora no mundo globalizado, com foco no local, no país e no mundo, preenche o ideário da política pública de diversos países. Integra uma visão emancipatória do diálogo intercultural à escala da pessoa e do grupo/coletivo e afirma a condição da diversidade cultural como bem público e direito humano fundamental. Traz uma interpretação das cidades, dos territórios, como humanos, como lugares das pessoas, onde se pensa e debate o diálogo intercultural nas formas para construir soluções que possam responder a desafios de importância glocal, substantivadas numa escuta sensível. Pois, a partir da capacidade de escuta sensível das preocupações das pessoas, onde sabemos evidenciarem-se preocupações como a violência e o conflito, a discriminação e a desigualdade, é que se desenvolve o interesse em restabelecer a confiança, libertar o medo e contribuir para a construção de uma cultura de paz. Neste artigo, sustentado no experiencial vivido, que organiza uma experiência educativa alicerçada em princípios da investigação-ação participativa, dar-se-á particular atenção às comunidades sustentáveis e inclusivas, entendidas como lugares +educação que valorizam as pessoas, onde os sentidos estão ativos, com sinergia na cidadania global criativa. É uma reflexão que surge com o propósito de envolver os leitores e instigar ao desenvolvimento de soluções criativas e concretas para questões de importância glocal, muito substantivadas na valorização do currículo local. Pautadas pela transversalidade, desenhadas em cocriação e exploradas pela curiosidade praxeológica, o pensamento crítico, com base em temas urbanos, temas dos lugares, conectados com o meio, com as pessoas e as culturas que as ligam.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.