A PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUTOS DIDÁTICOS E CURRICULARES

Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva Degrève, Daniela Schiabel

Resumo


O texto decorre de pesquisa realizada no âmbito de Grupos de Estudos e Pesquisas em uma universidade pública brasileira paulista, com a participação de docentes universitários, de estudantes de graduação, de Pós-Graduação e de professores da Educação Básica da rede pública. Tem por objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), perspectivados pela didática, pelo currículo e pela docência. O corpus é constituído por 41 disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE, disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da universidade pública estudada. São evidenciados e problematizados na pesquisa os construtos pedagógicos necessários à área da docência universitária, tendo em vista a formação didático-pedagógica de pós-graduandos. A análise dos planos de ensino das disciplinas do PAE aponta que a maioria apresenta o predomínio da didática instrumental, aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos e entendimento insuficiente de metodologia de ensino que dificultam a compreensão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o estudo revela também a potencialidade dos cursos de Pós-Graduação pensarem a docência no ensino superior para além das prescrições metodológicas, ou seja, incorporarem nos processos de ensinar e de aprender a lógica dos saberes (dimensão epistemológica), a lógica dos modos de aprender (dimensão psicopedagógica), os contextos socioculturais e institucionais que fazem a mediação com o ensino enquanto prática social. Espera-se que essas considerações tragam contribuições para os coordenadores e professores do Programa PAE no sentido da formação para a docência dos pós-graduandos, futuros professores universitários.

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