MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: UMA TRÍADE INDISSOCIÁVEL

Patrícia Guiomar

Resumo


O desenvolvimento humano reclama diariamente a organização de um espaço educativo, de participação social autêntica e aprendizagens incessantes. A partilha, o respeito e a compreensão mútua são condições inerentes a esse espaço, possibilitando (re)conhecimentos intrínsecos e interdependentes capazes de enriquecer verdadeiramente os indivíduos e prepará-los para integrar, de forma plena, uma sociedade que se declara explicitamente mais complexa e globalizada. Importa, nesse sentido, elevar os valores da Cidadania e apadrinhar nas nossas vidas, nas relações que construímos e nos contextos que frequentamos, reflexões críticas e criativas, com impactos inclusivos, construtivos e sustentáveis. Por acreditar que essa Cidadania ativa e imperativa é impulsionada pela Educação e fortalecida pela Mediação, conecto-as numa tríade indissociável. Por um lado, a Educação, como espaço formal e não formal de aprendizagem ao longo da vida, alimenta no indivíduo o direito e o dever de participação ativa no exercício comum das práticas sociais. Por outro, a Mediação, como espaço socioeducativo de envolvimento e emancipação, apoia na construção de diálogos positivos, críticos e criativos de (re)conhecimento, (re)valorização e (trans)formação de formas de ser, estar e agir. Conservamos nesta reflexão teórica o impacto que, de mãos dadas, a Mediação, a Educação e a Cidadania geram no exercício pleno e efetivo de uma Cidadania Global Criativa, capaz de garantir e salvaguardar a qualidade e a dignidade de vida das pessoas, das suas relações e dos contextos que integram.


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