AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS NO ENSINO SECUNDÁRIO: PROJETO DE ESTUDO DE CASO SOBRE AS VISÕES E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES

Helena Ribeiro

Resumo


A publicação dos Decretos-Lei n.º 54 e n.º 55, de 6 de julho de 2018, que, com vista à inclusão e à flexibilização curricular, renovam a discussão sobre avaliação entendida como uma ferramenta de melhoria das aprendizagens. É, por isso, fundamental que se reveja o potencial das duas modalidades de avaliação previstas na legislação, fazendo uso delas de forma ajustada às necessidades e com intencionalidade pedagógica. A avaliação para e das aprendizagens, a definição dos critérios para que se faça essa avaliação, e o uso dos dados recolhidos através dela são, por isso, temas intransponíveis neste momento de mudança em que a Escola se reorganiza para dar resposta aos desafios da sociedade que serve.
A avaliação para as aprendizagens, comummente designada por avaliação formativa, assume aqui um papel de grande relevância, na medida em que se constitui como uma ferramenta fundamental para que os alunos aprendam mais e melhor e, em simultâneo, se envolvam nos seus processos de aprendizagem e adquiram competências que lhes permitam aprender ao longo da vida.
Verificando, na decorrência da experiência em contexto profissional, que é nas práticas docentes do Ensino Secundário que a avaliação formativa aparenta ter maiores constrangimentos, é nesse nível de ensino que se entende pertinente focar o estudo aqui apresentado, respondendo à questão/ problema para a investigação a realizar: Quais as representações e as práticas de avaliação para as aprendizagens dos Professores do Ensino Secundário de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal? Dela emergem os objetivos definidos, cujo cumprimento levará a: i) conhecer as representações de Professores do ensino secundário de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal sobre o conceito e finalidades da avaliação para as aprendizagens; ii) descrever as representações dos referidos Professores sobre as práticas da avaliação para as aprendizagens; iii) caracterizar as práticas de avaliação para as aprendizagens realizadas por aqueles Professores de ensino secundário nas suas aulas.


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