Os desafios dos cursos de formação docente: Um olhar sobre a licenciatura em química

Marielda Pryjma

Resumo


Esta investigação analisa as propostas curriculares destinadas à formação de professores apresentadas pelos cursos de licenciatura em química nas universidades federais da região do sul do Brasil. Possui como objetivo compreender como as propostas formativas estão sendo apresentadas pelas instituições federais de educação superior localizadas na região sul do Brasil, com a finalidade de analisar as suas aproximações e distanciamentos. Complementam esse objetivo: identificar quais instituições ofertam cursos de licenciaturas nos estados do sul; indicar quais cursos nas áreas de química são oferecidos; analisar as matrizes curriculares ofertadas para entender como essa se constituiu e consolidou; entender o espaço e o tempo destinados à área pedagógica nas matrizes curriculares. A metodologia embasou-se nos princípios da abordagem qualitativa e a coleta de informações deuse pela análise documental dos os projetos de curso das licenciaturas e que foram publicados nos sítios institucionais. Os resultados das análises das matrizes e do perfil do egresso revelam que: as propostas curriculares apresentam uma sólida formação na área de química; a formação para a docência apresenta-se frágil; a aprendizagem da prática docente se restringe às disciplinas próprias; o perfil do aluno egresso propõe uma forte formação para a docência, distanciando-se do que foi indicado pelas matrizes curriculares; as competências profissionais do professores abarcam habilidades para a docência, pesquisa, produção de material didático, produção de ambientes virtuais de aprendizagem, além de atividades na área do bacharelado e formação para a cidadania; e de forma geral, as propostas não apresentam articulação entre o perfil do egresso e a matriz curricular dando a conotação esse perfil se constituirá a partir da aprendizagem dos conteúdos específicos de química e conteúdos pedagógicos, sem a necessidade de proposição de atividades de pesquisa, análise e reflexão do trabalho docente.

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