A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O PAPEL DAS CRENÇAS DOS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DOS ESTUDANTES

Carlos Manuel Ribeiro Silva, Fábio Alexandre Araújo Santos

Resumo


O artigo objetiva rever a literatura a respeito das crenças docentes no contexto da criatividade na escola, bem como refletir sobre condições necessárias na formação dos professores relativas à sua promoção. Assim, as influências no tocante ao (des)favorecimento desta potencialidade nos alunos consistem num dos elementos essenciais para a referida discussão. Como questão de investigação intenta-se desvelar qual é o papel das crenças docentes, e da formação dos professores, no tocante ao desenvolvimento da criatividade nos alunos. As pesquisas relativas à criatividade têm emergido com mais recorrência a partir do século XXI, embora se verifique ainda existir muitas dificuldades conceituais em demarcar as características da personalidade criativa, tanto dos alunos quanto dos docentes, de atividades educativas consideradas fomentadoras dessa potencialidade no contexto educativo, nomeadamente no âmbito da formação de professores. Em face deste cenário, as crenças docentes constituem-se como um dos componentes essenciais na formação destes profissionais e, por inerência, na compreensão do que consiste a criatividade, assim como as principais condições (des)favoráveis em como desenvolvê-la no âmbito educativo. Com o objetivo de aprofundar a temática é de suma importância conhecer o que os professores entendem por criatividade, quais as estratégias pedagógicas utilizadas para desenvolvê-la com os estudantes, assim como perceber qual o papel da formação docente na sua concretização. Como síntese da reflexão entende-se como necessário investigar as crenças dos profissionais sobre a criatividade, as crenças mais resistentes às mudanças que podem impedir o desenvolvimento da criatividade dos alunos no seu contexto de escolarização, como também analisar alguns pressupostos da formação de professoress que podem (des)favorecer a (auto)crítica relativa ao papel influenciador das crenças nesses contextos.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.