DO CALHAU PARA A ESCOLA: A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO JARDIM DE INFÂNCIA

Jéssica Sousa, Josélia Fonseca

Resumo


O Homem é, por natureza, um ser racional gregário, nasce no seio de uma sociedade e é nesta que constrói/desenvolve a sua identidade. Este desenvolvimento resulta de um processo de construção ativo, que ocorre ao longo da vida, para o qual cada Homem é chamado a participar, à medida que progressivamente toma posse da sua racionalidade. Para esta tomada de posse contribui significativamente o processo educativo, entendido como o meio que permite ao Homem desenvolvimento de competências que asseguram a formação de uma consciência moral e axiológica, possibilitando-lhe, indubitavelmente, ser e agir com o Outro. Neste artigo, apresentamos e refletimos sobre a promoção de um processo educativo para valores e para a cidadania integrado, desenvolvido em contexto de jardim de infância numa localidade, com contornos socioculturais suis generis, da Região Autónoma dos Açores. Concluímos que uma gestão curricular integrada se constitui como uma mais-valia na formação das crianças enquanto cidadãs autónomas e responsáveis. Tornar a sala de aula um espaço educacional integrado, consubstanciado nas experiências das crianças e no diálogo estabelecido entre as diferentes áreas curriculares, favorece o desenvolvimento consciente, autónomo e responsável das crianças/cidadãos, cria condições para uma boa gestão das relações interpessoais e para a intervenção comunitária justa e solidária.


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