Políticas curriculares para superação da evasão e os direitos de cidadania

Edilene Rocha Guimarães, Fernanda Guarany Mendonça Leite

Resumo


O artigo analisa as políticas curriculares para superação da evasão em sua relação com os direitos de cidadania. Com metodologia quantitativo-qualitativa e fundamento no ciclo de políticas (Ball, 1994), realizou-se análise de conteúdo de documentos, observação participante e aplicação de questionários com estudantes, professores e gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Nos resultados discutem-se o contexto da evasão na educação profissional e tecnológica e os efeitos das atuais políticas curriculares para superação da evasão, associados às estratégias da política de controle da qualidade social e às estratégias institucionais para superação da evasão. Conclui-se que a ausência de mecanismos de controle dos fatores externos às instituições tem dificultado a garantia da permanência e conclusão com êxito dos estudantes, como reconhecimento dos direitos de cidadania, enquanto qualidade social e política da educação profissional e tecnológica.


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